Maior evento da indústria de saneantes aborda sustentabilidade transversal no setor

Maior evento da indústria de saneantes aborda sustentabilidade transversal no setor

Um dos principais eventos de produtos de limpeza no mundo, o Cleaning Products Latin America 2023 reuniu agências reguladoras de diversos países, indústria e técnicos para debater tendências e cenários de saneantes na América Latina.

A busca por sustentabilidade em produtos de limpeza deve ser realizada de forma transversal, alinhando o uso consciente dos recursos naturais não só na produção dos saneantes, mas, também, na busca do aumento da vida útil dos produtos/itens higienizados e até dos aparelhos usados na limpeza doméstica e corporativa, incentivando parcerias nesse sentido. Esta foi uma das conclusões do CPLA – Cleaning Products Latin America 2023, que ocorreu na capital paulista nos dias 21 e 22 de junho.

O evento é uma das principais conferências internacionais de produtos de limpeza no mundo e visa discutir os desafios de cadeias de suprimentos, oportunidades de crescimento e investimento, inovação e tendências em saneantes na América Latina. A organização do CPLA é da ALIADA – Associação Latino-Americana de Indústrias de Produtos de Limpeza, em parceria com a Smithers e com a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

“O foco em sustentabilidade foi tema central de diversos painéis e é interessante notar como a indústria de produtos de limpeza tem adotado uma visão sistêmica e transversal do tema, buscando não apenas fórmulas com maior biodegradabilidade e embalagens reutilizáveis, mas, também tentando aumentar a vida útil de tecidos e equipamentos de limpeza, como máquinas de lavar roupas ou louças, por exemplo, levando a parcerias para o desenvolvimento de produtos exclusivos”, analisa Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA. “Este aumento de vida útil de roupas e equipamentos significa diminuição de descarte de tecidos danificados e até de componentes elétricos e hidráulicos de eletrodomésticos”, complementou Engler, durante o evento.

Entre as soluções discutidas no Congresso, estiveram o desenvolvimento de detergentes que consigam aumentar a durabilidade de tecidos, com menor desgaste de fibras e manutenção de cores nas lavagens, e soluções que deixem menos resíduos em máquinas automáticas de louças e roupas, o que implicaria menos manutenção, além de opções de saneantes formulados para lavagens com água fria – o que ocasionaria menor consumo de energia. “Essa discussão apenas mostra a capacidade de inovação da indústria de produtos de limpeza. No Brasil, o setor químico, do qual fazemos parte, investe mais de R$ 2,5 bilhões anuais em inovação”, diz Engler, citando dados da CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Segundo o diretor-executivo da ABIPLA, esse aporte em inovação permitiu que o Brasil se consolidasse como o 4º maior mercado de produtos de limpeza do mundo, segundo dados da Euromonitor International. “Além disso, temos um dos maiores potenciais de crescimento, já que a previsão é que o consumo de saneantes no Brasil cresça 35% até 2027. Hoje, o consumo nacional só é menor do que o dos Estados Unidos, da China e do Japão”, completa.

Encontro regulatório

O evento também contou com painéis regulatórios, envolvendo membros de agências de diversos países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru, além do Brasil, com participações de Rodrigo Ottoni, Gerente Executivo de Cosméticos e Saneantes da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e Webert Gonçalves de Santana, Coordenador de Saneantes da ANVISA. Em pauta, a discussão por convergência regulatória entre os países-membros da ALIADA e a troca de experiências e cases de sucesso de aprovação de produtos durante a pandemia.

“O mercado recebeu uma série de novos produtos desde o início da pandemia e, no Brasil, a ANVISA mostrou celeridade nas aprovações, especialmente, dos produtos utilizados na desinfecção de superfícies e ambientes”, analisa o diretor-executivo da ABIPLA.

Sobre a ABIPLA

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas domissanitários, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. O setor movimenta R$ 32 bilhões anuais e responde por cerca de 90 mil empregos diretos.

Perfil do porta-voz

Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.

Link para fotos do porta-voz: https://drive.google.com/drive/folders/1NOnN4XCWhQ_aPTBG0LI7IN6Dneok1BmC?usp=sharing

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