São Paulo: Uma terra de oportunidades

Household Innovation, 25/01/2023

*Por José Domingues, fundador e conselheiro do Grupo GTEX Brasil

“Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João”… acredito que seja raro encontrar um brasileiro ou brasileira que em algum momento não tenha se encantado com os acordes de “Sampa”, letra e música do grande Caetano Veloso.

A canção que narra as belezas e contradições de uma das maiores metrópoles mundiais inclusive deve voltar a ser bastante executada nesta semana com homenagens que nossa São Paulo certamente receberá pelos seus 469 anos de história.

Neste dia 25 de janeiro, fica impossível não relacionar a melodia com o início de nossas atividades – e tudo o que esta terra de oportunidades nos proporcionou. Sim, em breve o Grupo GTEX Brasil também assoprará as suas velinhas, comemorando 50 anos de existência. Traço um paralelo com o aniversário da nossa “terra da garoa” porque foi aqui que tudo começou.

Em 1973, eu era um jovem promotor de vendas que trabalhava em uma indústria de papeis na capital. Ao mesmo tempo, minha esposa Neiva atuava na área administrativa de uma empresa de seguros de saúde. Nós dois tínhamos um sonho e dividíamos o mesmo desejo: construir juntos um caminho de sucesso no empreendedorismo.

Isso foi possível quando ficamos sabendo de uma pequena distribuidora de produtos de limpeza no Centro de São Paulo, na Barra Funda, que estava à venda. O negócio parecia seguro e promissor já naquela época e, sem saber, estávamos plantando as primeiras sementes do que anos mais a frente seria o Grupo GTEX Brasil.

Com o tempo, fomos adquirindo mais fábricas pelo Brasil, e atualmente temos unidades em funcionamento em Minas Gerais, na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro, em Maranhão, no Mato Grosso, em Santa Catarina, e claro, aqui em São Paulo, que segue sendo nossa sede, empregando mais de dois mil colaboradores.

Hoje, nos orgulhamos de ocupar o posto de segunda maior fabricante de amaciantes de roupas no país com as marcas Baby Soft e Urca, além da vice-liderança em desinfetantes e a 3ª posição no segmento de lava-roupas em pó preferidos dos brasileiros.

A GTEX é, ainda, uma das principais plataformas de Higiene e Limpeza no Brasil, e digo plataforma porque temos nosso próprio e-commerce, casadege.com.br; mais uma inovação entre as tantas que vivenciamos.

Balanço

Ao realizar esta breve retrospectiva de nossa trajetória, devo reconhecer que estamos falando de um nicho onde a qualidade do produto e o respeito ao consumidor fazem a diferença. E nós sempre prezamos pela excelência dos itens que ofertamos, ou seja, este pode ser considerado o principal ingrediente de nosso sucesso.

Outro ingrediente, na minha visão, é a gestão familiar.

Neiva e eu lideramos a Empresa desde o início, aplicando na gestão das pessoas que se juntaram a GTEX a mesma compreensão, carinho e ensinamentos que praticávamos em casa, na criação de nossos filhos. E a mesma gentileza, cumplicidade e compromisso que marcam nosso casamento já há tantos anos. A gestão da GTEX carrega muito das crenças da Neiva, que com razão e emoção, transmitiu valores de honestidade, transparência e paixão por sempre melhorar, que são premissas da GTEX.  

E eis que em 2022, conquistamos outro marco: tive a grata surpresa de ver nossa filha Talita Santos, após muito estudo, preparação e inteligência emocional, reunir todos os requisitos para ser empossada CEO do Grupo. 

Pelas mãos de uma verdadeira líder feminina, vejo a GTEX brilhar a cada dia que passa. Os números não mentem. Em 2022, nosso faturamento foi de R$1,2 bilhão. Para 2024, temos a projeção de faturamento anual superior a R$ 2 bilhões. Um crescimento que acompanha não só o ritmo acelerado e envolvente de São Paulo, mas do Brasil.

Futuro

Se as perspectivas para a economia são de melhora em 2023, isso nos leva a crer que o consumidor irá investir cada vez mais em homecare (ou cuidados com a casa). Temos observado que quando a renda aumenta, o brasileiro investe em produtos de higiene e limpeza com maior frequência, optando até mesmo por itens de desejo, com maior tecnologia embarcada.

Acreditamos fortemente, portanto, que este é um setor que só tende a prosperar, porque o brasileiro é um verdadeiro apaixonado por limpeza, desde sempre. Penso que este é um hábito cultural que nos une em meio as diversas particularidades de cada região deste país de dimensões continentais.

Posso garantir que estamos prontos para oferecer o melhor custo-benefício, qualidade e tecnologia a todas as pessoas neste novo cenário político-econômico nacional. Temos muitos lançamentos e novidades que anunciaremos no primeiro e segundo semestre deste ano.

Pessoalmente, eu só tenho a agradecer aos brasileiros pelo meio século de trajetória, reafirmando que nós do Grupo GTEX Brasil desejamos seguir preenchendo mais e mais capítulos desta história tão bonita – e que só nos enche de orgulho e de satisfação.

Parabéns, São Paulo!

Parabéns, GTEX!