Cuidados com as roupas: como se dar bem em um mercado de R$ 22 bilhões

Cuidados com as roupas: como se dar bem em um mercado de R$ 22 bilhões

Household Innovation, quinta-feira, 28 março 2024 

Consumidores querem produtos mais sustentáveis e que ajudem a preservar as roupas por mais tempo

Por Estela Mendonça

Embora ainda seja bastante significativa a adesão dos consumidores ao fast fashion, com 36% dos brasileiros relatando que costumam comprar roupas em plataformas de moda asiáticas, segundo um estudo da Brain Inteligência Estratégica, que mergulhou nos hábitos de compra que moldam a experiência do consumidor no universo do fast fashion asiático.

Em oposição, cresce também a preocupação dos consumidores com questões ambientais, especialmente o impacto das alterações climáticas, o que têm contribuído para a mudança de hábitos do consumidor de produtos de cuidados com as roupas e pressionado as empresas a adotar estratégias para melhorar o desempenho de seus produtos, com formulações mais sustentáveis e que ajudem a conservar o planeta e as roupas por mais tempo.

Brasil ultrapassa Japão

No mercado brasileiro de cuidados com as roupas, qualquer ponto percentual conta muito, já que em 2023 as vendas cresceram 7,4% em relação ao ano anterior e atingiram R$ 21,8 bilhões, segundo dados preliminares da Euromonitor International, que prevê que elas possam chegar a R$ 27 bilhões até 2027.

O Brasil subiu uma posição no mercado global em 2023, ultrapassando o Japão e assumindo o quarto lugar, atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia. No ano passado, de acordo com a Euromonitor international, as vendas totalizaram US$ 96,5 bilhões, com elevação de 8,2% sobre 2022. A previsão é que o consumo de produtos de cuidados com as roupas ultrapassem os US$ 129 bilhões em 2027.

Seis camadas de limpeza

As inovações são as propulsoras desse mercado. A marca Tide, da P&G, apresentou durante o SXSW 2024, sua mais recente inovação: Tide evo, um lava-roupas em forma de pastilha, que incorpora seis poderosas camadas de ingredientes de limpeza 100% concentrados em cada fibra, oferecendo poder de limpeza superior. Segundo comunicado da marca, o Tide evo é cinco vezes mais eficaz na remoção de manchas comuns do que o detergente de marca líder da concorrência, cumprindo a promessa do Tide de limpeza superior na mais recente evolução em lavanderia.

“Hoje é um marco significativo para a Tide, pois revelamos o Tide evo no SXSW 2024, marcando uma nova fase de inovação em cuidados com a lavanderia. O Tide evo incorpora mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento, significando um grande avanço na forma como abordamos a limpeza e a eficiência em nossas vidas diárias”, afirmou Sundar Raman, CEO da P&G Fabric & Home Care. O produto só estará à venda a partir de abril nos EUA.

Branco absoluto

No Brasil, um grande destaque foi a Unilever que lançou dois novos lava-roupas em primeira mão no país, em julho do ano passado:  OMO Ultra Power, que combina cinco tecnologias para remoção de manchas,  e OMO Expert Branco Absoluto, com cristais e agentes branqueadores que devolvem a brancura das roupas em até três tons. O Brasil foi o primeiro país a lançar as inovações.

“OMO Ultra Power e OMO Expert Branco Absoluto foram desenvolvidos para entregar máxima potência e levarem ao consumidor produtos vanguardistas com formulações que atendam suas necessidades específicas. Nossa maior preocupação é garantir que o consumidor tenha as melhores opções em casa para ter um cuidado especial com as roupas, seja com o líquido ou o especialista em branco. A ideia é que ambos se complementem para alcançarem todas as necessidades do dia a dia”, afirmou Yasmine Antacli, diretora de marketing da marca.

Performance e cuidado

Casa KM, fabricante dos produtos da linha Coquel, lançou em 2023 o Coquel BB Potência, com alta performance para roupas mais pesadas e cuidados com os tecidos, deixando as peças mais limpas e conservando as peças mesmo após inúmeros ciclos de lavagem.

