O que os produtos de cuidados com as roupas têm a ver com o consumo consciente de moda?

O que os produtos de cuidados com as roupas têm a ver com o consumo consciente de moda?

Household Innovation, 29/4/2022

Conservar as peças para usar por mais tempo ou para revender criam desafios de inovação para fabricantes de laundry care

Por Estela Mendonça

Investir em peças clássicas, atemporais e usadas é uma tendência crescente no mercado de moda. De acordo com o estudo “Tendências do Consumidor 2022”, divulgado em março pela Samy Alliance, consultoria global especializada em estratégia digital, o novo consumidor está apostando em novas formas de consumo consciente e sustentável de moda.

O aumento das plataformas C2C especializadas na venda de vestuário é uma das tendências apontadas pelo estudo, em resposta à maior preocupação com o consumo consciente e à necessidade de poupar. Em 2020, 33 milhões de pessoas investiram pela primeira vez em roupas de segunda mão. Além disso, 76% dos compradores estreantes neste mercado disseram que vão continuar comprando nos próximos cinco anos.

De acordo com o relatório, grande parte dos consumidores agora prioriza a qualidade das peças, valorizando o fato de poder revendê-las posteriormente. Atualmente, 43% dos usuários preferem investir em roupas de maior qualidade para garantir que possam obter um retorno em longo prazo. Além disso, 165% a mais da geração Z do que os baby boomers levam em consideração o valor de revenda antes de comprar roupas, significando que o hábito de consumo de segunda mão é predominante entre os mais jovens.

Quinto maior mercado

Focada na sustentabilidade e no consumo ético, a importância cada vez maior que os consumidores dão em prolongar a vida de suas peças é uma questão que precisa ser priorizada pelos fabricantes de produtos de cuidados com as roupas, que totalizaram US$ 91,554 bilhões em vendas globais em 2021. Segundo a Euromonitor International, os players que atuam no Brasil, o quinto mercado mundial de consumo desses produtos, atrás somente dos Estados Unidos, China, Japão e Índia, também não podem negligenciar as novas demandas.

Inovações em matérias-primas

“Sustentabilidade e consumo consciente já caminham juntos quando falamos sobre os cuidados com roupas e tecidos”, afirma Izabella Cagliari, cientista de aplicação para home care da Croda, observando que não é só a oferta de fibras e matérias-primas mais naturais e reutilizáveis que surgem no horizonte dos especialistas em inovação, mas também o investimento em produtos para proteger e ampliar a vida útil dos tecidos e fibras durante sua lavagem, oferecendo ao consumidor, além da redução significativa no número de lavagens, a possibilidade de consumir e descartar cada vez menos.

Izabella Cagliari, cientista de aplicação para home care da Croda

A cientista destaca que um dos mais recentes lançamentos da Croda, o ColtideTM Radiance, enquadra-se perfeitamente nesse cenário, porque traz na sua concepção a ideia de naturalidade e suavidade, já que foi desenvolvido com de proteínas modificadas, que possuem eficácia comprovada para aplicações cosméticas, agora adaptadas para uso em tecidos.

“ColtideTM Radiance, um biopolímero inovador, possui uma estrutura modificada que proporciona maior substantividade e conservação às fibras dos tecidos. Por meio da criação de uma película protetora, possibilita com que aspectos como cor e qualidade da fibra se mantenham novos e preservados por mais tempo”, ressalta Izabella.

Na perspectiva de números e impactos na natureza, Izabella aponta que para cada 1 kg de ColtideTM Radiance utilizado, estima-se que deixam de ser lançados à atmosfera 477,8 kg de dióxido de carbono e economizados 150 mil litros de água (valores equivalentes à produção de um lote de roupas na indústria têxtil). “Se fizermos a multiplicação por mil, atingiremos as expressivas marcas de quase 480 toneladas de dióxido de carbono não geradas e 150 milhões de litros de água retidos na fonte, para utilização da população”.

Em estudo comparativo de lavagens sequenciais de roupas, de acordo com Izabella, o ColtideTM Radiance apresentou alta performance nos quesitos  manutenção da fibra, como, por exemplo, formação de bolinhas, e preservação da cor, mantendo-a viva por mais tempo e evitando o desbotamento e a remoção de estampas.

