Setor de saneantes cresce 170% em 15 anos, No Brasil

Setor de saneantes cresce 170% em 15 anos, No Brasil

Os segmentos que tiveram a maior alta foram detergentes para louças (+55%), limpadores de superfícies (+49%) e produtos para roupas (+45%).

De acordo com dados da Euromonitor International, o faturamento mundial de produtos de limpeza cresceu, globalmente, 43%, entre os anos de 2006 a 2020. Os segmentos que tiveram a maior alta foram detergentes para louças (+55%), limpadores de superfícies (+49%) e produtos para roupas (+45%). Já no Brasil, os fabricantes de produtos de limpeza acumulam uma crescimento de 170% no mesmo período – enquanto o PIB nacional registrou elevação de 24,27% nos últimos 15 anos

 “É um crescimento mundial consistente e que tem números que impressionam também no Brasil. No último ano, por exemplo, a produção nacional de detergentes para louças aumentou 12,23%, enquanto os detergentes para roupas tiveram alta de 25,9%, e os amaciantes aumentaram sua produção em 4,21%”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

Engler explica que, embora o crescimento do setor de saneantes seja constante no País, a produção de detergentes para louças teve um salto maior com a chegada da pandemia do Coronavírus. Tanto que o volume produzido ficou, praticamente, estável no período pré-Covid-19, girando entre 484 milhões de litros, em 2015, e 487 milhões de litros, em 2019.  Já em 2020, a produção atingiu 546,9 milhões de litros. “Foi uma alta súbita e até inesperada, mas os fabricantes conseguiram atender, plenamente, a demanda que surgiu para esses produtos”, afirma o diretor-executivo da entidade que representa a indústria de produtos de limpeza.

Os limpadores de superfícies, categoria que engloba diversos tipos de saneantes, que promovem desde limpeza perfumada até desinfecção, também apresentaram melhora. A produção de desinfetantes teve alta de 11,89%, nos últimos cinco anos, passando de 256,3 milhões de litros, em 2016, para 286,8 milhões em 2020. No mesmo período, os produtos multiuso tiveram elevação de 14,19%, atingindo 205,2 milhões de litros, no ano passado.

“Os lançamentos de produtos, cada vez mais tecnológicos e inovadores, movimentam o mercado e atenderam às novas demandas de produtos de limpeza dos brasileiros”, avalia Engler.  Em sua avaliação, “a rotina atual das pessoas exige produtos práticos, eficientes e seguros e a indústria inova, constantemente, para atender estes anseios”, diz.

Roupas

Os produtos para higienização e tratamento de roupas e tecidos acompanharam a alta internacional. Segundo dados do Anuário ABIPLA 2021, a produção de amaciantes cresceu 36,87%, entre 2016 e 2020. Já a produção de detergentes para roupas registrou alta de 3,85%, no mesmo período.

Sobre a ABIPLA – 45 Anos

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) completa 45 anos em 2021 e representa os fabricantes de sabões, detergentes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. Seus associados representam o mercado de higiene, limpeza e saneantes do Brasil, setor que movimenta R$ 30 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 85 mil empregos diretos.

Perfil do porta-voz

Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.

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