CFQ e ABIPLA recebem reconhecimento no maior prêmio de RIG do Brasil

CFQ e ABIPLA recebem reconhecimento no maior prêmio de RIG do Brasil

Conselho Federal de Química, Conteúdo publicado em 31/08/2023

Nessa quarta-feira (30), a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), foi cenário da prestigiada cerimônia de entrega da 6ª edição do Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência na Relação Público-Privada. O evento, que tem como objetivo celebrar e divulgar as melhores práticas no campo de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), reconheceu o Sistema CFQ/CRQs e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) como vice-campeões na categoria Organização Pública.

Comemorando os avanços conquistados por meio do projeto conjunto “Mistura Explosiva: Limpando conceitos, clareando ideias”, o CFQ e a ABIPLA receberam destaque por seu compromisso com a disseminação de informações essenciais sobre os perigos das misturas caseiras de produtos de limpeza, prática condenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como na orientação quanto à veiculação responsável de dados referentes a produtos químicos em geral.

Colaboração na indústria química
Na ocasião, Ubiracir Lima, conselheiro federal do CFQ e integrante da Câmara Técnica de Saneantes da ANVISA, ressaltou a importância do prêmio como um reconhecimento das atividades conjuntas do Conselho Federal de Química e outras instituições relacionadas à ciência e à indústria química. Ele mencionou como essa colaboração tem respondido a demandas cruciais do setor, como o retorno do Regime Especial da Indústria Química (REIQ).

“Esse prêmio, no fundo, vem reconhecer toda uma atividade que o Conselho Federal de Química vem desempenhando junto às demais instituições que lidam com esta ciência e esta indústria no país. Esse relacionamento vem justamente auxiliar em algumas das demandas mais importantes para o setor. Um exemplo prático é o retorno do regime de isenção de algumas tributações que são aplicadas na indústria. O trabalho de relações institucionais realizado pelos profissionais do Conselho, em conjunto com o Sistema CFQ/CRQs, fortaleceu o nosso diálogo com políticos e parlamentares responsáveis por esta política no Brasil, permitindo-nos estabelecer um regime tributário diferenciado para as indústrias químicas”, destacou.

Atuação responsável e impacto social
Rodrigo Alan de Moura Rodrigues, conselheiro federal de Química e coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (CFISC), também expressou sua visão sobre a importância do prêmio e da atuação do CFQ no cenário atual. “Nós saímos de um trabalho, de uma ausência de 30 anos do cenário nacional, para uma abertura plena para a sociedade, para as entidades públicas, para a sociedade de maneira geral, para os Profissionais da Química. Então, o trabalho do RIG dentro do Conselho é fundamental e está sendo muito bem desenvolvido pela nossa equipe. Nós temos uma equipe muito boa nessa área e a nossa participação nesse evento demonstra exatamente isso. Estamos no caminho certo”, concluiu.

Juliana Marra, presidente da ABIPLA, expressou o seu desejo de expandir o impacto do projeto premiado. “O nosso objetivo é ampliar. Eu acho que nesse momento, a estratégia de disseminação dessa mensagem está dando muito certo. O objetivo é levar essa mensagem para locais onde nós não levamos antes e conseguir mais parceiros. Eu acho que quanto mais parceiros nós tivermos, mais entidades, melhor será essa disseminação. Então, é reforçar o que a gente vem fazendo e eventualmente buscar mais parceiros.”

A 6ª edição do Prêmio Marco Maciel reforça a importância da atuação responsável e ética no contexto das relações público-privadas e enfatiza o comprometimento do CFQ e da ABIPLA em promover práticas que beneficiem a sociedade, a saúde pública e o meio ambiente.

Também estiveram presentes no evento o gerente de Relações Institucionais da ABIPLA, Anselmo Takaki; os conselheiros federais do CFQ Jonas Comin, Franksteffen Silva e Wilson Botter, além do assessor de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), Antonio Lannes, e a chefe da Assessoria de Comunicação, Jordana Saldanha.