ABIPLA e CFQ apresentam conteúdo lúdico sobre perigos das misturas caseiras de produtos de limpeza na SNCT
19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece entre 28 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília (DF).
Entre 28 de novembro e 4 de dezembro, a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional participa da 19ª SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Asa Sul, em Brasília (DF). A entidade apresentará, em conjunto com o CFQ – Conselho Federal de Química, o jogo Mistura Explosiva, que aborda, de forma inovadora, os perigos de se realizar misturas caseiras de produtos de limpeza.
Mistura Explosiva é um jogo de tabuleiro em que os participantes recebem, no decorrer da partida, informações sobre riscos de misturar produtos de limpeza por conta própria. De forma lúdica, ele explica a importância de se utilizar apenas saneantes aprovados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a necessidade de se atentar aos rótulos e como a mistura de produtos aparentemente inofensivos pode dar origem a gases com capacidade tóxica – em um dos exemplos do jogo, o participante é penalizado por criar clorofórmio gasoso a partir da mistura de álcool e água sanitária, dois itens comuns e seguros na limpeza doméstica, mas que não devem ser misturados inadvertidamente.
O jogo foi lançado em agosto deste ano, no workshop “Limpando conceitos, clareando ideias!”, destinado a profissionais de comunicação e formadores de opinião promovido por ABIPLA e CFQ, em Brasília. Durante a SNCT, será a primeira vez que o público poderá ter contato com a novidade, que ainda não tem previsão de ser lançada em escala comercial. No local, haverá um tabuleiro humano disponível para jogo.
Cooperação ABIPLA e CFQ
Além da apresentação de Mistura Explosiva, o estande do CFQ terá a presença de representantes da diretoria da ABIPLA e do CFQ, entidades que têm realizado um trabalho conjunto em defesa da saúde pública. Segundo o diretor-executivo da ABIPLA, Paulo Engler, os perigos de acidentes domésticos, os riscos de intoxicação e a popularização das misturas caseiras despertaram nas entidades a importância de uma estratégia contínua.“Sempre reforçamos que nossa agência reguladora é a ANVISA e isso diz muito sobre o nosso setor. Os produtos de limpeza são essenciais como ferramentas de saúde pública, mas é necessário que, sejam utilizados da forma como seus fabricantes recomendam e cuja eficácia e segurança sejam atestadas pela Agência Reguladora. Não há sentido em trocar a eficácia, comprovada por extensos testes laboratoriais e de campo, caso dos saneantes comercializados no Brasil, por misturas caseiras, que podem ser tanto ineficientes quanto potencialmente perigosas à saúde das pessoas e danosas às superfícies e ambientes onde são aplicados”, diz:
Sobre a ABIPLA
Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. O setor movimenta R$ 32 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 90 mil empregos diretos.
Perfil do porta-voz
Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.
Informação á imprensa
Contatos (estamos atendendo remotamente):
Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) – (11) 98115-4433
Luis Massao (massao@mcepress.com.br) – (11) 97619-6042
Renata Lucy (renata@mcepress.com.br) – (11) 96299-8628