Household Innovation, 27 agosto 2024
Claims de sustentabilidade, desempenho e praticidade são oportunidade para atrair consumidores para formulações sólidas de limpeza
Com a indústria de produtos de limpeza registrando alta na produção de 11% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso de Doméstico e de Uso Profissional, o cenário aponta que é tempo de inovar e surpreender os consumidores, não apenas com lançamentos de produtos mais práticos e eficazes, mas também com apostas em novas formas de encantar em diversas categorias, por meio de embalagens, fragrâncias, cores e formatos marcantes como, por exemplo, apresentações, como pós, pastilhas e barras.
A tendência de produtos sem água pode dar um salto limpeza doméstica nos próximos anos. Argumentos não faltam para conquistar os consumidores, já que esses produtos geralmente vêm em doses concentradas, pois não são diluídos em água, reduzem o uso de plástico, são mais leves para transportar e muitos deles podem ser fabricados com ingredientes limpos e biodegradáveis, que são mais seguros para os usuários e o meio ambiente.
Barras renovadas
Diante das oportunidades, muitas empresas estão se voltando para renovar seus sabões em barra e detergentes em pó. A Brilux, do Grupo Raymundo da Fonte, por exemplo, recentemente lançou o sabão em barra nas versões Neutro, Limpeza Profunda, Lavanda, Coco e Limão. Prometendo alto desempenho e suavidade, os novos produtos são indicados para lavagem de roupas e possuem ação multiuso e desengordurante, o que também permite o uso em louças e na limpeza geral de superfícies.
“Os sabões em barras são normalmente constituídos de matérias-primas de fonte natural, tipo sebo animal e óleos vegetais. Outro ponto relevante é a ação umectante da glicerina, componente do sabão em barra, que evita a irritação dérmica durante o uso”, explica Christina Campos, a coordenadora da área de P&D, que também aponta como vantagem o fato de o sabão em barra possuir pH bastante alcalino, que auxilia na limpeza, e ativos mais concentrados devido ao baixo nível de água na sua composição, melhorando o seu rendimento, além do contato direto com os tecidos, propiciando através da ação mecânica uma melhor eficiência na remoção das sujeiras dos tecidos.
Novos pós contra sujeira e manchas
A Mundo Marcas está apostando em qualidade e preços competitivos com o lançamento do lava-roupas pó Ares Gold, disponível em um cartucho de 2,2 kg, que pode ser armazenado na vertical e horizontal, permitindo até 27 lavagens. O produto conta com enzimas multibenefícios, branqueador ótico e pode ser utilizado em roupas brancas e coloridas.
Outra aposta da Mundo Marcas é o tira-manchas multiuso para roupas O2 Over Blank em pó, especialmente formulado para remover manchas de gordura, café, suco de frutas, chá, refrigerante, molho de tomate, vinho tinto, tinta de caneta, lama, sangue e outras. Disponível na fragrância Floral Bleach, sua ação profunda durante a lavagem é garantida por ingredientes de alta qualidade, incluindo percarbonato de sódio, alcalinizante, branqueador óptico, tetra acetil etileno diamina, coadjuvante e corante.
Detergente 100% concentrado
A P&G lançou no início do ano nos Estados Unidos o detergente Tide evo em formato de ladrilho. Como resultado de anos de extensa pesquisa e desenvolvimento, o produto é composto por milhares de fibras minúsculas, criando seis camadas de ingredientes de limpeza 100% concentrados, oferecendo poder de limpeza que é instantaneamente ativado com água.
“Nosso objetivo principal era atender às necessidades em evolução do consumidor e tornar a lavagem de roupas uma tarefa fácil. Queríamos criar um detergente que se encaixasse facilmente em vidas ocupadas, priorizasse a sustentabilidade, eliminando água e enchimentos e, o mais importante, acrescentasse um toque de prazer ao processo de lavagem de roupas”, disse Ammie Walter, diretora sênior da marca, por ocasião do lançamento.
