15º Anuário ABIPLA
Edição 2020

ÍNDICE

Pág 4: Prefácio – Juliana Durazzo Marra, Presidente da ABIPLA

Pág 6: 2020 Um ano marcado pela transformação – Paulo Engler, Diretor Executivo da ABIPLA

Pág 7: Um novo normal da limpeza doméstica – Renato Borducchi, Vice-presidente de Uso Doméstico da ABIPLA

Pág 8: Essencial para a vida – Rosana Queiroz Campos, Vice-presidente de Uso Profissional

Pág 16: Unindo esforços, sairemos dessa crise melhores – Diretoria ABIPLA 2020-2021

Pág 20: Setor de limpeza em números

Pág 23: Vendas no varejo – Euromonitor

Pág 28: Cenário Brasil

Pág 34: Covid-19 e a falta de saneamento, as pandemias do Brasil – Édison Carlos, Presidente Executivo do Trata Brasil

Pág 37: Inovação na indústria de produtos de limpeza pós-covid-19 – André Brito, Gerente de Inovação da RB Hygiene Industrial

Pág 40: Saneantes, uma “barreira” a serviço da saúde – Itamar de Falco Junior, Gerência de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes (GHCOS) da ANVISA e Webert Gonçalves de Santana, Coordenação de Saneantes (COSAN) da ANVISA

Pág 43: A assepsia como esperança na manutenção do negócio e do emprego – Décio Daidone, Sócio da BTLaw

Pág 45: O legado da limpeza profissional em 2020 – David James Drake, Presidente da ABRALIMP

Pág 46: Perspectivas para o sistema tributário brasileiro: um novo modelo de relação entre contribuinte e fisco – Leandro Martinho Leite, Sócio da Leite Martinho Advogados

Pág 48: O choque da covid-19 na economia brasileira – Tereza Fernandez, Sócia da MB Associados

Pág 54: Hábitos de higiene ganharam destaque durante a pandemia e devem se fortalecer entre os brasileiros – Edson Aparecido dos Santos, Secretário Municipal de Saúde de São Paulo

Pág 60: Desempenho do setor – Dados da Nielsen

Editoração: Planmark

anuario15
14º Anuário ABIPLA
Edição 2019

Fundada em 12 de novembro de 1976, a Abipla vem desenvolvendo gestões que trouxeram importantes ganhos para o setor e, como consequência, para a sociedade e para o consumidor. Seu trabalho nestes 43 anos se volta a harmonizar interesses das indústrias, sociedade e governo, congregando os fabricantes e seus fornecedores, facilitando a expansão do produto nacional e promovendo levantamentos da capacidade produtiva e do potencial do consumidor, sempre com vistas ao crescimento.

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