Unilever investe 1 bilhão de euros para eliminar petróleo dos produtos
Empresa pretende retirar substâncias derivadas do combustível fóssil dos produtos de limpeza e lavanderia até 2030. Objetivo é zerar as emissões de carbono
Revista Exame
Por Rodrigo Caetano. Publicado em: 02/09/2020 às 06h00. Alterado em: 02/09/2020 às 08h18. Ilustração: Thinkstock
Dona da marca de sabão em pó Omo, a Unilever pretende neutralizar as emissões líquidas dos seus produtos até 2039
A Unilever, fabricante de bens de consumo, anunciou que vai abolir o uso de produtos químicos derivados do petróleo em seus produtos de limpeza e lavanderia. A empresa é dona de marcas como Omo, Brilhante e Cif. A matéria prima de origem fóssil será substituída por químicos de baixo carbono e pela reutilização de resíduos. A meta é eliminar totalmente o petróleo em 10 anos.
Para isso, a empresa vai investir 1 bilhão de euros em biotecnologia. Os recursos serão utilizados para o desenvolvimento de novas matérias primas e na formulação de produtos biodegradáveis e com baixo consumo de água. A Unilever também espera, com isso, reduzir pela metade o uso de plástico virgem, até 2025.
Os planos fazem parte de um compromisso amplo da companhia para zerar as emissões líquidas de carbono até 2039. Os componentes químicos usados nos produtos de limpeza respondem por 46% da pegada de carbono. Com a eliminação dos derivados de petróleo, a expectativa é de reduzir em 20% as emissões.
“Devemos parar de extrair carbono de debaixo do solo enquanto há uma enormidade de carbono acima dele. Basta aprender como utilizá-lo em escala”, afirmou Peter ter Kulve, presidente da divisão de cuidados com a casa da Unilever.