Limpeza aditivada: limpadores evoluem com inovação em ingredientes
Household Innovation, 28/07/2023
Produtos multiuso e específicos prometem novos benefícios
Por Estela Mendonça
Os limpadores multiuso são considerados por grande parte dos consumidores verdadeiros coringas da limpeza pesada e do dia a dia. Pela versatilidade, podem ser usados para vários fins, ambientes e superfícies: removem manchas, gordura e sujeira de pisos, azulejos, eletrodomésticos, móveis e objetos, no banheiro, na cozinha e em outros cômodos da casa.
De acordo com a empresa de pesquisas de mercado Market Research Future, o mercado global de limpadores multiuso deverá atingir US$ 5,68 bilhões em 2030, com crescimento de 4,5% ao ano. Os desafios para as marcas, entretanto, incluem intensa concorrência, aumento dos preços das matérias-primas e a presença de alternativas mais baratas.
No Brasil, segundo o Anuário ABIPLA 2023, com dados da Nielsen, os limpadores multiuso, embora tenham recuado em volume nos últimos três anos, apresentaram crescimento em valor e atingiram vendas de R$ 1,098 bilhão em 2022.
Novas habilidades
A evolução das formulações e a inovação em ingredientes vêm permitindo que as empresas lancem produtos avançados em todas as faixas de renda. Aos limpadores multiuso podem ser agregados aditivos para reforçar seus atributos ou atribuir novas habilidades.
Aline de Cassia Belleza, gerente de mercado da Univar Solutions, explica que existem muitas maneiras de transformar um produto adicionando-se matérias-primas como aditivos. Eles permitem, inclusive, criar variações de acordo com a estratégia de vendas e comunicação da linha. “Podemos, por exemplo, ter um mesmo limpador como base, mas que limpa muito mais gordura para variação ‘cozinha’ ou limo na versão ‘banheiro’, usando-se solventes específicos como aditivo para esta finalidade”.
É possível, ainda, segundo Aline, garantir versões que espumem muito mais, aplicando-se às formulações surfactantes específicos como um plus, aumentando também o poder limpeza.
“Porém uma classe de aditivos que faz muita diferença são os silicones. Com eles, temos muitas possibilidades de funcionalidade, desde produtos que entregam brilho na aplicação final até os que ajudam na limpeza imediata e de longo prazo”, afirma Aline, que destaca o Xiameter™ OFX-5211.
O Xiameter™ OFX-5211é completamente solúvel em água, o que facilita seu uso e estabilidade em limpadores, reduz a tensão superficial e atua como agente antiembaçante de longa duração, mesmo em baixa porcentagem. “Esta ação é especialmente útil em vidros e espelhos, mantendo-os com aparência de limpos por mais tempo e facilitando todo o processo de limpeza”, ressalta a gerente da Univar.
Teste de eficácia (veja abaixo) demonstrou o efeito antiembaçante Xiameter™ OFX-5211, comparando-se uma formulação simples com o aditivo com uma fórmula de limpa-vidros do mercado. Ambos foram aplicados em um vidro que foi submetido ao vapor de maneira padronizada por 5 ciclos. “A comparação comprovou que ele realmente agrega um benefício bastante visível e útil à limpeza”, completa Aline.
Limpeza superior
Amanda Melo, analista de laboratório da Evonik, avalia que a crescente demanda por produtos de limpeza eficientes e seguros impulsionou o desenvolvimento de surfactantes e aditivos mais sustentáveis, responsáveis por promover a limpeza e o desengorduramento de superfícies, sem comprometer a saúde humana, a integridade dos materiais e o meio ambiente.
“O alto nível de inovação em pesquisa e desenvolvimento da Evonik permitiu a criação de um ingrediente ativo de alta eficiência, que combina propriedades de limpeza eficazes com um perfil ambiental favorável, para diversas aplicações de limpeza”, afirma Amanda, referindo-se ao TOMAKLEEN® X-50, um surfactante não iônico desenvolvido para o desengorduramento eficiente, compatível com quase todos os aditivos, co-surfactantes e construtores.
