Ypê, a marca que limpa e preserva: Top of Mind em Detergente e Sustentabilidade
Destaque em ‘Detergente’ pelo 9º ano consecutivo e ‘Preservação do Meio Ambiente’ pela 17ª vez
São Paulo, 23 de outubro de 2024 – A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, conquistou nesta terça-feira (22) dois prêmios de destaque no Top of Mind 2024, promovido anualmente pela Folha de São Paulo. A marca foi eleita, pela 17ª vez consecutiva, líder na categoria Preservação do Meio Ambiente e, pelo 9º ano seguido, na categoria Detergente, reafirmando sua liderança e compromisso com o consumidor e o planeta.
Reconhecida pelo público como referência em práticas sustentáveis, a Ypê se destaca pelo seu trabalho contínuo de conservação ambiental. “Estamos há quase 75 anos no mercado e sabemos que nossa relação com os consumidores vai além dos nossos mais de 450 produtos. Fazemos questão de cuidar dos recursos naturais e buscamos sempre minimizar o impacto de cada etapa do processo produtivo”, destacou Gustavo de Souza, diretor de Qualidade, P&D e Sustentabilidade da Ypê.
Presente em 95% dos lares brasileiros, a Ypê investe em ações com impacto positivo direto na sociedade e no meio ambiente. Um dos destaques é o Projeto Florestas Ypê, parceria iniciada em 2007 com a Fundação SOS Mata Atlântica e que já plantou mais de 1,1 milhão de mudas em 20 municípios do estado de São Paulo. Além disso, a parceria com o Observando os Rios, que monitora a qualidade de 178 rios em 17 estados do Brasil. Este ano, a marca também apresentou, no último mês de julho, o Relatório de Impacto, que detalha as principais iniciativas ASG (ambiental, social e de governança) da empresa. “A transparência é fundamental. Divulgamos voluntariamente o relatório para mostrar ao consumidor o impacto das nossas ações, seja na restauração de florestas, na preservação dos recursos hídricos, na adoção de novos processos de produção com fontes renováveis de energia ou no desenvolvimento de embalagens e produtos mais sustentáveis”, destacou Gustavo.
A marca Ypê também se consolidou como líder na categoria Detergente pelo 9º ano consecutivo, uma prova da confiança dos consumidores em seu portfólio. “Estamos honrados com mais esse reconhecimento. Acreditamos que nossa premissa de oferecer a melhor performance com o melhor custo-benefício é o que nos coloca na liderança. Esse reconhecimento vem dos consumidores que, desde a fundação da marca – há mais de 70 anos – , apontam o caminho que devemos seguir”, contou Cesar Nicolau, CMO da Ypê.
Com uma linha de lava-louças conhecida por seu alto rendimento, economia e formulação biodegradável, a Ypê continua inovando, com lançamentos como o detergente em pó para máquina e o Ypê Green, alinhado às demandas por produtos mais sustentáveis. A linha Green é composta por produtos com embalagens 100% recicladas. Para isso, elas são produzidas utilizando resinas recicladas pós-consumo e resinas de origem renovável, com diminuição na utilização de master batch nos frascos para facilitar a reciclagem, além de rótulos que facilitam a separação para futura reciclagem.
Em parceria com a Pragma Soluções Sustentáveis, o programa Recupera, pioneiro na logística reversa em âmbito nacional, já mobilizou 250 organizações parceiras, envolvendo mais de 5 mil catadores de materiais recicláveis. A iniciativa destinou 500 toneladas de resíduos, como papel e plástico, para reciclagem, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e do impacto ambiental dos produtos. Até o momento, a participação no programa gerou um faturamento de cerca de R$ 700 mil para as organizações de catadores, provenientes da venda dos materiais recicláveis.
A Ypê segue comprometida em expandir suas iniciativas ambientais e sociais, buscando reduzir cada vez mais o impacto de suas operações no meio ambiente. Movida pelo desejo de transformar o futuro, a empresa continua investindo em inovação e qualidade, sempre com foco na satisfação dos consumidores e no cuidado com o planeta.
Sobre a Ypê
Presente em mais de 95% dos lares brasileiros, a Ypê é líder em importantes categorias no segmento de higiene e limpeza do Brasil, com um portfólio de mais de 450 produtos em 23 categorias, incluindo as marcas Assolan, Atol, Tixan, Perfex, Flor de Ypê, Siene e Action de Ypê. Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.300 colaboradores. Com matriz localizada em Amparo, no interior de São Paulo, conta com mais seis complexos fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Itajubá (MG) e Itapissuma (PE), e ficou entre as melhores empresas para trabalhar no estado de São Paulo e entre as melhores indústrias para trabalhar no Brasil, pelo ranking GPTW 2023. Signatária do Pacto Global – maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) – e do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Ypê é também a única empresa do setor de limpeza reconhecida por duas vezes consecutivas como Empresa Pró-Ética [2020-2021/2022-2023] pela Controladoria Geral da União (CGU).
Informações para a imprensa:
GBR Comunicação (Ypê) |imprensaype@gbr.com.br
Elder Magalhães – (11) 96630-2336
Fernanda Albino – (11) 99511-2711