Mercado de lavanderias cresce globalmente e tem potencial no Brasil

Mercado de lavanderias cresce globalmente e tem potencial no Brasil

Household Innovation, 1/12/2022

Urbanização, avanço das franquias e adesão de consumidores residenciais impulsionarão o mercado nos próximos anos

Por Estela Mendonça

O mercado global de serviços de lavanderia atingiu US$ 104,2 bilhões em 2021, apresentando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 2,1% desde 2016, de acordo com um relatório da Research and Markets, que prevê que o segmento atinja U$145,8 bilhões em 2031.

O crescimento tem sido estimulado pela rápida urbanização, aumento do setor de serviços de saúde e de hotelaria e elevação do número de residências unipessoais.  “Para os consumidores residenciais, os serviços de lavanderia estão se mostrando confiáveis ​​e convenientes a um preço razoável”, diz o relatório.

No futuro, a melhora no setor de hospitalidade, o aumento da penetração da Internet, o avanço das oportunidades de franquia, o estilo de vida agitado das pessoas e os avanços tecnológicos na indústria de lavanderia impulsionarão o crescimento, segundo a Research and Markets.

Não há dados exatos no Brasil, mas o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (SINDILAV) estima que existam 8.000 lavanderias no Brasil, sendo 6.000 domésticas e 2.000 industriais.

Crescimento acima de 20%

5àsec, com mais de 500 unidades, é a maior rede de lavanderias do Brasil e somente este ano inaugurou 60 novas operações.

Alex Quezada, vice-presidente de marketing e vendas da 5àsec

“O ano de 2022 está representando uma retomada mais acelerada em relação aos anos anteriores, estamos crescendo acima de 20%, o que sugere que 2023 será melhor ainda, mesmo com a instabilidade político-econômica que podemos enfrentar”, prevê Alex Quezada, vice-presidente de marketing e vendas da 5àsec, que ressalta que a 5àsec é a pioneira neste mercado, atuando desde 1994 no país. “Somente uma marca com alta capacidade de entrega, gestão e força, consegue perdurar tanto tempo sendo líder em todos os quesitos da categoria”.

Segundo Quezada, os produtos para a rede de franquias 5àsec no Brasil são os mesmos em todos os países em que a empresa opera com pequenas variações. Além de altamente testados, que contribuem para a melhor experiência de limpeza, são utilizados insumos 100% biodegradáveis, que seguem a legislação e não prejudicam o meio ambiente. A empresa também investe em equipamentos tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues, durante o ciclo de lavagem das peças. “A economia de água nos equipamentos da rede é 15% maior em relação às lavanderias tradicionais”.

A rede também oferece serviços adicionais, como o Pack Beauty, que inclui revitalizar as cores, engomar, impermeabilizar e as lavagens branco+ e bactericida.

Lavanderias OMO

O setor de franquias de limpeza e conservação, de acordo com a ABF, faturou R$ 380 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma alta de 5,1% em relação ao mesmo período de 2021. Um bom exemplo é a rede de lavanderias OMO, que em dois anos já se expandiu para todas as regiões do Brasil com mais de 250 unidades e cerca de 600 mil consumidores.

Unilever viu a entrada na franquia de lavanderias como oportunidade de aumentar receita em um segmento pouco explorado no Brasil. A empresa detectou que atualmente apenas 4% dos lares brasileiros usam lavanderia especializada e tem expectativa de que esse nível suba para 30% em alguns anos.

A empresa também lançou a Unilever Professional (UPro),  braço profissional do grupo de negócios home care da empresa. Focada em aproveitar o enorme potencial oferecido pelo espaço de limpeza profissional B2B, estimado em aproximadamente US$ 55 bilhões até 2026, a UPro está aproveitando ao máximo um mercado dinâmico que se estabilizou em uma linha de base pós-covid mais alta do que o esperado.