Recomendado para limpadores e desengordurantes de superfícies rígidas, especialmente aqueles que procuram substituir solventes, o TOMAKLEEN® X-50 é prontamente biodegradável e demonstra baixa toxicidade aquática. “Ele não forma uma fase de gel sob condições normais de uso, de modo que se mistura às fórmulas imediatamente”, explica a analista da Evonik. O produto, que também é indicado para limpeza doméstica industrial e institucional, pode ser usado como surfactante primário ou secundário e também atua como emulsificante.
O ótimo desempenho, segundo Amanda, foi demonstrado no teste realizado em equipamento Scrubber, que simula uma limpeza mecânica com esponja em superfícies, utilizando um padrão com sujidade de alta dificuldade de remoção. O TOMAKLEEN® X-50 atingiu eficiência superior, mesmo utilizando apenas 1% do ativo na formulação testada (veja imagem).
“O ingrediente possui baixa tensão superficial, conseguindo penetrar rapidamente na sujidade, apresentando ação desengordurante, ótima espalhabilidade e alta performance em limpeza CIP (sem ação mecânica)”, acrescenta Amanda. Aprovado pela Safer Choice, é um ingrediente seguro revisado e rotulado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US EPA). Saiba mais no portal intoCleaning.
Booster desengordurante
O Berol® R648 NG na aditivação de limpadores de superfície é o destaque da Nouryon: “É um revolucionário tensoativo catiônico para limpeza, atuando como excelente hidrótropo e booster desengordurante, eficaz mesmo em concentrações muito baixas”, garante Dayane Reis Jacomassi, gerente de serviços técnicos de Cleaning Goods da Nouryon para a América do Sul.
Segundo Dayane, a química exclusiva do Berol® R648 NG melhora o desempenho de limpeza das formulações, podendo ser utilizado desde produtos de limpeza doméstica convencionais, como multiusos e desengordurante de cozinha, até limpadores alcalinos, metálicos, automotivos e desengraxantes industriais mais exigentes.
Dayane explica que, em combinação com tensoativos não iônicos, hidrótopos convencionais como SXS e SCS não intervêm de forma positiva no desempenho de limpeza, apenas aumentam o ponto de névoa e podem impactar a viscosidade das formulações. Já o Berol® R648 NG contribui com a performance de desengorduramento (confira na imagem abaixo), ao mesmo tempo em que colabora para o perfil de sustentabilidade da formulação, por ser rapidamente biodegradável e de fonte vegetal. “A escolha do hidrótopo é crítica e direciona a combinação correta entre o produto e a aplicação”.
Na formulação submetida ao teste, o Berol® R648 NG foi combinado ao Dissolvine® GL-47-S, um agente quelante derivado de planta, obtido através da conversão de um material vegetal em amino ácido natural, essa conversão gera o Dissolvine® GL 47 S, um quelante forte com apelo sustentável. Para saber mais sobre esse aditivo, acesse aqui.
Solvo-surfactant
“Produtos concentrados, de alto desempenho e sustentáveis são tendências de mercado que apresentam benefícios tanto para o formulador e o consumidor quanto para o meio ambiente”, observa Leandro Lúcio, técnico químico da Stepan, ressaltando que, além de apresentarem vantagens sustentáveis pela economia de água, menor geração de resíduos e redução de custos com embalagens e logística, também contribuem para melhor experiência ao consumidor com a redução de redução de enxágues e limpeza rápida.
Leandro lembra que atender a esses requisitos de formulação pode ser um desafio e, por isso, os formuladores recorrem aos aditivos, componentes fundamentais que agregam propriedades como compatibilização e estabilização de fórmulas, construção de viscosidade, controle de espuma e remoção aprimora de limpeza.
A Stepan oferece um amplo portfólio de tensoativos e soluções que buscam atender tais demandas e a aprimorar a experiência de limpeza. Entre eles, Leandro destaca o STEPOSOL® MET 10-U, uma dimetil amida insaturada e derivada de fontes renováveis. Desempenhando papel duplo, como tensoativo de baixo HLB com características de solvente, é classificado como solvo-surfactant. “Com Kauri-Butanol acima de 1000, é uma alternativa mais segura aos solventes alcoólicos ou glicólicos, como isopropanol e butilglicol”.