Detergente condicionante

Laércio Albuquerque, especialista técnico para o mercado de cuidados para casa da Dow, cita uma pesquisa realizada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), segundo a qual, a indústria têxtil é uma das quatro indústrias que mais consomem recursos naturais no mundo. “Como fabricantes de matérias-primas para produtos de limpeza e saneantes, temos também a responsabilidade de desenvolver produtos que visam prolongar a vida útil dos tecidos, Trata-se de uma questão de sustentabilidade. O planeta agradece”.

Laércio Albuquerque, especialista técnico para o mercado de cuidados para casa da Dow

Como exemplo, Albuquerque destaca o SupraCare™ 260, um novo polímero condicionante biodegradável da Dow, derivado vegetal, que entrega maciez e proteção de cores aos tecidos, além de ser versátil, podendo ser usado, inclusive, diretamente em fórmulas de detergentes durante o processo de lavagem das roupas.

O especialista explica por que é tão desafiador o desenvolvimento de um detergente para roupas eficiente, combinando agentes de limpeza simultaneamente e agentes de condicionamento: “Ao mesmo tempo em que manchas e sujeiras precisam ser removidas e mantidas em suspensão para que sejam eliminadas na água de lavagem, o agente de condicionamento tem o papel de se depositar na superfície das fibras, para que o consumidor consiga sentir o resultado de maciez do tecido. O Supracare™ 260 foi desenvolvido para trazer os benefícios de condicionamento, porém sem apresentar impactos negativos no processo de limpeza”.

Vários estudos comprovam os benefícios do ingrediente. Em painel sensorial para o teste de maciez, comparam-se toalhas lavadas com um protótipo de detergente monodose da DOW aditivado com o Supracare™ 260 e Esterquat (Laundry Glory), um protótipo de detergente monodose da DOW, aditivado com o Supracare™ 260 (Laundry Glory w/o EQ), e um detergente monodose referência de mercado. “A versão com a adição de Supracare™ 260 no detergente monodose proporcionou um aumento de 33% na percepção de maciez pelos panelistas. Quando na presença do Esterquat, essa percepção  subiu para 67%, evidenciando a sinergia entre o Supracare™ 260 e o agente catiônico”, ressalta Albuquerque.

Os resultados de remoções das manchas também demonstraram que o Supracare™ 260 não impacta negativamente no processo de limpeza. Além disso, a avaliação da proteção de cores mostrou que o produto forma uma camada protetora na superfície das fibras, que as protege contra o desbotamento ao longo de vários ciclos (imagem abaixo). A fragrância mais duradora é outro atributo confirmado nos testes realizados.

“O SupraCare™ 260, quando aplicado em amaciantes de roupas à base de Esterquat, também potencializa sua ação de maciez  devido à maior deposição do catiônico na superfície das fibras, o que pode ser comprovado pelo estudo realizado analiticamente por Fluorescência de Raio X”, completa Albuquerque.

Soluções em cores

Além da pandemia de COVID-19, que elevou a importância do cuidado das roupas, Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient, alerta para as consequências da recessão global no consumo doméstico das pessoas, que também estão adotando um mindset consciente e sustentável em relação à moda, que condena o modelo fast fashion de produção e consumo desenfreado roupas.

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient

“Tudo isso pede que controlemos melhor nossos gastos, o que torna mais do que necessário inovações para o mercado de cuidados com as roupas, que ajudem os consumidores a cuidar de suas roupas e a prolongar seu ciclo de vida”, pondera Fernanda, que destaca que as soluções em cores da Sensient garantem não apenas o momento lúdico da lavagem, por propiciar a criação de produtos coloridos, mas também por não transferir a cor para tecidos ou para a pele. Ao mesmo tempo, auxiliam na integridade das peças ao evitar a descoloração paulatina.

