17º Anuário ABIPLA
ÍNDICE
Pág 6: Educar, Prevenir e Fiscalizar – Juliana Marra, Presidente da ABIPLA
Pág 8: O setor durante a pandemia – Paulo Engler, Diretor Executivo da ABIPLA
Pág 15: Guia de Produtos de Limpeza
Pág 23: O setor de limpeza em números
Pág 27: Vendas no varejo Home Care 2021 – Euromonitor
Pág 31: Cenário Brasil
Pág 38: Já não basta inovar, é preciso perguntar: qual impacto ambiental e social do “novo”? – Rodrigo Ottoni, Gerente GHCOS/ANVISA
Pág 41: OMO Lavanderia e seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade – Teo Figueiredo, Diretor de OMO Lavanderia
Pág 44: Fórmulas sustentáveis. Uma tendência que se tornou realidade – Elvis Barreto, Gerente de P&D da Reckitt Hygiene Industrial
Pág 46: Combate à Covid-19 – Patrícia Léo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Pág 49: Indústria de saneantes e novas necessidades ambientais: como a inovação pode ser uma chave para um viés mais sustentável – Francyelle Calegari e Alana Pellanda, Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica
Pág 52: Códigos 2D: uma revolução em curso – João Carlos de Oliveira, Presidente da Assoc. Brasileira de Automação (GS1 Brasil)
Pág 55: Oportunidades diante da nova realidade – Cláudio Czarnobai, Head de Pequenas e Médias Empresas da Nielsen IQ
Pág 59: Desempenho do setor – Nielsen IQ
Pág 80: Empresas associadas à ABIPLA
Pág 81: ABIPLA na MedicalFair
Pág 85: Fichas Técnicas
16º Anuário ABIPLA - 45 Anos
ÍNDICE
Pág 6: Integração da cadeia produtiva para gerar impactos positivos na sociedade e na economia – Juliana Durazzo Marra, Presidente da ABIPLA
Pág 8: A primeira vacina – Paulo Engler, Diretor Executivo da ABIPLA
Pág 10: Álcool, sabão e muita água sanitária, os novos itens indispensáveis – Renato Borducchi, Vice-presidente de Uso Doméstico da ABIPLA
Pág 11: O papel da indústria de produtos profissionais durante a pandemia – Rosana Queiroz Campos, Vice-presidente de Uso Profissional
Pág 18: Construindo história
Pág 27: Curiosidades
Pág 35: Setor de limpeza em números
Pág 39: Vendas no varejo – Euromonitor
Pág 43: Cenário Brasil
Pág 50: Sustentabilidade: uma responsabilidade compartilhada – Flávio Ferreira, Gerente de Embalagens para América Latina da RB
Pág 53: Simplicidade, performance e qualidade são as principais tendências nas categorias de desinfecção da casa – Kevin Janak, Global Head of R&D da LSI-Lonza Microbial Control Solutions
Pág 57: A responsabilidade pós-consumo no estado de São Paulo: ações de fiscalização e capacitação realizadas pela Cetesb – Lia Demange, Gerente da Divisão de Logística Reversa da Cetesb
Pág 60: O profissional da química e os saneantes: garantindo a saúde dos brasileiros – José de Ribamar Oliveira Filho, Presidente do Conselho Federal de Química (CFQ) e Wagner Aparecido Lopes, Conselheiro do CFQ
Pág 63: Desempenho do setor – Nielsen IQ
Pág 83: Empresas associadas à ABIPLA
Editoração: Planmark
15º Anuário ABIPLA
ÍNDICE
Pág 4: Prefácio – Juliana Durazzo Marra, Presidente da ABIPLA
Pág 6: 2020 Um ano marcado pela transformação – Paulo Engler, Diretor Executivo da ABIPLA
Pág 7: Um novo normal da limpeza doméstica – Renato Borducchi, Vice-presidente de Uso Doméstico da ABIPLA
Pág 8: Essencial para a vida – Rosana Queiroz Campos, Vice-presidente de Uso Profissional
Pág 16: Unindo esforços, sairemos dessa crise melhores – Diretoria ABIPLA 2020-2021
Pág 20: Setor de limpeza em números
Pág 23: Vendas no varejo – Euromonitor
Pág 28: Cenário Brasil
Pág 34: Covid-19 e a falta de saneamento, as pandemias do Brasil – Édison Carlos, Presidente Executivo do Trata Brasil
Pág 37: Inovação na indústria de produtos de limpeza pós-covid-19 – André Brito, Gerente de Inovação da RB Hygiene Industrial
Pág 40: Saneantes, uma “barreira” a serviço da saúde – Itamar de Falco Junior, Gerência de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes (GHCOS) da ANVISA e Webert Gonçalves de Santana, Coordenação de Saneantes (COSAN) da ANVISA
Pág 43: A assepsia como esperança na manutenção do negócio e do emprego – Décio Daidone, Sócio da BTLaw
Pág 45: O legado da limpeza profissional em 2020 – David James Drake, Presidente da ABRALIMP
Pág 46: Perspectivas para o sistema tributário brasileiro: um novo modelo de relação entre contribuinte e fisco – Leandro Martinho Leite, Sócio da Leite Martinho Advogados
Pág 48: O choque da covid-19 na economia brasileira – Tereza Fernandez, Sócia da MB Associados
Pág 54: Hábitos de higiene ganharam destaque durante a pandemia e devem se fortalecer entre os brasileiros – Edson Aparecido dos Santos, Secretário Municipal de Saúde de São Paulo
Pág 60: Desempenho do setor – Dados da Nielsen
Editoração: Planmark



14º Anuário ABIPLA
Fundada em 12 de novembro de 1976, a Abipla vem desenvolvendo gestões que trouxeram importantes ganhos para o setor e, como consequência, para a sociedade e para o consumidor. Seu trabalho nestes 43 anos se volta a harmonizar interesses das indústrias, sociedade e governo, congregando os fabricantes e seus fornecedores, facilitando a expansão do produto nacional e promovendo levantamentos da capacidade produtiva e do potencial do consumidor, sempre com vistas ao crescimento.