“O novo lava-roupas em pó possui tecnologia BB (óleo de babaçu) que proporciona mais limpeza e perfume, proporcionando bastante maciez, e o mais importante: cuida das fibras dos tecidos. Além disso, tem tecnologia de enxague fácil, que proporciona menor consumo de água e mais economia; contém tensoativo biodegradável”, explica Milena Trevizoli, do marketing da empresa.

Preço acessível

A marca Assim, da Flora, apresentou no segundo semestre de 2023 uma versão líquida de lava-roupas por um preço acessível. Os produtos contam com fragrâncias que perfumam como os amaciantes, tecnologia que remove até 100 tipos de manchas e enxágue fácil. A variante Bicarbonato traz praticidade para o consumidor que já utiliza o ingrediente na lavagem de roupas, garantindo cores vivas e um branco mais branco, enquanto a Micelar garante formulação hipoalergênica e testada dermatologicamente, uma tendência cada vez mais presente na categoria.

Óleos essenciais

Durante a APAS Show 2023, a Politriz lançou amaciantes concentrados com com padrão de qualidade similar aos líderes de mercado Comfort e Downy. O Amaciante Concentrado Casaflor rende 2 litros ou 25 lavagens com um frasco de 500ml e proporciona maior maciez aos tecidos, facilita a passagem e protege a cor e as fibras dos tecidos.

Todas as versões contêm óleos essenciais e microcápsulas que prolongam o perfume. Além de todos serem dermatologicamente testados a versão Pura Ternura entra como a opção cor branca da linha com características hipoalergênicas.

Nova fragrância

Downy, da P&G, lançou no início do mês a variante Brisa Suave e anunciou  sua nova embaixadora, a atriz Mônica Martelli. No evento de lançamento, todas as convidadas da mesa redonda usaram pijamas desenhados pelo estilista Alexandre Herchcovitch com modelos pensados na personalidade de cada uma. Essa parceria também faz parte da estratégia de Downy, já que busca unir a expertise reconhecida do estilista no universo da moda com os valores de cuidado com as roupas de Downy.

Muito além da limpeza

Ainda existe muito campo para inovar em produtos de cuidados com as roupas. Um dos principais motivos de insatisfação com os detergentes para a roupa é a formação de bolinhas e a consequente aparência de tecido velho e desgastado. É o que mostrou um estudo da  IFF sobre o consumidor brasileiro de produtos de laundry care. Essa insatisfação está relacionada à busca por roupas que durem mais tempo, o que vem sendo motivado por aspectos econômicos e ambientais.

Carolina Montefrio, líder de Home & Personal Care para a América Latina da IFF

Carolina Montefrio, líder de Home & Personal Care para a América Latina da IFF, explica que, no comportamento de compra, a combinação dessas demandas se traduz na busca por benefícios que vão além da limpeza para ajudar as roupas a terem uma aparência melhor por mais tempo. “Seja o consumidor preocupado com o orçamento, que precisa de roupas que durem mais para reduzir as despesas familiares, ou o consumidor ambientalmente consciente, que está migrando do fast fashion para roupas atemporais e tecidos naturais, as marcas têm a oportunidade de agregar valor aos seus detergentes para roupas, comunicando os benefícios do cuidado com os tecidos”.

A IFF, pioneira em engenharia de proteínas, oferece para o mercado brasileiro REVITALENZ® 200, uma celulase líquida que oferece vantagens significativas, mesmo quando incluída em detergentes para roupa contendo protease. “REVITALENZ® 200, disponível por de distribuição da IMCD, é eficaz tanto na proteção quanto na remoção de bolinhas em roupas de algodão e oferece resultados visíveis após menos ciclos de lavagem”, afirma Carolina.

Redução de microplásticos

“Apesar de os microplásticos serem tema de discussão em cosméticos, grande parte desses poluentes nos oceanos vêm de tecidos sintéticos”, observa Amanda Labegalini, cientista de aplicação na Croda, que explica que as microfibras, liberadas durante lavagem desses tecidos são fragmentos menores de 5 milímetros que podem afetar a vida marinha e entrar na cadeia alimentar humana.

Amanda Labegalini, cientista de aplicação na Croda

Além disso, a cientista da Croda ressalta que a preocupação com os microplásticos também está diretamente ligada ao cuidado com as roupas, pois a liberação dessas partículas durante o processo de lavagem é uma evidência do desgaste dos tecidos.