A multinacional, que já lidera em cores de alta qualidade e pureza no segmento de beauty & personal care, também oferece uma variedade de tonalidades para os mercados doméstico, industrial e institucional de limpeza. “Oferecemos, ainda, toda consultoria necessária aos clientes no que se refere à orientação técnica e expertise em formulações para o desenvolvimento de soluções personalizadas”, afirma a gerente.

A ampla gama de produtos inclui corantes com certificação FD&C e D&C, corantes ácidos e outros compatíveis com EPA para atender a todas as aplicações, que vão desde limpadores de automóveis, ceras para desengordurantes, desinfetantes, limpadores de superfícies duras e detergentes, até produtos de cuidados com as roupas.

Fernanda acredita que, no desenvolvimento de produtos de cuidados com as roupas, o maior desafio em cores enfrentado pelos fabricantes é encontrar corantes ácidos que não manchem a pele e o tecido. “Com a exposição recorrente das roupas a esses corantes, é comum que, lentamente, ocorra o desbotamento das cores, fato que diminui a vida útil das peças. Felizmente, para esses problemas a Sensient já tem soluções inovadoras, disponíveis numa ampla variedade de cores”.

Um dos destaques da Sensient é a linha SensiRinse de corantes completamente solúveis e enxaguáveis, com alto poder tintorial que não mancham os tecidos. Já a linha   SensiRinse Plus é uma  evolução da primeira. “Trata-se de um novo desenvolvimento tecnológico que não mancha os tecidos nem a pele. A technologia é livre de metais pesados e conta com conservantes aprovados para o contato cutâneo”, completa.

Fortalecimento das fibras

“O Brasil é um mercado importante e estratégico para a categoria de cuidados das roupas e durante a pandemia foi positivamente impactado, uma vez que os consumidores passaram a adotar medidas de higiene e proteção contra a disseminação do novo coronavírus, aumentando a frequência de lavagem de roupas e a demanda por formulações que combinem limpeza e cuidado dos tecidos”, analisa Rosilene Machado, coordenadora de novos negócios na Chemyunion, que também acredita que prolongar a vida tempo de vida útil das roupas passou a ser o claim número 1 dos produtos no mercado brasileiro.

Rosilene Machado, coordenadora de novos negócios na Chemyunion

Considerando que muitas marcas têm buscado inspiração na indústria cosmética para o desenvolvimento de produtos que ofereçam cuidado aos tecidos, evitando sinais de envelhecimento e desgaste, Rosilene destaca que a Chemyunion oferece a linha Chemycare Keratin, que tem como princípio ativo a queratina da lã, que possui a capacidade de alterar as propriedades mecânicas do tecido por meio da lubrificação das suas fibras, protegendo o tecido contra o desgaste que ocorre durante a lavagem.

“Além de deixar as roupas mais macias, Chemycare Keratin ajuda no fortalecimento da fibra, na manutenção da forma e na maleabilidade, diminuindo o esgarçamento e também a formação de bolinhas, deixando as roupas fáceis de passar e com aspecto de novas por mais tempo”, diz Rosilene. O produto também atende ao claim eco-friendly por ser 100% biodegradável.

Vários métodos foram aplicados para comprovação da eficácia da linha Chemycare Keratin, segundo Rosilene, nas propriedades de perda de massa e durabilidade por avaliação da resistência à abrasão, resistência ao rasgo, formação de pilling e resistência à tração/alongamento. Além disso, o impacto do ingrediente na forma e na aparência dos tecidos foi avaliado através da recuperação ao amarrotamento, avaliação das características morfológicas por microscopia óptica e eletrônica de varredura e a realização da avaliação do impacto no tempo de secagem e sensorialidade com painel treinado.

Rosilene explica que micrografias das fibras extraídas do tecido antes e após aplicação dos produtos evidenciam a fibrilação e eventuais rompimentos de fibras do tecido. Elas mostraram que o tratamento com Chemycare Keratin mantém a fibra e a superfície do tecido mais próximas das condições antes do processo de lavagem. “Chemycare Keratin reduz a perda de massa dos tecidos em até 17% quando comparado ao placebo. Os testes comprovaram ainda uma redução significativa na formação de pilling (bolinhas) e menor amarrotamento nos tecidos tratados com 1% do ingrediente”.

