Guia de Produtos de Limpeza da ABIPLA orienta uso correto de saneantes

Guia de Produtos de Limpeza da ABIPLA  orienta uso correto de saneantes

Publicação tem relevância para a saúde pública, dizem coordenador da ANVISA e superintendente do CRQ-IV. O guia trata dos diferentes processos de higienização, como limpeza, desinfecção e esterilização, e alerta o consumidor sobre a necessidade de observar as informações do rótulo do produto, que deve ser, obrigatoriamente, validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, lançou, no dia 24 de março/2021, o GUIA DE PRODUTOS DE LIMPEZA, que tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas de consumidores sobre os diferentes tipos de saneantes, suas indicações e cuidados no uso para ambientes domésticos e profissionais. “A ideia é oferecer informação, em linguagem simples e direta, sobre as principais categorias de produtos de limpeza, auxiliando a população, principalmente, durante a pandemia do Coronavírus, em que a sanitização de ambientes está entre os principais protocolos de saúde a serem adotados. Com isso, as pessoas terão maior segurança na manipulação e usarão os saneantes adequados, de acordo com sua finalidade”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

O guia aborda, além das principais categorias de produtos saneantes, os diferentes processos de higienização, como limpeza, desinfecção e esterilização, e alerta o consumidor sobre a necessidade de se atentar às informações do rótulo do produto, que deve ser, obrigatoriamente, chancelado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“Iniciativas voltadas ao esclarecimento dos consumidores, sobre os produtos saneantes, são fundamentais, não só pela importância na orientação de uso, exclusivamente, de produtos regulares na ANVISA e de como identificá-los, mas, também, pelo risco daqueles que não foram, devidamente, avaliados para a saúde das pessoas. Sem dúvidas, o GUIA DE PRODUTOS DE LIMPEZA, desenvolvido pela ABIPLA, tem relevância para a saúde pública”, afirma Webert Gonçalves de Santana, da COSAN – Coordenação de Saneantes da GHCOS – Gerência de Produtos de Higiene, Cosméticos, Perfumes e Saneantes da ANVISA.

Para o superintendente do CRQ-IV – Conselho Regional de Química da IV Região, Wagner Contrera Lopes, a publicação pode ajudar o consumidor até no descarte de embalagens e produtos químicos. “Nesse período de pandemia, em que os cuidados com a higiene e limpeza tem sido fundamentais aliados na prevenção ao Coronavírus, o lançamento do GUIA DE PRODUTOS DE LIMPEZA agrega importantes informações, transmitindo de forma simples e objetiva conceitos e orientações à sociedade quanto ao correto uso dos saneantes, inclusive, auxiliando no momento da aquisição de produtos legalizados, bem como, quanto ao correto manuseio e estocagem de produtos e no descarte de embalagens. Tais instruções contribuem não apenas para a preservação da saúde pública, mas para o desenvolvimento sustentável do País”, afirma.

Acesse a íntegra do Guia de Produtos de Limpeza, que já está disponível no site da entidade: https://abipla.org.br/guia-de-produtos-de-limpeza/

Sobre a ABIPLA – 45 Anos

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) completa 45 anos em 2021, e representa os fabricantes de sabões, detergentes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. Seus associados representam a indústria de higiene, limpeza e saneantes do Brasil, setor que movimenta R$ 26 bilhões anuais e responde por 58 mil empregos diretos.

_____________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Contatos (Estamos atendendo remotamente):

Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) – (11) 98115-4433

Luis Massao (massao@mcepress.com.br) – (11) 97619-6042

Renata Lucy (renata@mcepress.com.br) – (11) 96299-8628