Detergentes e água sanitária lideram alta na produção na pandemia

Detergentes e água sanitária lideram alta na produção na pandemia

Demanda de alguns produtos cresce acima de dois dígitos.

Os detergentes, tanto para roupas (+25,9%) quanto para louças (+12,23%), além de alvejantes e água sanitária (11,31%), foram os produtos de limpeza que registraram a maior alta na produção, durante o primeiro ano da pandemia do Covid-19.

As informações fazem parte do Anuário ABIPLA 2021, lançado, recentemente, pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA). A publicação é referência em informações sobre a indústria de limpeza, reunindo dados do setor, como faturamento, empregos, número de empresas em atividade, crescimento de produção industrial e a oscilação de diversos produtos da cesta de limpeza nacional.

“A alta na demanda destes produtos está, claramente, relacionada aos hábitos impostos pela pandemia. Como muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, especialmente, em 2020, o consumo de detergentes para louças e para roupas foi impulsionado. A água sanitária também tem sido um dos mais utilizados produtos para desinfecção de ambientes e superfícies. É encontrada com facilidade, em qualquer lugar do País, tem custo acessível e é uma importante ferramenta para a saúde pública, pois protege contra diversos tipos de contaminações”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

Outros produtos que tiveram aumento de demanda, em 2020, foram esponjas sintéticas (+10,27%), desinfetantes (+4,72%), sabão em barra (+4,66%), amaciantes (4,21%), limpadores multiuso (+4,04%) e limpadores para banheiros (+2,95%).

Além dos dados do setor, a publicação traz artigos, entrevistas e comentários de temas relevantes ao setor industrial e à sociedade brasileira. A edição conta, ainda, com uma versão da cartilha de saneantes da entidade, que esclarece dúvidas e dá informações sobre as principais categorias de produtos de limpeza do Brasil.

O Anuário pode ser baixado gratuitamente no site da entidade.

Sobre a ABIPLA – 45 Anos

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) completa 45 anos em 2021 e representa os fabricantes de sabões, detergentes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. Seus associados representam o mercado de higiene, limpeza e saneantes do Brasil, setor que movimenta R$ 30 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 85 mil empregos diretos.

Perfil do porta-voz

Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Contatos (estamos atendendo remotamente):

Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) – (11) 98115-4433

Luis Massao (massao@mcepress.com.br) – (11) 97619-6042

Renata Lucy (renata@mcepress.com.br) – (11) 96299-8628