Presente em 45 países em seis continentes, a UPro alavancou com sucesso o poder das marcas e experiência para explorar operadoras de pequeno e médio porte, como serviços de alimentação, hotéis e lavanderias. “Quase todos os nossos mercados estão crescendo dois dígitos. Somos o player número 1 no Brasil e esperamos um forte crescimento no futuro”, afirma Deniz Yamanel, head global de marketing da UPro.

No Brasil, entre os produtos oferecidos, o Comfort Concentrado 5L rende até 2.000 kg de roupas macias e perfumadas. O amaciante proporciona um tratamento intensivo das roupas, possui tecnologia de cápsulas que se depositam nas roupas durante o enxágue. Já o OMO Perfect White 7L rende até 100 lavagens. “A linha Perfect White foi pensada especialmente para hotelaria e lavanderias. Os produtos superconcentrados oferecem remoção imbatível de manchas, garantindo o branco perfeito”, garante Deniz.

Branqueadores óticos

Caique Frasson Liskai, especialista técnico em home care da  quantiQ Caldic, ressaltando que o mercado de lavanderias movimenta R$ 6 bilhões ao ano, acredita que os negócios com foco doméstico apresentam  maior potencial de crescimento. Ele cita pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostra que cerca de 40% das pessoas sentem que seu tempo livre foi reduzido, principalmente devido à quantidade de afazeres domésticos. “Isso impacta diretamente nos hábitos dos consumidores e na busca pela terceirização de tarefas como lavanderia”.

Caique Frasson Liskai, especialista técnico em home care da quantiQ Caldic

Outros aspectos que deverão impulsionar os negócios das lavanderias, para Liskai, são os apartamentos cada vez menores, muitos sem área de serviço, além do crescimento de lavanderias compartilhadas em condomínios, com máquinas que medem automaticamente a quantidade dos produtos, reduzindo o desperdício e realizando lavagens mais rápidas e eficientes.

O consumo de produtos para este segmento vem acompanhando a mudança. Liskai destaca os alvejantes, como o peróxido de hidrogênio e cloro que, por conta do baixo e alto pH, respectivamente, podem danificar os tecidos. “Com isso, os alvejantes ópticos ganham grande espaço nesse mercado devido à sua diferenciada tecnologia de branqueamento”.

O especialista explica que os branqueadores ópticos são compostos químicos que, quando usados em têxteis, absorvem os raios ultravioletas e refletem os raios azuis-violetas, resultando em um fenômeno conhecido como fluorescência, tornando o branco mais branco.  A quantiQ Caldic, provedora de soluções e distribuidora de matérias-primas, oferece com exclusividade a linha de alvejantes ópticos da CCI Química, empresa especializada em alvejantes ópticos, com destaque para o BRY 10 D’OR para produtos líquidos e  o Branqueador SB para sólidos.

Segundo Liskai, os produtos BRY 10 D’OR e o BRANQUEADOR SB são compatíveis com todas as formulações de sabões e detergentes e tornam a brancura dos tecidos mais intensa e as cores das fibras sintéticas e celulósicas mais vibrantes, benefícios que têm caráter cumulativo a cada lavagem. “Eles também são mais estáveis em comparação aos demais alvejantes do mercado, como hipocloritos e peróxidos, e possuem uma elevada solubilidade em água, mesmo em baixas temperaturas. Vale frisar que o BRY 10 D’OR é um produto granulado, portanto o seu manuseio não gera poeira”.

Carbono de fonte renovável

Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan, avalia que a pandemia, além do crescimento de serviços profissionais de lavanderia, também impulsionou as vendas de produtos de cuidados com as roupas para garantir saúde e segurança.

Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan

Por outro lado, ela também aponta que os consumidores de serviços e produtos de cuidados com as roupas buscam benefícios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Segundo pesquisa realizada pela Mintel em 2021, cerca de 30% dos consumidores brasileiros consideram importante que os produtos de limpeza contenham ingredientes naturais”, reforça Gabriela.