O STEPOSOL® MET 10-U, segundo o químico da Stepan, possui estabilidade térmica e é ecologicamente correto, devido à baixa pressão de vapor do ingrediente, ao elevado ponto de ebulição e ao Índice de Carbono Biorrenovável (BCI) de 75%. Pode ser formulado em ampla faixa de pH (3-12), inferindo tanto baixas viscosidades quanto de um gel.
Outros benefícios apontados por Leandro são o rápido espalhamento, solvência, emulsão e limpeza de sujidades graxas e particuladas de difícil remoção. “Compatível com diferentes superfícies, o STEPOSOL MET-10U é o aditivo que une versatilidade, sustentabilidade e desempenho superior de limpeza”.
10 vezes mais limpeza
Entre as inovações do mercado, o Power Plus Marine Harpic é um limpador líquido desinfetante sanitário da Reckitt que promete um vaso mais limpo e protegido, matando 99,9% de vírus e bactérias. “Possui fórmula em gel exclusiva com poder de limpeza 10 vezes maior que produtos clorados para as manchas difíceis de ferrugem sem causar danos no vaso sanitário”, ressalta Felipe Maranzato, gerente de P&D de Harpic e outras marcas da companhia.
Para desinfecção, segundo Maranzato, a fórmula contém um ativo de quaternário de amônio, que mata bactérias e foi testado contra o vírus que causa a Covid-19. “Sua fragrância possui alta aceitação entre os consumidores brasileiros, comprovado por especialistas olfativos. Além disso, sua embalagem com bico direcional é altamente eficiente, pois alcança todos os cantos do vaso sanitário”.
Liderança regional
“O mercado de cleaners vem se remodelando para manter sua ascensão diante da pós-pandemia. Já que hoje o shopper procura ainda mais diferenciais durante a compra, identificação com a marca e soluções reais para suas ‘dores’ no momento de cuidar da casa. Produto de limpeza, agora, é parte fundamental da cesta básica do brasileiro”, avaliou o diretor comercial da UAUIngleza, Rogério Furtado, ao anunciar que a marca UAU assumiu a liderança em volume (litros) na categoria de limpadores (sem desinfetantes) no Centro-Oeste em 2022, segundo dados da Kantar, lideraram o crescimento na região as linhas Banheiro (700%), Limpador Perfumado (61%) e Multiuso (7,4%).
Para Furtado, a conquista é um resultado de investimentos em inovação, ações de sell-out junto ao cliente e parcerias sólidas, além de oferecer um mix de produtos com soluções de máxima eficiência, designer disruptivo, tecnologias inovadoras e perfumes sofisticados. Garantir presença digital com mais de 500 mil seguidores nas principais redes sociais também foi decisivo.
A marca UAU, segundo o diretor, iniciou o ano movimentando a categoria com o novo Multiuso UAU Floral Intense, produto que ganhou o gosto dos consumidores pela eficiência e perfume inspirado na perfumaria fina internacional. Agora, a empresa promete um produto único e disruptivo, pensado para atender o consumidor que busca uma solução para cuidar e brilhar o inox: o novo Multiuso UAU Limpa e Brilha Inox, que seca rápido e se propõe a tirar manchas do inox sem enxague e devolver o brilho natural.
Comprovando benefícios
Com foco nos benefícios de seus produtos, para destacar suas soluções práticas e exclusivas para a limpeza no dia a dia, a Ypê lançou campanhas regionais com o mote “Ypê tá em casa”. Seguindo a linha de comunicação da campanha de masterbrand “Qualidade que se vê, certeza que é Ypê”, as novas campanhas trazem por meio de ações experimentais o poder da limpeza presente em cada uma das linhas.
