Dow inaugura o Latin America Inspiration Center, seu primeiro centro de inovação para a América Latina

Dow inaugura o Latin America Inspiration Center, seu primeiro centro de inovação para a América Latina

Entre as aplicações realizadas nos laboratórios estão os desenvolvimentos de formulações para cuidados domésticos, como detergentes para lavagem de roupas e de louças, amaciantes, limpeza de superfícies e de pisos; e de cuidados pessoais, como shampoos, condicionadores e produtos para tratamento dos cabelos, sabonetes em barra e líquidos, cremes, loções e protetores solares para pele e maquiagem.

São Paulo, 08 de setembro de 2021 – Alinhada à ambição de se tornar a empresa de ciências de materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo, a Dow escolheu o Brasil para ser sede do seu primeiro centro de inovação para a América Latina, o Latin America Inspiration Center.

Localizado em Jundiaí (SP), o Latin America Inspiration Center concentra em um único lugar uma estrutura robusta de pesquisa e desenvolvimento que será o núcleo tecnológico de inovação sustentável e colaborativa da Dow para a América Latina. A empresa é uma das indústrias químicas que mais investe, globalmente, em Pesquisa e Desenvolvimento. De Jundiaí, graças a recursos tecnológicos de última geração, atenderá a clientes e parceiros de todos os países em que a Dow atua na América Latina.

Com 9.291 metros quadrados, o Latin America Inspiration Center conta com laboratórios de alta tecnologia e equipamentos de última geração, além de laboratórios de avaliação sensorial e de análise de performance de materiais, espaços de colaboração para processos de design thinking, salas multiuso e espaços para treinamentos presenciais ou digitais.

Cuidados com a casa e cuidados pessoais

As instalações do novo centro estão preparadas para impulsionar a inovação sustentável da indústria nos mercados de cuidados domésticos, como lavagem de louças e roupas, limpeza de superfícies duras e pisos; e mercados de cuidados pessoais, como produtos de tratamento aos cabelos e à pele, maquiagem e proteção solar.

Entre as metolodogias de avaliação de desempenho dos produtos para cuidados domésticos, estão: 

  • Anti-redeposição, lavabilidade, solidez da cor e detergência primária para formulações de lavagem de roupas usando os equipamentos tergotômetro e espectrofotômetro;
  • Coeficiente de fricção para sensorial de maciez ao tecido;
  • Microscopia eletrônica de varredura para caracterização da superfície do tecido;
  • Preparação de diferentes sujeiras e manchas para avaliação da detergência usando o equipamento Silk Screen;
  • Geração e estabilidade de espuma usando o Analisador Dinâmico de Espuma, teste de espuma Ross Miles e teste de espuma Mathis para formulações de lavagem de roupas e lava-louças;
  • Análise de reologia das formulações;
  • “Highthroughput”  (HTS) e teste de abrasão para limpeza de superfícies duras;
  • Avaliação do tamanho das partículas para emulsões utilizando equipamento de potencial Zeta (Nanoplus Zeta Potential);
  • Painel interno de consumidor para avaliação de sensorial de maciez e aparência dos tecidos.

Já para cuidados pessoais, as principais metodologias de avaliação de desempenho são:

  • Penteabilidade do cabelo à umido e à seco, coeficiente de fricção para sensorial de maciez ao cabelo, controle de volume do cabelo, teste de definição e fixação do cabelo, e sensorial de pegajosidade;
  • Controle de volume e frizz do cabelo, por avaliação de imagem;
  • Microscopia eletrônica de varredura para caracterização da superfície do cabelo e deposição de silicones;
  • Brilho do cabelo por medida de reflexão especular e difusa;
  • Proteção térmica e da cor do cabelo;
  • Geração e estabilidade de espuma usando o Analisador Dinâmico de Espuma, Ross Miles e Mathis;
  • Molhamento de superfícies e hidrofobicidade através de medidas de ângulo de contato;
  • Medidas do fator de proteção solar para pele (FPS) via teste in-vitro;
  • Teste de resistência à abrasão de fórmulas de maquiagem;
  • Oleosidade e hidratação da pele usando “sebumeter”, corneômetro e “tewameter”;
  • Antiareia/ antipoluição para o cuidado da pele;
  • Avaliação do tamanho das partículas para emulsões de cremes para a pele e condicionadores de cabelo utilizando equipamento de potencial Zeta (Nanoplus Zeta Potential);
  • Painel interno de consumidor para avaliação de sensorial de condicionamento aos cabelos e à pele.

Nesse ambiente, composto por sistemas inteligentes e avançados, a Dow irá fomentar parcerias colaborativas com seus clientes, donos de marcas e a comunidade científica para acelerar esforços em direção à inovação da indústria latino-americana. “Acreditamos que inovação começa com colaboração. Trabalhamos de perto com nossos clientes para ajudá-los a solucionar seus desafios e assim, contribuir para torná-los mais sustentáveis e para melhorar seu desempenho e produtividade”, enfatiza Ana Claudia Rueda, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e Serviços Técnicos da Dow América Latina.

Projetos que aliam inovação e sustentabilidade já estão em fase adiantada de testes no Latin America Inspiration Center e, em breve, devem chegar ao mercado.  Entre eles estão o desenvolvimento de um processo de reciclagem de espumas de colchões e de outros materiais similares; um antiespumante para uso no mercado sucroalcooleiro; e uma tinta de única demão para construção.

Integração e colaboração

Na América Latina, a Dow pretende desenvolver inovações em ciência dos materiais por meio de três pilares estratégicos: Inovação Sustentável, Aceleração Digital e Ecossistema Inovador.Na prática, isso significa ajudar seus clientes e a cadeia de valor dos segmentos em que atua a desenvolver soluções mais sustentáveis com foco na proteção do clima, em uma economia circular e no manuseio de materiais mais seguros para as pessoas e para o planeta; usar a conectividade e a digitalização para promover rápidas aprendizagens e respostas às mudanças no mercado; e dispor de um time diversificado de especialistas que garantam a inovação com segurança e agilidade.

É por isso que, além da estrutura de ponta, um dos grandes diferenciais do Latin America Inspiration Center é seu time multidisciplinar. Ao todo, cerca de 200 especialistas irão conectar as tecnologias, os laboratórios e as equipes de suporte técnico e pesquisa e desenvolvimento da Dow aos outros laboratórios que a Dow possui no México, Colômbia, Brasil e Argentina, bem como à rede global de especialistas, permitindo a replicação e adaptação de soluções desenvolvidas em outras geografias para a realidade dos mercados locais.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo.  Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo para possibilitar um futuro mais sustentável ao planeta por meio de sua expertise em ciência dos materiais e da colaboração com seus parceiros. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e cuidados do consumidor. A Dow opera 106 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2020, gerou aproximadamente US$ 39 bilhões em vendas.  Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

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