Para atender a essa necessidade, a Stepan possui uma linha de tensoativos que podem contribuir para formulações de detergente lava-roupas mais sustentáveis. “O STEPANOL® WA EXTRA HA, por exemplo, é um tensoativo aniônico (lauril sulfato de sódio) produzido a partir de álcool graxo de origem vegetal”.

O produto, segundo a especialista, tem 100% de carbonos provenientes de fonte renovável, de acordo com o Índice de Carbono Renovável da Stepan (BCI), calculado a partir do número de carbonos renováveis derivados de plantas, animais ou fontes marinhas, dividido pelo número total de carbonos na molécula idealizada. “Ele também possui certificação Ecocert, que avalia boas práticas ambientais e sociais”, acrescenta.

Já os formuladores que procuram criar uma formulação de detergente lava- roupas mais robusta, podem utilizar um ingrediente que complemente o STEPANOL® WA EXTRA HA, adicionando uma amina óxida, por exemplo. Neste caso, a recomendação da especialista da Stepan é o AMMONYX® LMDO, uma amida amina que ajuda na estabilização da formulação, enriquecimento de espuma, melhora do desempenho de limpeza e aumento da viscosidade. Além disso, o ingrediente complementa a proposta sustentável e tem o BCI de 72.

“Outra tendência que interessa aos consumidores e que está alinhada ao tema da sustentabilidade, é o uso de produtos concentrados”, afirma Gabriela, lembrando que o STEPANOL® WA EXTRA HA e o AMMONYX® LMDO também são adequados para este formato de produto, usado principalmente em produtos de lavanderia profissional para proporcionar excelente desempenho de limpeza.

Biopolímero natural

Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas para home care da Croda, observa que se fala muito em sustentabilidade alinhada à eficiência em limpeza doméstica, mas o tema é ainda mais relevante no setor de lavanderia industrial, já que os processos são mais complexos e a troca dos enxovais está diretamente relacionada ao descarte de tecidos no meio ambiente.

Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas para home care da Croda

“Alguns estudos apontam que 3% das emissões globais de dióxido de carbono são provenientes dos processos de fabricação e uso das roupas. Além disso, 6 em cada 10 peças de roupas são descartadas ou incineradas dentro de 1 ano de sua fabricação”, afirma Pugliese, destacando que são  necessários 2.700 litros de água para se fabricar uma única camiseta de algodão, o suficiente para o consumo de água de uma pessoa por mais de 1.300 dias.

O executivo da Croda comenta que, embora não haja estudos sobre lavanderia institucional ou profissional, sabe-se de sua importância para proteger as fibras dos tecidos e aumentar o intervalo na troca dos enxovais e, desta forma, gerar impacto econômico e sustentável com o menor descarte de peças e redução no uso de água.

Pensando em proteção e em ampliar a vida útil de tecidos e fibras, a Croda já oferece em seu portfólio soluções e especialidades que alinham eficiência e sustentabilidade. Pugliese cita como exemplo o Coltide™ Radiance, um biopolímero natural inovador com 80% de origem biológica e cadeia modificada, que aumenta a substantividade das fibras de tecido. Essa ação prolonga a vida dos tecidos e colabora com a redução do consumo de água e energia, além de reduzir em até 50% a emissão de microplásticos que contaminarão o meio ambiente. “A cada quilo de Coltide™ Radiance utilizado em formulações, evitamos 450 kg de emissão de CO2 e deixamos de consumir 130 mil litros de água”, garante.

Além do biopolímero natural, a Croda conta com a maior variedade de surfactantes renováveis do mercado: a nova linha ECO de surfactantes não-iônicos 100% de Base Vegetal Renovável, livre de crueldade animal e com níveis menores de 1 ppm em relação ao 1,4-Dioxano. Pugliese explica que a composição dos surfactantes não-iônicos normalmente possui origem petroquímica pelo óxido de etileno, mas para a linha ECO a Croda encontrou uma rota alternativa para os produtos etoxilados com o bioetanol advindo de biomassa, ampliando significativamente o teor de ingredientes de origem biológica e reduzindo a dependência em combustíveis fósseis. Além disso, os ingredientes são produzidos com energia renovável, reduzindo a sua pegada de carbono.