Amaciante sanitizante

Andréa Oliveira Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan, reforça que o cenário pandêmico relevou ao mercado uma preocupação do consumidor com a limpeza dos ambientes. “De uma forma geral, os consumidores ficaram mais atentos e preocupados em limpar e desinfetar as superfícies, evitando a disseminação de microrganismos, vírus e bactérias. Pesquisas confirmam que os consumidores aumentaram a frequência de limpeza e a busca por produtos que possuem apelo de combate ao novo coronavírus”.

Andréa Oliveira Piedade, analista de serviços técnicos da Stepan

Assim como as demais superfícies, Andréa ressalta que a preocupação com a limpeza das roupas também teve um aumento significativo e cita dados da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), que dão conta de que o consumo de detergentes lava-roupas aumentou cerca de 25%.

“É de extrema importância a utilização de produtos de alta performance que limpem de maneira eficaz as roupas, que minimizam o desgaste das peças lavadas e proporcionem o amaciamento das fibras, sem provocar o amarelamento dos tecidos”,  recomenda a analista.

Para obter a perfeita sinergia entre a alta performance dos ativos catiônicos, do tipo esterquats, e o poder bactericida dos sais de amônio quaternários, Andréa afirma que é possível desenvolver formulações de amaciante com ação sanitizante, utilizando  produtos da Stepan, como o  STEPANTEX® VT-90 (esterquat, ativo amaciante) e AGENT 2576-65 (blend bactericida, de quinta geração), que combinados promovem o amaciamento dos tecidos e propriedades bactericidas.

De acordo com Andréa, o STEPANTEX® VT-90 é um ativo de alto desempenho indicado para amaciante de tecidos que pode ser usado em produtos de lavanderia institucionais e domésticos. “Ele evita o amarelamento das fibras do tecido, o que é essencial para manter as características originais do tecido”.

O AGENT 2576-65, por sua vez, é uma mistura sinérgica de sais de amônio quaternário, formando um blend de quinta geração, de alto desempenho, que pode ser aplicado na sanitização e desinfecção de superfícies domésticas e industriais. Andréa destaca que o produto é compatível com tensoativos catiônicos, não iônicos e anfotéricos, além de proporcionar excelente eficácia contra os principais patógenos comuns em ambientes domésticos e industriais.

Fibras preservadas

Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions América Latina, avalia que os consumidores estão interessados em conhecer a eficiência dos produtos, bem como o impacto ambiental de seus ingredientes e processos de fabricação. “No segmento de cuidados para a casa, os benefícios mais desejados, eficiência e sustentabilidade, juntam-se à preocupação do consumidor em aumentar a durabilidade de seus bens materiais”.

Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions

Na categoria de cuidados dos tecidos, que inclui lava-roupas e amaciantes, Coelho lembra que a pandemia também intensificou a preocupação com os cuidados e desinfecção, fazendo com que os consumidores também aumentassem a frequência das lavagens. “Essa realidade evidenciou a necessidade de produtos que entreguem eficiência sem ser agressivos para a saúde e para o meio ambiente, além de protegerem as fibras e prolongarem a vida útil das roupas”, diz, acrescentando que fórmulas que privilegiem a praticidade, a alta performance e a comodidade são sempre muito bem-vindas para facilitar a rotina de cuidados dos tecidos.

Como forte parceira da indústria de household care, a Evonik destaca algumas de suas soluções para atender as atuais exigências e hábitos dos consumidores, como é o caso do REWO® Scent G 100, derivado de silicone autoemulsionável que, segundo Coelho, oferece uma solução completa para o cuidado dos tecidos e torna possível melhorar significativamente a performance dos amaciantes com um único ingrediente, devido à sua propriedade de deposição nas fibras sem prejudicar a umectação. Mesmo com a frequência maior de lavagem, ele evita que as fibras se desgastem (anti-pilling ou formação de bolinhas) e retarda o desbotamento, preservando a retenção de cores e o aspecto visual.

