Fabricantes de limpeza elevam índices de confiança da indústria
Produção industrial e geração de empregos indicam otimismo
O empresário do setor de higiene e limpeza está entre os mais confiantes do Brasil, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI, do mês de julho. O estudo, que adota dados da Confederação Nacional da Indústria – CNI, varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 indicam confiança. A pontuação do empresário do setor foi de 56,7. “A indústria de limpeza e saneantes tem se mantido dentro das projeções de crescimento para 2020. Apesar da pandemia, devemos fechar com uma alta de 3% a 3,5%, em termos de produção, este ano”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional – ABIPLA.
A última Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE corrobora a confiança do setor. De acordo com o documento, em junho, apenas cinco segmentos tiveram alta da produção física na comparação com o mês anterior. E a categoria de limpeza e higiene pessoal teve o segundo maior crescimento, com 12,1%. “Os produtos de limpeza e higiene têm um papel fundamental no combate à Covid-19. Então, é natural que a demanda aumente”, analisa Engler. De acordo com o IBGE, os itens que puxaram, para cima, a produção, foram desinfetantes para uso doméstico e industrial, sabões e detergentes em pó e em barras, todos recomendados na prevenção ao Coronavírus.
Empregos positivos no setor
O setor também vem apresentando bons resultados na manutenção de empregos. Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, de janeiro a junho deste ano, quase 1,2 milhão de postos de trabalho foram fechados no País. Enquanto isso, o setor de limpeza e saneantes mantém saldo positivo de contratações, com cerca de 2,8 mil novos empregos. “A geração de empregos no nosso setor continua positiva. Em um momento como o que estamos vivendo, é de extrema importância para a sociedade brasileira”, diz Engler.
Sobre a ABIPLA
Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. Seus 39 associados representam 80% do mercado de higiene, limpeza e saneantes do Brasil, setor que movimenta R$ 20 bilhões anuais e responde por 50 mil empregos diretos.
Informações à imprensa
MCE COMUNICAÇÃO
Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) – (11) 98115-4433
Luis Massao (massao@mcepress.com.br) – (11) 97619-6042 (Luis)
Rosi Félix (rosi@mcepress.com.br) – (11) 96737-3996 (Rosi)