Para a linha Multiuso Ypê, que possui cinco diferentes versões com benefícios adicionais em todas elas, a região escolhida foi o Sudeste que. Entre as ações, foram mostrados os produtos em situações extremas de uso nos merchans na TV aberta, comprovando seus os benefícios: poder desengordurante, tira-manchas, controle de odor, antibac e brilho sem embaçar.
“Buscamos trazer ações inovadoras que nos aproximem dos nossos consumidores e que demonstram de forma clara o alto poder de limpeza, desinfecção e qualidade dos nossos produtos da linha casa. As campanhas são uma evolução no conceito de comunicação da masterbrand, em que a qualidade superior dos produtos Ypê é a mensagem principal”, explica Cesar Nicolau, diretor de Marketing da Ypê.
Solução para MDF
A Guararapes, fabricante de painéis MDF, lançou no início do ano um spray para limpeza dessas superfícies, o G-Clean Limpa-MDF. “Diariamente, recebemos dúvidas nas redes sociais e por e-mail sobre a limpeza de MDF por parte dos consumidores finais. O G-Clean é resultado do nosso comprometimento em oferecer soluções inovadoras para a casa das pessoas, indústria moveleira e marcenaria”, explica Humberto Oliveira, diretor comercial e de marketing da Guararapes.
O G-Clean pode ser utilizado tanto para limpezas leves quanto pesadas, removendo a maioria das manchas, como marcas de gorduras e dedos, café, azeite, mostarda, ketchup, molhos diversos e poeira, além de resíduos de marcenaria, como cola, entre outras sujeiras do dia a dia. Isso sem agredir ou danificar o material e sem deixar um aspecto engordurado. Confira a campanha do G-Clean.
https://www.youtube.com/embed/YYM8_iicH7s?feature=oembed
Aposta em nova fórmula
Marca da Reckitt Hygiene Comercial, Veja, a mais tradicional de limpadores multiuso do país, relançou em abril sua linha de perfumados. Além de novas fórmula e embalagens, Veja Perfumes apresentou a nova fragrância Lírio do Nilo. “O relançamento parte da nossa necessidade de continuar inovando e aprimorando os produtos”, conta Fernando Gama, head marketing da marca. “Enxergamos como uma oportunidade de conquistar ainda mais espaço no segmento de perfumados, uma vez que o nosso produto estimula por ainda mais tempo a sensação de casa limpa”.
Os produtos têm tecnologia que garante perfumação prolongada, produzida por fragrâncias com ingredientes internacionais e perfumistas renomados. Eles podem ser utilizados para neutralizar os maus odores e também para a finalização da faxina.
Perfumação em alta
Durante o evento de lançamento do Anuário Abipla 2023, publicado anualmente pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, Paula Ferolla, analista de pesquisa sênior da Euromonitor International, destacou os produtos de limpeza perfumados com bom potencial de crescimento. “De limpadores perfumados até aromatizadores, percebe-se uma tendência voltada para produtos de alto valor agregado, buscando diferenciação com fragrâncias atraentes para fomentar esse crescimento. É um movimento da indústria que favorece ao consumidor que busca cuidar da sua casa e do seu bem-estar nela”.
Por outro lado, Paula pontuou a influência do cenário econômico: “O consumidor brasileiro é fortemente ligado à performance de produto na sua rotina de limpeza, o que influencia nas decisões de compra, mas a inflação na cesta de produtos coloca o custo-benefício em destaque nesse momento, o que leva o consumidor a mudar de marca ou canal de compra dependendo da renda disponível e da categoria de produto que busca, por exemplo”.
Já Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA, fez projeções para o setor, destacando que a produção de produtos de limpeza deverá apresentar evolução em relação a 2022, principalmente pela estabilização dos preços dos insumos da indústria. “Após a pressão de custos do ano passado, segundo dados do INPC, a categoria de produtos de limpeza já apresenta elevação 0,19% menor do que a inflação geral no acumulado até maio de 2023. Com isso, a indústria deve manter investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, o que deve fazer com que tenhamos um crescimento industrial de 2% em 2023”. O anuário Abipla 2023 já está disponível para download no site da entidade.