Barras de cera perfumadas
Uma novidade no mercado brasileiro foi lançada pela empresa de perfumaria autoral Lenvie: uma coleção de barras de cera perfumadas. Com alto potencial de perfumação de ambientes e de duração prolongada, as barras formadas por tabletes (que lembram as de chocolate) são oferecidas em quatro versões e rendem 18 usos, sendo um por tablete.
O tablete deve ser colocado sobre o aromatizador elétrico da marca ou réchaud, O tempo para o derretimento leva em média 5 minutos e o aparelho pode ficar ligado durante 4 horas. O mesmo tablete pode voltar a ser aquecido mais de 1 vez até cessar o seu poder de perfumação.
Comprimidos de limpeza
A canadense O2 Over Blank oferece o Revolubar, uma solução de limpeza em comprimidos sustentável, ecológica e econômica para toda a casa. A linha conta com limpador multiúso, limpa-vidros e limpador desengordurante. Cada comprimido, ao ser dissolvido em água, se transforma em 500 ml de limpador. O limpador desengordurante, por exemplo, é formulado com percarbonato, gluconato, cocosulfato e benzoato de sódio, enzimas naturais, além de isetionato de sódio de coco, sorbato de potássio e óleos de casca de citrus limon e de citrus paradisi.
Sólido para banheiro e cozinha
O Bio-mex Miracle Kitchen & Bathroom Multi Surface Cleaner é um limpador sólido extremamente concentrado, comercializado pela Amazon nos Estados Unidos, indicado para limpeza da cozinha e banheiro. Não abrasivo, apresenta apenas ingredientes biológicos e biodegradáveis para dissolver gordura e sujeira das superfícies da sua casa. Ele vem com uma esponja, que precisa estar úmida antes do uso. Também pode s em suas panelas e frigideiras para uma transformação real.
A vez dos biosurfactantes
Os fornecedores de matérias-primas estão atentos a esse movimento. A Evonik tem se destacado no desenvolvimento de formulações sólidas para produtos de limpeza, alinhando-se à crescente demanda por sustentabilidade e conveniência no setor. “Mantendo alto desempenho, elas oferecem vantagens como redução no uso de água, menor produção de plástico e otimização logística”, pontua Daniel Coelho, coordenador de marketing em Care Solutions América Latina, que destaca as linhas REWOFERM® e TOMAKLEEN®.
Daniel Coelho, coordenador de marketing em Care Solutions da Evonik
A linha REWOFERM® inclui biossurfactantes, como o REWOFERM® RL 100, que é 100% biodegradável, derivado de fontes renováveis e suave para a pele. Com baixa toxicidade aquática, índice de carbono renovável de 100% e livre de nanopartículas, microplásticos, óxido de etileno ou óleo de palma, de acordo com Coelho, é eficaz em aplicações para limpeza de vidros, pisos, carros e lavanderia, oferecendo excelente poder de limpeza e estabilidade enzimática.
Já a linha TOMAKLEEN® oferece sistemas não iônicos altamente eficientes, como o TOMAKLEEN® X-90, conhecido por sua capacidade de emulsificação e desmulsificação, indicado para remoção de sujeiras polimerizadas e cozidas, e o TOMAKLEEN® X-50, um desengraxante com alta capacidade de umectação e emulsificação, sendo uma alternativa segura aos solventes em formulações industriais. Prontamente biodegradável, é aprovado US EPA e Safer Choice.
Para inspirar seus clientes, a Evonik lançou uma coleção de formulações, que inclui limpador multiúso em tablete, eliminador de odores em gel de ação contínua, limpador de vidros em pó, desengordurante em pó e lava-roupas bastão.
“Essas inovações da Evonik não só atendem à demanda por produtos mais sustentáveis e eficientes, mas também oferecem soluções práticas e de alta performance para o consumidor moderno”, afirma Daniel Coelho. Para saber mais sobre essas soluções, acesse o portal intoCleaning.evonik.com.