Melhorar a intensidade e a percepção da fragrância é outro benefício do REWO® Scent G 100, mesmo após vários dias depois da lavagem, sem interferir nos sistemas de fragrâncias utilizados. “O aditivo também melhora o sensorial e a maciez, complementado o aspecto de bem-estar ao usar as roupas lavadas”, afirma Coelho, que também ressalta que ele promove maior deslizamento ao passar e reduz os amassados.

Já o aditivo multifuncional REWOQUAT® SQ 1,  que garante supermaciez aos tecidos, facilita o trabalho de passar roupas ao diminuir rugas e amassados, inclusive em tecidos mais difíceis, como puro algodão.  “Suas propriedades de antienrugamento e amaciamento potente e ação antiestática promovem acabamento perfeito em todos os têxteis”, garante Coelho. O ingrediente pode ser facilmente diluído em água e é recomendado para formulações de amaciantes e detergentes 2 em 1 transparentes. Informações completas sobre os produtos estão disponíveis no portal da Evonik intoCleaning.

Roupas revitalizadas

Aline de Cassia Belleza, coordenadora de mercado da Univar Solutions, lembra que as enzimas, além de atuarem em manchas mais complexas e trabalharem em sinergia com os tensoativos para remoção de sujidades de forma mais “verde” e efetiva, também podem agir na preservação e restauração das fibras dos tecidos, deixando as roupas com aparência de novas por mais tempo e aumentando seu tempo de vida.

Aline de Cassia Belleza, coordenadora de mercado da Univar Solutions

“Algumas classes enzimáticas como as celulases da linha Carezyme®Premium,  por exemplo, preservam e restauram as cores dos tecidos, cuidam das fibras e têm ação anti-pilling, agindo na remoção de fiapos e bolinhas, explica Aline, informando que elas também atuam na brancura e na antirredeposição. “Com esta tecnologia, é possível revitalizar as roupas, lavagem após lavagem”.

Outro aspecto levantado por Aline é que os produtos de limpeza normalmente são coloridos. A cor colabora para diferenciar o produto e é um elemento importante na hora da venda, sendo responsável em grande parte por atrair o consumidor e motivá-lo a avaliar os demais benefícios de um produto. “Nunca chegamos, por exemplo, a cheirar o perfume ou ficar em dúvida entre produtos cuja cor não nos agrade ou não combine com o produto. A cor atrai os olhos do consumidor para que ele perceba o produto no ponto de venda”, observa.

Para saneantes, Aline indica o uso de corantes poliméricos, como os da linha Liquitint oferecidos pela Univar, que são estáveis e possuem baixo ou nulo risco de manchamento, sendo muito mais seguros e adequados para aplicação em produtos para tecidos, principalmente pelo fato de o fabricante não  ter o controle sobre quanto, como e em quais tecidos o consumidor aplicará o produto.

“Aplicar um lava-roupas ou um amaciante diretamente no tecido usando uma tecnologia ‘regular’’ de cor, como corantes e pigmentos convencionais, pode ser desastroso e causar manchas nos tecidos. Já a tecnologia polimérica reduz estes riscos, mantendo a cor como atrativa, mas sem causar danos aos tecidos”, garante.

Aline reforça que a cor deve ser um parâmetro de diferenciação e atração do produto e jamais atrapalhar a limpeza ou causar danos aos tecidos. “Aqui é onde o Liquitint age, entregando cores límpidas, vivas, brilhantes, estáveis e seguras para uso em saneantes”, completa.

Inibidor de transferência de cor

“Com o passar do tempo, as roupas coloridas começam a parecer opacas e sujas. Isso acontece porque os corantes, que fazem as peças novas serem mais vibrantes e coloridas, são liberados durante o processo de lavagem e estão livres para se redepositarem em outros tecidos que estão sendo lavados”, observa Wiron Viana, diretor de negócios de Home Care e I&I da IMCD, que alerta para a necessidade de que um inibidor de transferência de cor na formulação seja eficaz em uma grande variedade de corantes e de tecidos.

