Detergentes para lavar louças têm aumento de demanda na pandemia

Detergentes para lavar louças têm aumento de demanda na pandemia

Produto cresce acima de dois dígitos e inclui detergentes para máquinas.

A pandemia provocou diversos reflexos no comportamento das pessoas, ao redor do mundo. Não por acaso, estudos sobre os hábitos do consumidor apontam que os detergentes de louças líquidos, em pó e em tabletes, tanto de uso manual quanto em máquinas, lideram o crescimento em vendas entre os produtos de limpeza e cuidados com o lar, em uma série de países – um exemplo é que, de acordo com a pesquisa Winning Omnichannel, da Kantar, as vendas deste produto cresceram 12% na América Latina, em 2020. “É um movimento que acontece desde o início da pandemia, com as pessoas mais tempo em casa, inclusive, cozinhando mais, o que provocou uma grande mudança no setor de produtos de limpeza, principalmente, para uso doméstico”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

Engler afirma que a produção de detergentes ficou, praticamente, estável entre os anos de 2015 e 2019 – passou de cerca de 484 mil litros, em 2015, para 487 mil, em 2019. “Foi um aumento de demanda, de certa forma inesperado em 2020, mas que foi bem absorvido pelos fabricantes de saneantes. Um detalhe que chama a atenção é o aumento na procura pelos produtos destinados à higienização em máquinas de lavar-louças”, diz ele, lembrando que a indústria tem feito investimentos e lançado produtos direcionados para a higienização em máquinas. “Nos últimos anos, tivemos diversos lançamentos de produtos específicos para uso em máquinas lava-louças. É um nicho que tem tido bastante crescimento em 2021 e pode repetir a alta de dois dígitos do ano passado”, completa.

Lava-louças se populariza

O diretor da ABIPLA conta que a variedade de detergentes, para uso em máquinas, era um tanto limitada até poucos anos atrás e, até por isso, a lava-louças não figurava entre os eletrodomésticos preferidos do brasileiro. Hoje, a indústria de saneantes já oferece uma série de alternativas de detergentes para lavagem em máquina. Coincidência ou não, o eletrodoméstico virou objeto de desejo dos brasileiros. De acordo com dados do Google, a máquina de lavar-louças foi o eletrodoméstico que registrou a maior alta entre as pesquisas dos internautas do Brasil em 2020, com crescimento de quase 95%. “Este é um dos reflexos que notamos com a chegada da pandemia. Passando mais tempo em casa, é natural que as pessoas busquem alterativas para tornar a limpeza diária mais fácil e confortável”, analisa Engler.

Uma das vantagens da lavagem da louça em máquina é que, além de prática, ela pode economizar de 80% a 90% de água, na comparação com a limpeza de forma manual. “Isso é primordial, especialmente, quando estamos prestes a enfrentar uma grande crise hídrica, como a que deve acontecer neste ano. É importante ressaltar, também, que a qualidade da higienização da lavagem em máquina é superior, já que muitos dos detergentes desenvolvidos, especialmente, possuem enzimas que limpam e desengorduram com maior eficácia, com baixo consumo e excelente biodegradabilidade”, afirma Engler.

Sobre a ABIPLA – 45 Anos

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) completa 45 anos em 2021 e representa os fabricantes de sabões, detergentes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. Seus associados representam o mercado de higiene, limpeza e saneantes do Brasil, setor que movimenta R$ 26 bilhões anuais e responde por 85 mil empregos diretos.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) – (11) 98115-4433

Luis Massao (massao@mcepress.com.br) – (11) 97619-6042

Renata Lucy (renata@mcepress.com.br) – (11) 96299-8628