Dow readequou operação em São Paulo para produção de 25 toneladas de álcool em gel para doação

Dow readequou operação em São Paulo para produção de 25 toneladas de álcool em gel para doação

O álcool em gel não é um produto produzido pela empresa. Unidade de Hortolândia produz silicone e sofreu adaptação para viabilizar a produção que possibilitará que mais de 200 unidades públicas de saúde do estado sejam beneficiadas.

Com o objetivo de auxiliar a população no combate à proliferação da Covid-19, a Dow readequou as linhas de produção de sua unidade em Hortolândia (SP) e anuncia o início da fabricação de álcool em gel para doação a hospitais públicos e unidades de saúde do estado de São Paulo. A produção será iniciada nesta terça-feira (07/04) e os primeiros lotes devem chegar à rede pública de saúde já na próxima semana.

O álcool em gel não é um produto produzido pela empresa e esse esforço conjunto envolveu diversas unidades de negócio da companhia, além da colaboração de clientes e fornecedores, para viabilizar a produção na unidade de Hortolândia, que originalmente fabrica silicones.

Para a produção do material, a Dow necessitava de um espessante, uma das matérias-primas necessárias para a formulação do álcool em gel. A escassez desse item no mercado fez com que os times de Pesquisa & Desenvolvimento e Manufatura na unidade fabril de Jacareí (SP) se unissem para fabricar o espessante necessário no Brasil para viabilizar exclusivamente esta produção e doação.

Ao todo, serão 25 toneladas (30 mil litros na conversão do produto), e, nesse primeiro momento, 15 mil litros serão doados para as cidades paulistas de Campinas, Guarujá, Hortolândia, Jacareí e Jundiaí, e beneficiarão nove hospitais públicos, 18 unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 185 Unidades de Saúde (UBS) e quatro Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). A quantidade produzida abastecerá esses locais por três meses e foi baseada em cálculos das próprias secretarias de Saúde das cidades. A Dow já avalia novos locais para o restante e a viabilidade de fabricação extra.
Esse esforço conjunto envolveu diferentes unidades de negócio da companhia, clientes e fornecedores.

“A Dow entende seu papel na luta contra o COVID-19 e não mediu esforços para apoiar no que lhe compete, ou seja, viabilizar a produção deste item. Clientes e fornecedores da empresa colaboraram para o êxito desta iniciativa, uma união de forças em prol da sociedade. Outras ações para auxiliar a população no combate à proliferação desta epidemia também devem ser anunciadas em breve”, afirma Javier Constante, presidente da Dow na América Latina.


Parceria


A distribuição será viabilizada via secretarias de Saúde de cada localidade e tudo só foi possível graças à união de empresas que se dispuseram a agir em prol de um bem comum: a luta contra o novo coronavírus e o apoio à sanitização dos espaços públicos de saúde, ação tão importante nessa batalha.

A empresa de logística Cesari fornecerá o transporte do etanol para a fábrica de Hortolândia e a limpeza do tanque que realizará o transporte. A Intertank, especializada em tanques de pequeno e médio portes, emprestará os contêineres metálicos para fracionar o etanol que ficará armazenado na fábrica de Hortolândia. O transporte para os locais indicados pelas secretarias de Saúde das cidades contará com apoio do Grupo Toniato e as embalagens de 10 litros serão doadas pela Greif, cliente da Dow e fornecedora global de embalagens para a companhia. O álcool em gel será disponibilizado em bombonas plásticas (polietileno de alta densidade), seguindo as exigências e recomendações do INMETRO.

E a corrente de solidariedade não para aí. A Campo Limpo Plásticos, localizada em Taubaté, em São Paulo, irá fornecer as tampas das embalagens seguindo as especificações de desempenho definidas pela Greif e Dow; a empresa de logística EBMAC, com sede em Cambé, no Paraná, se encarregará do transporte das embalagens para a fábrica de Hortolândia; e a Transbueno, do Grupo Bueno, localizada em Jacareí, São Paulo, fará a retirada e entrega das tampas da embalagem em Hortolândia, local da fabricação do álcool em gel.

Em 30 de março, a Dow já havia anunciado o início da produção de álcool gel em diversas fábricas na América do Norte e Europa, somando-se à fabricação já iniciada na unidade fabril de Stade, na Alemanha. Juntas, as plantas da empresa esperam produzir mais de 200 toneladas. Grande parte dessa produção será doada gratuitamente a entidades locais e uma fração será distribuída nas plantas da empresa para ajudar a proteger os funcionários que estão na linha de frente e garantir que as instalações continuem funcionando em segurança.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 109 unidades fabris em 31 países e emprega aproximadamente 36.500 pessoas. Em 2019, gerou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias.

Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

Oribá Soluções Criativas
Anna Brom – anna@oribacomunicacao.com.br
Júlia Meriqui – julia@souoriba.com.br
Nayme Bizaio – nayme@oribacomunicacao.com.br
(11) 4106-5944