Wiron Viana, diretor de negócios de Home Care e I&I da IMCD

A indicação da IMCD é o ChromaBond™ S-100, que se liga aos corantes liberados na lavagem, evitando sua transferência para outros tecidos. “O ChromaBond™ S-100 é eficaz na complexação de uma ampla gama de corantes e sob uma variedade de condições, além de ser um eficiente agente anti-redeposição de sujidades, com baixo nível de dosagem e em processo a frio”, ressalta Viana.

Vários testes foram realizados para demonstrar a eficácia do ChromaBond™ S-100. Seguindo o método ASTM D-5548-95, modificado usando um tergotômetro para medir a diferença de refletância (ΔE) entre amostras de tecidos iniciais e lavadas, os resultados mostraram o desempenho do ChromaBond™ S-100 em um detergente padrão (1 g/L) comparado a um detergente de controle sem inibidor de transferência de corante (DTI) contra vários corantes (a 10 ppm). O menor valor de ΔE indica melhor desempenho de inibição de transferência de corante (gráfico abaixo).

Estudos adicionais também demonstraram a transferência da cor minimizada com  ChromaBond™ S-100. Outro benefício importante, segundo Viana, é que sua combinação com o polivinilpirrolidona (PVP), um polímero inibidor de transferência de corante econômico, oferece excelentes resultados.

Entre as aplicações indicadas, Viana cita detergentes lava-roupas líquidos e detergentes concentrados com o claim de proteção das cores.  “O produto protege as cores dos tecidos, mantendo-as vivas e brilhantes, e também previne na redeposição de sujidades, o que melhora e mantém a limpeza dos tecidos e prolonga a vida útil das roupas que usamos”, completa.

Marcas atentas

“Estamos sempre atentos às necessidades do consumidor e a crescente tendência do consumo consciente na moda. Por isso, oferecemos produtos de qualidade que entregam eficiência na limpeza das roupas, deixando-as limpas e muito perfumadas, contudo, sem deixar de lado o cuidado com as fibras do tecido e com a durabilidade das cores”, afirma Cesar Nicolau, diretor de marketing da Ypê, que no ano passado colocou no mercado o amaciante concentrado Ypê Essencial, o único transparente da categoria no Brasil.

Cesar Nicolau, diretor de marketing da Ypê

Na composição do Ypê Essencial, segundo Nicolau, há elementos interessantes para o ritual de cuidado com as roupas. Um deles é o tratamento micelar, inspirado nos cuidados pessoais e soluções cosméticas para a pele. Na lavagem das roupas, as micelas cuidam delicadamente das fibras do tecido e garantem uma ação eficiente. Além disso, a fórmula é  hipoalergênica, possui óleos essenciais e fragrância 99% biodegradável.

Além do Ypê Essencial, a linha de amaciantes concentrados Ypê tem mais sete versões. Os amaciantes Pink e Blue, por exemplo, têm tecnologia para auxiliar no cuidado com as roupas, prolongando a vida das cores dos tecidos, e o Amaciante Ypê AntiBac elimina 99,9% dos germes e bactérias.

Para o executivo, o desafio é inovar para atender as novas demandas de nossos consumidores, mas sempre com o cuidado para manter nossos produtos acessíveis e sustentáveis. “Estamos sempre atentos às necessidades do consumidor e à crescente tendência do consumo consciente na moda. Por isso, oferecemos produtos de qualidade que entregam eficiência na limpeza das roupas, deixando-as limpas e muito perfumadas, contudo, sem deixar de lado o cuidado com as fibras do tecido e com a durabilidade das cores”.

Máxima proteção

João Gandolfi, gerente de marketing de home Care da Flora, que detém a Minuano, marca que o ocupa o quarto lugar em produtos de limpeza doméstica no Brasil, destaca que no segmento de cuidados com as roupas a marca tem um portfólio robusto, desenvolvido para atender cada necessidade dos diferentes perfis de consumidores brasileiros.

João Gandolfi, gerente de Marketing de Home Care da Flora

A linha Minuano Máxima Proteção conta com detergentes em pó e amaciantes que, além de limpar, remover manchas difíceis e proporcionar maciez, tem a tecnologia exclusiva Tex Protect. Segundo Gandolfi, ela age durante o processo de lavagem evitando a formação de bolinhas e protegendo as fibras dos tecidos, retardando o envelhecimento e desbotamento das roupas.

