Reckitt nomeia Kris Licht como novo CEO

Reckitt nomeia Kris Licht como novo CEO

Household Innovation, 03/05/2023

Após uma busca de oito meses, a Reckitt anunciou que Kris Licht, membro da empresa, será seu próximo CEO. Ele sucederá o chefe interino Nicandro Durante até o final do ano, após um período de transição.

Licht atuou como presidente dos negócios de saúde da Reckitt e como diretor de clientes desde julho de 2020. Ele ingressou na gigante britânica de bens de consumo da PepsiCo, onde ocupou vários cargos de liderança operacional e estratégica sênior.

“Tendo desempenhado um papel fundamental tanto na estratégia de transformação quanto na reviravolta significativa de nossa Health GBU nos últimos três anos, Kris é o líder certo para levar a Reckitt para a próxima etapa de sua emocionante jornada”, disse Durante, que assumiu temporariamente o papel quando Laxman Narasimhan saiu em setembro passado para se tornar CEO da cadeia de café Starbucks.

Neil Denman, gerente de fundos da Sarasin & Partners, investidora da Reckitt, comentou: “Gosto muito da continuidade de um compromisso interno. Você não está recebendo um CEO externo dizendo que vai entrar e mudar as coisas.”

Juntamente com a mudança de gestão, a Reckitt apresentou resultados melhores do que o esperado no primeiro trimestre. Produziu receitas líquidas de £ 3,92 bilhões depois que as vendas aumentaram 7,9% em uma base comparável, impulsionadas por preços mais altos para compensar a inflação de custos. No entanto, os volumes caíram 4,5%, pois os compradores sem dinheiro mudaram para alternativas mais baratas.

Na divisão de Higiene da Reckitt, as vendas like-for-like aumentaram 2,0%, impulsionadas pelo crescimento das marcas Finish, Harpic e Vanish. Na unidade Health, as vendas subiram 12,5% após “excelente desempenho” em todo o portfólio OTC (+30%). O grupo observou que sua marca Dettol permaneceu no caminho do crescimento no ano, apesar de um ligeiro declínio no trimestre. Enquanto isso, o negócio de Nutrição da Reckitt aumentou as vendas em 11,9%.

A empresa tem como meta um crescimento de receita líquida comparável entre 3% e 5% para o ano inteiro.