Proteção da cor

Rosilene Machado, gerente de contas na Chemyunion, avalia que o aumento da procura por lavanderias tem sido frequente no dia a dia do consumidor motivada  pelo novo perfil da população: “Cada vez mais as pessoas desempenham suas atividades de trabalho e aproveitam o tempo livre para estar com a família, cuidar da saúde e do corpo, dando preferência às atividades físicas e aos momentos de lazer”.

“Observamos também que os consumidores estão mais atentos com o tempo de vida útil de suas roupas e sabemos que há fatores importantes que contribuem para a conservação e durabilidade dos tecidos”, afirma Rosilene, citando o maior interesse pela utilização de produtos de qualidade que tratam as fibras e as cores, o doseamento correto e as orientações de lavagem, secagem e passadoria que constam na etiqueta.

Rosilene Machado, gerente de contas na Chemyunion

A executiva lembra que esses são alguns cuidados que as lavanderias seguem à risca. Além disso, o cuidado e a preservação com o meio ambiente também é aspecto fundamental, pois geralmente a água é tratada de forma eficiente antes de ser dispensada. “Nesse sentido, os clientes conseguem preservar tanto as roupas quanto a natureza”.

Considerando todos esses aspectos, a Chemyunion desenvolveu a linha Chemycare com os ingredientes Chemycare Color e Chemyare Color Proclean, que proporcionam proteção da cor para roupas coloridas.

Composta por uma mistura sinérgica de óleo de café e filtros solares, de acordo com Rosilene, a linha Chemycare possui tecnologia de encapsulação que libera gradualmente os ativos nos tecidos, protegendo ainda mais a cor das fibras. Além disso, atendem ao claim eco-friendly por serem 100% biodegradáveis.

Rosilene destaca que a avaliação do desempenho de detergente e do amaciante com a adição dos ingredientes, foi realizada com base nas diretrizes de métodos normatizados, selecionados considerando os parâmetros mais próximos da condição de aplicação e uso real dos materiais (lavagem doméstica, secagem em câmara de fotoenvelhecimento e passadoria).

No estudo, foram utilizados diferentes tipos de tecidos e cores, como brim e sarja na coloração azul e vermelha (imagem abaixo). “Os produtos com a adição do Chemycare Color protegeram em até 75% as cores dos tecidos, e com Chemycare Color Proclean, em até 45%, mantendo-as vivas e brilhantes”, afirma Rosilene.

Lavô fez as contas

O CEO da LavôAngelo Donaton, afirma que a utilização de serviços de lavanderia pode trazer economia para os consumidores, especialmente de água e energia. “A despesa com lavanderias é muito menor se comparado às lavagens em casa. Se compararmos o valor gasto na aquisição de uma lava e seca, que é em torno de R$ 4 mil, e dividirmos por R$ 15, que é o preço de uma lavagem, o consumidor poderá usar a lavanderia quatro vezes por mês durante 5 anos. Isso sem contar o custo de sabão, amaciante e manutenção técnica caso a máquina precise. Na Lavô, por exemplo, o consumo médio de água é de 56 litros e em casa a média é de 180. Já o  consumo de energia é de 2kw, bem menor que os 9kw gastos em casa”.

Para Donaton, a praticidade de lavar e secar as roupas de uma vez, sem estender ou recolher, é crucial na escolha por lavanderias. A opção de secagem, segundo ele, é o que mais demanda tempo ao lavar roupas em casa. Em média, gastam-se oito horas para lavar e secar duas máquinas de roupas em casa, já em lavanderias self-service, tudo é resolvido em aproximadamente uma hora.