Para lavagem de peças delicadas e roupas infantis, a Minuano oferece a linha Coco, composta por detergente em pó, em barra e lava-roupas líquido que contêm fórmula mais suave e hipoalergênica. “Os produtos limpam e conservam naturalmente as roupas, perfumando os tecidos com uma deliciosa fragrância de coco, além de versões formuladas a partir de óleo de coco natural”, ressalta Gandolfi.

Toque de Downy

O detergente líquido Ariel Cores Radiantes Toque de Downy promete limpeza impecável e cuidado as roupas, graças aos ingredientes ativos que penetram profundamente nas fibras do tecido, deixando roupas brancas impecáveis e as coloridas, radiantes. Entre os benefícios destacados, estão  tensotivos biodegradáveis, tecnologia de proteção de maus odores Downy e melhor remoção de manchas, além de não deixar resíduos visíveis nos tecidos e ajudar a prevenir sinais de desgaste da roupa.

Engajamento

Vanish, marca de cuidados com a roupa da Reckitt, lançou uma campanha em parceria com a Upparel, especialista em reciclagem australiana, para desviar 1 milhão de itens de vestuário dos aterros sanitários na Austrália. A campanha ‘Make Textile Waste Vanish’ visa educar os consumidores australianos sobre como evitar ou reduzir o desperdício têxtil simplesmente cuidando melhor das roupas usando produtos Vanish.

Uma pesquisa de consumo liderada por Vanish descobriu que um australiano médio compra 27 kg de roupas novas a cada ano, mas usa apenas 4% de seu guarda-roupa. Quase 33% disseram que provavelmente descartariam suas roupas uma vez manchadas e 45% estavam dispostos a consertá-las.

“Ao estender o ciclo de vida de nossas roupas, podemos reduzir aterros sanitários, emissões de gases de efeito estufa e a energia usada para criar e descartar roupas indesejadas”, disse o fundador e CEO da Upparel, Michael Elias, acrescentando que o desperdício têxtil é um problema oculto e é necessária uma ação imediata. Estima-se que os australianos descartem cerca de 6 mil quilos de roupas a cada 10 minutos, tornando-os o segundo maior consumidor de têxteis por pessoa no mundo.

Não ao fast fashion

No fim de março, a Comissão Européia propôs novas regras para reprimir a indústria de fast fashion e garantir que os produtos fabricados e importados para o bloco sejam mais ecológicos. Segundo a comissão, cerca de 6,4 milhões de toneladas de têxteis são descartadas na UE a cada ano e o europeu joga fora em média 11 kg de roupas, sapatos e outros produtos de tecido todos os anos. Os têxteis são o quarto maior emissor de gases de efeito estufa, depois de alimentos, habitação e transporte, além de consumir grandes quantidades de água e matérias-primas.

As novas regras propostas para o fast fashion fazem parte de um esforço mais amplo da UE para tornar uma faixa maior de bens físicos mais sustentáveis. De acordo com a proposta, a comissão estabeleceria novos padrões para a durabilidade e a necessidade de roupas reutilizáveis ​​e introduziria proibições à destruição de tecidos não vendidos. Também exigiria que as empresas incluíssem informações sobre o quão sustentável e reciclável é um item de vestuário em sua etiqueta.

“As roupas que usamos devem durar mais de três lavagens e também devem ser recicláveis”, disse Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo acordo verde da UE, na coletiva de imprensa de lançamento da proposta. Já o comissário de meio ambiente da UE, Virginijus Sinkevičius, afirmou que a comissão quer que a fast fashion “saia de moda”. “Até 2030, os têxteis colocados no mercado da UE devem ser duradouros e recicláveis, feitos em grande parte de fibras recicladas”.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil e de confecção teve faturamento estimado de R$ 194 bilhões em 2021. Na comparação com 2020, a produção dos têxteis aumentou 12,1% e das confecções, 15,1%. O varejo de roupas cresceu 16,9%.