Confiança da indústria de limpeza atinge seu maior nível no ano
Apesar de não estar entre os setores mais otimistas da indústria nacional, em 2021, índice de confiança dos fabricantes de produtos de limpeza aumenta 13 pontos no ICEI Setorial, entre março e julho.
Em julho, a confiança da indústria de produtos de higiene pessoal e limpeza atingiu seu maior nível em 2021, com 59,9 pontos no ICEI Setorial – Índice de Confiança do Empresário Industrial. Com o resultado, o setor registra a quarta alta consecutiva no otimismo, após registrar 46,7 pontos em março, pior resultado no ano – e quando novas medidas de restrição de circulação foram adotadas, em diversos estados. “É uma alta superior a 13 pontos, em apenas quatro meses, e pode indicar uma recuperação do setor no segundo semestre do ano”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.
Engler afirma que os fabricantes de produtos de limpeza têm convivido com grande volatilidade na demanda de seus produtos, desde o início da pandemia. Como o setor costuma basear suas estratégias de negócio em planejamentos de longo prazo, os períodos de alta na produção, seguidos de quedas repentinas, aliados a problemas pontuais de falta de insumos e à pressão de preços, acabaram diminuindo o otimismo dos empresários, especialmente, no primeiro trimestre. “Começamos o ano com um nível bom de confiança (54,4), que teve até alta em fevereiro (56), mas, em março (46,7), já houve uma queda grande no índice. A boa notícia é que, desde então, registramos quatro melhoras seguidas”, diz Engler.
O diretor da ABIPLA revela que a entidade mantém a projeção de crescimento do setor em 3% para o ano de 2021. A produção de saneantes cresceu 1,2% entre janeiro e maio de 2021, com base no índice de base fixa mensal da PIM* – Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. Entre os segmentos que devem mostrar bons resultados, no segundo semestre, estão os produtos voltados à limpeza profissional, já que, com o avanço da vacinação, estabelecimentos comerciais e públicos podem voltar a reabrir com menos restrições; os produtos para desinfecção – em alta desde o início da pandemia – e as vendas por meio do e-commerce. “Os fabricantes de produtos de limpeza têm ampliado sua presença no comércio virtual, inclusive com canais de vendas diretas ao consumidor em alguns casos”, conclui Paulo Engler.
Anuário ABIPLA 2021
A ABIPLA disponibilizará, na segunda quinzena de agosto, o Anuário 2021. A publicação é referência em informações sobre a indústria de limpeza, reunindo dados do setor, como faturamento, origem de importações, destino de exportações, empregos, número de empresas em atividade, crescimento de produção industrial e o sobe e desce de diversos produtos da cesta de limpeza nacional. Traz, também, artigos, entrevistas e comentários de temas relevantes ao setor industrial e à sociedade brasileira. Esta edição especial contará, ainda, com uma versão da cartilha de saneantes da entidade, que esclarece dúvidas e dá informações sobre as principais categorias de produtos de limpeza do Brasil, assim como relembrará os 45 anos da ABIPLA, por meio da publicação de anúncios de produtos de limpeza, que marcaram época. O Anuário será disponibilizado gratuitamente no site da entidade.
SOBRE A ABIPLA – 45 ANOS
Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) completa 45 anos em 2021 e representa os fabricantes de sabões, detergentes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. Seus associados representam o mercado de higiene, limpeza e saneantes do Brasil, setor que movimenta R$ 26 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 80 mil empregos diretos.
PERFIL DO PORTA-VOZ – PARA ENTREVISTAS E PODCASTS
Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.
Assuntos de domínio do porta voz:
· A Pandemia e o Setor de Produtos de Limpeza
· Indústria 4.0
· Indústria e Mercado de produtos de limpeza no Brasil (comparativo com outros países – dados gerais)
· Compromisso do setor representado pela ABIPLA com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e desenvolvimento sustentável
· Empregos no setor
· Tecnologia aplicada em produtos químicos e saneantes
· Segurança na manipulação de produtos saneantes
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Contatos (estamos atendendo remotamente):
Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) – (11) 98115-4433
Luis Massao (massao@mcepress.com.br) – (11) 97619-6042
Renata Lucy (renata@mcepress.com.br) – (11) 96299-8628