“À medida que as roupas são lavadas repetidamente, as microfibras são gradualmente liberadas, podendo chegar a vários milhões em uma lavagem”, diz.

Diante desse cenário, a Croda desenvolveu, o Coltide RadianceTM, um biopolímero que ajuda a reduzir a quantidade de microplásticos liberados durante a lavagem. Segundo Amanda, Coltide RadianceTM protege as fibras, prolonga a vida útil das roupas e reduz o desgaste e o desbotamento.

Por meio de avaliação por microscopia eletrônica de varredura, foi demonstrado que a lavagem com Coltide RadianceTM manteve as fibras intactas, ajudando a proteger o meio ambiente, como  mostram as imagens comparativas abaixo.

“Como fornecedor líder de ingredientes inteligentes e sustentáveis para a indústria de cuidados domésticos, a Croda investe seu conhecimento científico no desenvolvimento de soluções que proporcionam experiências superiores ao consumidor com benefícios de sustentabilidade”, completa Amanda.

Versatilidade das enzimas

Ricardo Pedro, gerente técnico da IMCD, lembra que o mercado I&I de cuidados com as roupas costumava utilizar produtos considerados commodities, como soda, cloro, ácidos diversos, porém esse cenário vem se transformando com o crescimento do uso de especialidades químicas, destacando-se as enzimas como uma das principais tecnologias para cuidados com os tecidos.

Ricardo Pedro, gerente técnico da IMCD

Na avaliação do especialista da IMCD, efetividade da limpeza, redução do tempo do serviço, conservação das roupas, maior segurança de uso, menor impacto ambiental, maior durabilidade de equipamentos e superfícies e maior estabilidade das formulações são alguns dos atributos que justificam o uso crescente das enzimas no mercado de I&I.

A IMCD oferece uma ampla gama de enzimas da linha Polyenz, que permite a escolha adequada para cada tipo de aplicação. “A versatilidade está no fato de possuirmos enzimas para produtos em pó, pastilhas, tabletes e líquidos, além de enzimas já estabilizadas, possibilitando economia de uso com outros ingredientes”, afirma Pedro, que também destaca as enzimas formuladas em sinergia com outros ingredientes ativos, como os alcalinizantes especiais da linha Nabion, garantindo efetividade comprovada para todos os tipos de manchas.

Para atender os requisitos específicos do setor de I&I, Pedro cita a preservação das fibras dos tecidos como um grande benefício econômico para estabelecimentos como hotéis, motéis, hospitais e restaurantes, que contabilizam a troca de enxovais como um dos seus maiores custos, e indica neste caso a enzima celulase Polyenz 200.

O gerente da IMCD ressalta que, com a adição de Polyenz 200 em um lava-roupas profissional, a vida útil das peças pode ser estendida por até 9 meses (dependendo do uso), além de restaurar e aumentar o grau de brancura dos tecidos. “Polyenz 200 também proporciona economia de água e redução da pegada de carbono de 20 a 30%”, complementa.

Preservação das cores

Para detergentes lava-roupas em pó, a Dinaco oferece uma alternativa ao STPP (Tripolifosfato de Sódio), com excelente poder quelante e inibidor do crescimento de cristais de carbonato de cálcio: o Noverite™ LD920N, tecnologia da Lubrizol. “O efeito de anti-incrustação e anti-redeposição de partículas hidrofóbicas e hidrofílicas aumenta a probabilidade de reduzir o acinzentamento e preservar as cores dos tecidos. É isso que o consumidor procura: um lava-roupas que limpe sem danificar tem que evitar o desbotamento e manter a brancura”, explica Vera Gomes, coordenadora de Negócios Home Care da Dinaco.

Vera Gomes, coordenadora de Negócios Home Care da Dinaco

No processo fabril, o Noverite™ LD920N foi projetado para melhorar o custo-benefício com redução do consumo de energia e água. Segundo Vera, o copolímero multifuncional atua como dispersante e ajuda a diminuir a viscosidade da pasta do detergente em pó, reduzindo a quantidade de água necessária, o que também acelera o processo de secagem.

Vera lembra que, durante a lavagem, os tecidos também podem sofrer com o processo mecânico que gera “pilling”, aquelas bolinhas que evidenciam envelhecimento ou maus tratos. Adicionando-se na fórmula de amaciantes o ingrediente ativo REWO® Scent G 100, tecnologia da Evonik, é possível evitar o desgaste do tecido e manter as roupas novas por mais tempo. “Com o alinhamento das fibras, este ingrediente atenua sua deterioração, além de proteger suas cores”.

