Estudo mostra quais são as empresas campeãs em ESG do Brasil na opinião de consumidores
Pesquisa realizada pela consultoria Walk The Talk mostra que brasileiros têm grandes expectativas sobre pautas ESG em empresas
Por Carla Matsue, Valor Investe — São Paulo
Com o intuito de mostrar ao mercado as empresas que mais são associadas ao ESG (sigla para questões ambientais, sociais e de governança), a consultoria Walk The Talk by La Maison divulgou uma pesquisa realizada com 4.421 pessoas (homens e mulheres), de 16 a 64 anos, das cinco regiões do Brasil, das classes ABC e pediu a percepção sobre o posicionamento e ações de 50 empresas que são representativas em suas categorias.
Além de mostrar as companhias que mais atuam em relação ao meio ambiente, sociedade e governança, a pesquisa também revela as principais preocupações da população com essas causas.
Juliana Simão, fundadora da consultoria explica que em 2021, a empresa juntou alguns grupos de consumidores de diferentes idades, gênero, classe social e localidades para levantar suas percepções sobre questões relacionadas a ESG. “Para cada empresa citada, tentamos trazer uma segunda, terceira ou quarta da mesma categoria para conseguir compará-las”, comenta.
A Natura foi a empresa mais associada ao ESG, obtendo 536 pontos, num índice que chega a 1 mil. A Unilever aparece logo após, com 389, seguida pela Ypê (386), Boticário (376), Petrobrás (372), Nestlé (354), Banco do Brasil (335), P&G (332) e Coca Cola (315).
Simão destaca que a pesquisa abrange a opinião de consumidores sobre as marcas e não sobre as ações das empresas como corporações. “Os clientes criam expectativas sobre as empresas e elas mudaram conforme o passar dos anos”, esclarece.
Ainda na opinião da fundadora, cada vez mais os consumidores percebem a falta de autoridade dos governos e instituições, fazendo com que as marcas ganhem relevância e possam conquistar credibilidade em pautas ESG, que fazem parte do cotidiano dos clientes.
A pesquisa revela que 94% dos brasileiros esperam que as empresas façam algo sobre ESG e acreditam que a empresa tem obrigação de fazer algo relacionado aos problemas. Porém, quando questionados, apenas 17% acreditam que as corporações efetivamente fazem. “Analisamos uma lacuna entre a expectativa do consumidor e a realidade, que é o que as marcas demonstram”, afirma a fundadora.
Questões ambientais ocupam grande parte da expectativa dos brasileiros, que esperam que as empresas cuidem da natureza, seja modificando produtos e serviços para se tornarem melhores do ponto de vista ambiental, não façam testes em animais ou produzindo embalagens melhores para o meio ambiente.
Todas as empresas citadas na reportagem ficaram no grupo “Alto”, marcando de 301 a 600 pontos. Acima de 600 pontos, as empresas são consideradas no ranking “Muito Alto” (o melhor grupo). Nenhuma das companhias que operam no Brasil entraram no primeiro grupo. De acordo com Simão, isso acontece em função do amadurecimento da pauta de ESG no Brasil.
“Nosso país ainda dá os primeiros passos em ESG. Existem empresas mais engajadas que outras, muitas companhias ainda não conseguiram desenvolver, de fato, essas práticas ou fazem apenas o que é necessário e higiênico. O ESG ainda precisa amadurecer e a pressão do brasileiro é uma das peças-chave para isso”, analisa.
Com relação ao primeiro estudo realizado pela Walk the Talk, em setembro de 2021, apenas três empresas permanecem na categoria alto: Natura, Nestlé e Ypê. As outras entraram nessa edição.
Investimento sustentável — Foto: GettyImages