O Sistema de Logística Reversa de Embalagens certificado pela Eureciclo

O Sistema de Logística Reversa de Embalagens certificado pela Eureciclo

A ABIPLA é assinante do Termo de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens em Geral, coordenado pela FIESP, assinado pela Secretaria de Meio Ambiente, CETESB e mais de 50 Associações e Sindicatos. 

Com isso, os associados têm a oportunidade de se adequarem à legislação vigente de logística reversa de embalagens comercializadas através desse Sistema, que é certificado e operacionalizado pela eureciclo (New Hope Ecotech)

O Sistema promove as Concorrências de Certificados de Reciclagem, onde as empresas podem adquirir os créditos necessários para comprovação das metas. Os créditos são oriundos de notas fiscais de cooperativas quanto de operadores privados criteriosamente homologadas por tecnologia própria da Eureciclo, que é auditada pela E&Y. Dessa forma, o processo é altamente escalável, garantindo oferta significativa e preços por tonelada acessíveis.

Por meio do Sistema do TCLR-SP, que não cobra nenhuma taxa de adesão ou custos extras além do preço por tonelada que precisa ser compensada, os associados, não só recebem proteção jurídica em relação ao instrumento de Logística Reversa de Embalagens (LRE), como também a implementação de uma solução econômica, rápida e de grande impacto socioambiental.

As Concorrências de Certificados promovidas pelo Sistema, apenas em 2019, da qual fizeram parte mais de 496 empresas interessadas em cumprir com a LRE, já direcionaram mais de 4 milhões de reais para a cadeia de reciclagem. Esse investimento possibilitou que diversos operadores privados e cooperativas de reciclagem, pudessem receber o pagamento pelo serviço de coleta, triagem e direcionamento dos resíduos recicláveis para os recicladores finais.

A ABIPLA, ao fazer parte dessa solução, assegura, em conjunto com a eureciclo (New Hope Ecotech), aos seus associados uma solução para a Logística Reversa de Embalagens que atende a todos os critérios definidos pela CETESB no Estado de São Paulo. 

É importante destacar que a atuação de homologação de cooperativas e operadores, compensação através dos créditos de reciclagem e comunicação ativa para conscientização e engajamento de consumidores abrange todo o território nacional. 

Caso queira saber mais, clique aqui