Tensoativos em pó
“As formulações sólidas não servem mais apenas para lavar roupas, mas estão ganhando força na limpeza de superfícies também, impulsionadas pela preferência do consumidor por sustentabilidade e conveniência”, avalia Gabriela Crisol, pesquisadora em P&D Home Care da Stepan, citando dados da Mintel que dão conta que os produtos de limpeza destinados para superfícies duras com a palavra “sólido” na embalagem cresceram 164,5% globalmente entre 2019 e 2023.
Gabriela Crisol, pesquisadora em P&D Home Care da Stepan
Gabriela explica que essas formulações são compostas principalmente por tensoativos aniônicos e destaca dois produtos da Stepan: STEPANOL® ME-DRY e NACCONOL® 90G. Esses ingredientes em pó, com alta concentração de ativos, são conhecidos por seu poder desengordurante, alta formação de espuma, boa solubilidade e excelente estabilidade em formulações de limpeza.
“A versatilidade fica evidente na capacidade de serem utilizados em diversos formatos, incluindo pós, barras, pastilhas e líquidos”.
O STEPANOL® ME-DRY é um lauril sulfato de sódio em pó produzido à base de álcool láurico, derivado da mistura de óleos de coco e palmiste. De acordo com a pesquisadora da Stepan, trata-se de um material com alto teor de ativos e com capacidade excepcional para gerar alto volume de espuma e detergência. Pode ser utilizado em produtos de limpeza doméstica (limpadores multiuso, de banheiro e desengordurantes de cozinha) e também em produtos de limpeza industrial (desincrustantes).
Já o NACCONOL® 90G, dodecilbenzeno sulfonato de sódio, é conhecido por suas propriedades de alta formação de espuma, rápida umectação e emulsificação. Sua forma em pó o torna adequado para formulações de limpeza doméstica e industrial concentradas.
Para Gabriela, a vantagem de sustentabilidade dos formatos sólidos em limpeza é evidente: reduzem o uso de água no processo de fabricação e custos de transporte e têm potencial para gerar menores emissões de CO2. “A Stepan tem experiência no desenvolvimento de formulações sólidas e pode fornecer suporte técnico personalizado”.
Insumos em pó
Ricardo Pedro, gerente técnico da IMCD, reforça que produtos de limpeza sólidos oferecem vantagens em comparação a outros formatos, como líquidos, géis, sprays e aerossóis, mas observa que sua formulação não é simples e exige atenção e cuidados.
Ricardo Pedro, gerente técnico da IMCD
A IMCD possui diversos insumos em pó e grânulos que permitem formular diferentes produtos sólidos, nos formatos de pó, grânulos, pastilhas, tabletes e barras. Entre eles, o Poly TA 95, que apresenta uma composição balanceada de tensoativos, agentes alcalinizantes, tamponantes e sequestrantes, propiciando formulações com alta concentração de ingredientes ativos, resultando em uma limpeza mais eficaz. “Proporciona limpeza a seco por adsorção e absorção e, em alguns casos, pode ter ação abrasiva leve, o que é benéfico para remover sujeira incrustada”, explica Pedro.
Já a linha de enzimas granulares inclui Polyenz 8000 Extra e Polyenz 9000 STR, segundo o gerente da IMCD, possibilitam formular lava-roupas com vida útil longa: “Seus ingredientes não evaporam e não degradam, mesmo quando os produtos finais são abertos ou durante o ciclo de lavagem. Permitem dosagem precisa e sem geração de ‘poeira’, sendo muito seguras”.
Pedro sugere a combinação de Poly TA 95 e Polyenz 8000 Extra e Polyenz 9000 STR com cargas ativas do Nabion Plus O2 Enz White, um detergente pronto uso particularmente útil para tira-manchas e lava-louças em pó e tabletes.
“Muitos pensam que produtos waterless são mais sustentáveis por não armazenarem e não transportarem água, mas se a carga do produto for mais densa que a água, haverá uma pegada de carbono desfavorável”, afirma Pedro, informando que a densidade adequada dos insumos IMCD leva a produtos de limpeza finais menos densos que as demais formas, facilitando o armazenamento e o transporte, reduzindo custos logísticos e a pegada de carbono associada ao transporte de produtos pesados. Eles também reduzem o risco de vazamentos e desperdícios, além de serem seguros e sustentáveis.