Entre os benefícios do aditivo autoemulsionável em amaciantes, Vera cita a melhora do desempenho em long lasting da fragrância, maciez, facilidade de passar as roupas, diminuição da formação de rugas e ação antiestética. “O REWO® Scent G 100 ainda melhora o custo-benefício da formulação, pois é possível obter excelentes resultados aplicando-se dosagens menores”, acrescenta Vera.

Tanto o Noverite™ LD920N quanto o REWO® Scent G 100 podem ser aplicados em linha doméstica ou institucional/profissional.

Menos rugas

Por conta de seu alto poder de redução de rugas, melhora na maciez dos tecidos e repelência a pelos, a indicação de Stephanie Lopes, especialista técnica de HI&I da Brenntag, é a emulsão de silicone de alto peso molecular WACKER E 22.

Stephanie Lopes, especialista técnica de HI&I da Brenntag

De alta solubilidade e estabilidade térmica, WACKER E 22 também auxilia na redução da força de atrito do ferro sobre o tecido. “O produto é ideal para amaciantes e facilitadores de passar”, garante Stephanie.

Outra indicação da especialista da Brenntag é o LEUCOPHOR 3-DBS, agente branqueador óptico à base de estilbeno, que confere aos tecidos um aspecto brilhante, permitindo atingir altos níveis de brancura, com melhora de tonalidade e promoção de subtom azulado, além de excelente desempenho em lavagens com temperatura entre 20 a 85°C.

“De fácil dosagem, LEUCOPHOR 3-DBS é altamente solúvel em água, estável em ambientes oxidativos e compatível com enzimas”, ressalta Stephanie, que indica o produto para ser aplicado em detergentes lava-roupas em geral, líquidos, em tabletes e em pó, além de alvejantes, sabões de coco e em barra.

Solução segura, eficiente e fácil de formular

Mariana Petrini, Account Manager na Nouryon

Nouryon apresenta Berol PBX, um aditivo limpador concentrado contendo peróxido de hidrogênio estabilizado e surfactantes, extremamente efetivos no combate a manchas de tecidos, não danificando as fibras.

Por conter peróxido de hidrogênio estabilizado conta com mais segurança na hora do armazenamento e manipulação se comparado às soluções comuns de mercado. Por esse motivo também demonstra melhor estabilidade do peróxido podendo assim ser aplicado em pH neutro, tornando o peróxido muito mais ativo, agindo de maneira mais rápida e potencializando e aumentando a performance do produto.

Segundo Mariana Petrini, Account Manager na Nouryon, o aditivo é facilmente incorporado no processo de fabricação, com simples diluição na fase aquosa. Pode ser utilizado isolado ou em combinação com outros ingredientes.

A sinergia entre seus componentes torna o produto um ótimo aliado para formulações de alto potencial de remoção de manchas em tecidos. Como comprovação de benefícios, Berol PBX já foi testado em mais de 100 diferentes tipos de manchas.

“Além da performance antimanchas, testes microbiológicos mostram eficácia biocida, limpeza e desinfecção. Pode ser utilizado em alvejantes e produtos com benefício tira-manchas”, finaliza Mariana.

Tendências em lava-roupas

Em estudo sobre os detergentes lava-roupas, que respondem pela maior fatia de vendas no mercado de cuidados com as roupas, a Exactitude Consultancy elencou as principais tendências para os próximos anos.

– Crescimento notável na demanda por detergentes ecológicos e sustentáveis.

– Aumento no uso de ingredientes vegetais e naturais em formulações de detergentes, como extratos botânicos e óleos essenciais.

– Ampliação de participação de mercado dos produtos concentrados.

– Aumento dos lançamentos de produtos hipoalergênicos e testados dermatologicamente.

– Inovações em embalagens, com designs fáceis de usar e materiais sustentáveis.

– Os avanços nas tecnologias de detergentes, como formulações à base de enzimas para melhor remoção de manchas, controle de odores e cuidados com os tecidos. As capacidades de lavagem com água fria também se tornaram uma característica proeminente, contribuindo para a conservação de energia.