Campanha previne receitas caseiras que misturam produtos de limpeza

Campanha previne receitas caseiras que misturam produtos de limpeza

Publicado em 08/03/2022 – 19:59 Por Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional – Brasília

Um ambiente limpo e higienizado. Não importa o local, seja em casa, no trabalho, no comércio, a limpeza sempre traz uma sensação de bem-estar. Ainda mais em tempos de pandemia de Covid-19! Aquela faxina caprichada é sempre bem-vinda. E basta ir ao mercado que o consumidor encontra uma grande oferta de produtos de limpeza, para diferentes usos.

Mas você sabia que a mistura desses produtos só deve ser feita quando indicada pelo fabricante? Esse e outros alertas estão nos rótulos de detergentes, alvejantes, álcoois, desinfetantes e removedores, por exemplo, com o devido registro na Anvisa. 

Pensando nisso, a ABIPLA, Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, e o Conselho Federal de Química estão fazendo uma campanha de conscientização contra o uso de receitas caseiras de produtos de limpeza.

Ubiracir Lima, representante do Conselho Federal de Química, ressalta que, por determinação legal, todos os produtos saneantes devem apresentar o modo de uso nos rótulos, além da recomendação de leitura das instruções antes de usar. Sobre as misturas que muitos ainda insistem em fazer, o especialista traz como exemplo os riscos com a água sanitária. 

Ubiracir Lima explica ainda que qualquer produto químico requer análise e avaliação de risco e de eficácia antes de ser exposto para a população, e traz mais alertas sobre a manipulação indevida desses higienizantes.

A representante técnica da ABIPLA, associação das indústrias de produtos de limpeza, Lizandra Moraes, explica que outra medida de segurança é evitar utilizar produtos sem a devida regularização pela Anvisa.

Para auxiliar os consumidores a identificar os tipos de produtos de limpeza, seus diferentes graus de risco e alertas de uso, a associação das indústrias do setor disponibiliza uma cartilha no endereço abipla.org.br.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Acesse a matéria na íntegra