Tecnologia de coloração
Diante do potencial no Brasil, a Milliken desenvolveu um portfólio específico e com diferentes soluções e benefícios que já são oferecidos aos fabricantes de produtos líquidos, como amaciantes, detergentes e limpadores. Como os pigmentos tradicionais para detergentes em pó ainda apresentam problemas nos processos, na homogeneidade e até no risco de manchamento de tecidos, a empresa adaptou sua conhecida linha de corantes líquidos LiquitintTM, unindo as características similares para o mercado de detergente em pó, além de trazer uma inovação para o sistema de branqueamento de roupas.
Edgar Curdoglo, gerente de contas Home & Personal Care
“Os clientes que já utilizam as soluções do Liquitint conhecem o custo-benefício da tecnologia. Na prática, a Milliken traz ao mercado de detergente em pó uma tecnologia de coloração bem-sucedida, com testes que comprovam os resultados”, ressalta Edgar Curdoglo, gerente de contas Home & Personal Care, acrescentando que em seu avançado laboratório, com sede na capital paulista, a empresa tem aprimorado as tecnologias com a realização de diferentes testes para alcançar os melhores resultados na qualidade final dos produtos: “Nossas soluções eliminam o manchamento no tecido e nos equipamentos e ainda melhoram a homogeneidade e aparência do detergente em pó”.
A Miliken também oferece soluções para branqueamento de tecidos, que podem ser pós-dosados ou adicionados diretamente no slurry. De acordo com Curdoglo, a tecnologia pós-dosada Millibrite tem excelente performance em todo tipo de fonte de luz, inclusive luz LED, e se difere do branqueador óptico desenvolvido em meados de 1930 que absorve luz UV e emite luz no espectro visível.
Curdoglo aponta que produtos de limpeza com cores variadas e vibrantes têm ganhado força no mercado como diferenciação de marca e para atrair consumidores mais jovens. “Diferentes cores para o detergente em pó possibilitam associá-las à fragrância e a outros tipos de apelos sensoriais no produto final. A cor pode ajudar muito as empresas a criarem produtos com outros atrativos para o ponto de venda. Afinal, quem disse que todo detergente em pó tem que ser azul?”
Household Summit 2024
Uma oportunidade valiosa para os profissionais e empresários que atuam na indústria de produtos de limpeza e que buscam inovação e crescimento é participar do Household Summit – Seminário de Tecnologia e Inovação em Produtos de Limpeza e Afins, o mais completo evento de tendências, insights, inovação, ingredientes e negócios da indústria de produtos de limpeza, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Laghetto Stilo São Paulo.
Organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, além de uma programação de palestras, o evento contará com mesas de negócios e plantões técnicos, com o objetivo de conectar de forma completa os participantes com os principais fornecedores de ingredientes, serviços e tecnologias para o setor.
A programação abordará os temas mais relevantes para o setor, incluindo novas tecnologias, inovações em matérias-primas, ingredientes multifuncionais, alternativas sustentáveis, soluções verdes e bioderivadas, bem como gestão de projetos, perspectivas do mercado, mudanças nos hábitos dos consumidores, desafios e oportunidades regulatórias e gestão de marca. “Além de nossa curadoria selecionar cuidadosamente os especialistas mais qualificados para oferecer insights mais valiosos, o Household Summit é uma oportunidade de acesso rápido e dinâmico aos principais fornecedores de ingredientes e serviços para otimizar formulações e desenvolver novos produtos” afirma Murilo Marques, sócio fundador e editor-chefe da Innovation Business Media.
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11 e 12 de setembro
Hotel Laghetto Stilo São Paulo
Rua Coronel Oscar Porto, 836 – Paraíso – São Paulo – SP
Dúvidas e mais informações: 11-2873-9710, 11-99473-1657 (WhatsApp) E-mail: comercial@innovationmedia.com.br