A pandemia de COVID-19 colocou em evidência a indústria produtos de limpeza, com vendas globais em valor previstas para aumentar 4% em 2020, na previsão da Euromonitor, o dobro de antes da pandemia, quando a estimativa de crescimento era de 2%. “O mercado tem focado na higiene e eficácia, desfazendo anos em que ‘cheiro’, ‘suave’ e ‘sustentável’ eram as palavras da moda e onde havia um sentido palpável de ‘quimiofobia’”, disse a analista da Euromonitor, Camilla Butler.
Pesquisa encomendada pela SC Johnson, realizada em setembro, também destaca mudanças importantes no comportamento de limpeza dos brasileiros durante a pandemia da Covid-19. Cerca 63% dos entrevistados disseram que mudaram seus hábitos de desinfecção em suas casas e 69% das pessoas com filhos menores de 18 anos afirmaram que aumentaram as práticas de desinfecção doméstica.
O levantamento também revelou que 67% dos brasileiros pretendem continuar desinfetando a casa pelo menos duas vezes por semana após a pandemia. “Esta pesquisa mostra que a pandemia mudou as percepções e hábitos das pessoas sobre como se protegerem. É muito importante que as pessoas mantenham seus hábitos de desinfecção como parte de suas rotinas de limpeza regulares para proteger suas famílias de vírus, germes e bactérias”, comenta Tatiana Ganem, gerente geral da SC Johnson Brasil.
Vendas surpreendem
Confirmando a tendência, as vendas de produtos de limpeza vêm superando as previsões da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. “A produção do setor cresceu 5,9% de janeiro a julho deste ano. O número é expressivo, já que as estimativas da Abipla antes da pandemia eram de alta entre 3% e 3,5% em 2020”, disse Paulo Engler, diretor executivo da entidade, durante sua participação no Household Summit, seminário online realizado entre os dias 6 e 7 de outubro.
As vendas online também aumentaram. Segundo pesquisa conduzida pelo Google, o segmento de limpeza, em julho, ficou em sétimo lugar nas buscas para as intenções de compras neste mês no Brasil.
Para a Euromonitor, o aumento foi mais notado no início da pandemia, à medida que consumidores ansiosos começaram a fazer uma limpeza mais frequente e completa com o aumento do uso de antibacterianos e alvejantes. “Esses comportamentos de limpeza ‘baseados em ameaças’ provavelmente continuarão no longo prazo. Os consumidores também estão aderindo às marcas clássicas de cuidados domésticos que conhecem e confiam nestes tempos incertos, com marcas clássicas de cuidados domésticos”, constata Camila.
Destaque regional
Apesar de um quadro mais favorável para empresas maiores que oferecem produtos tradicionais, empresas menores ou com atuação regional precisarão provar que são eficazes, especialmente aquelas que focadas em sustentabilidade têm um desafio ainda maior.
A tradicional com atuação regional Girando Sol, sediada no município de Arroio do Meio (RS), fornecedora de produtos de limpeza na Região Sul viu suas vendas saltarem 60% entre março e abril e de 13% a 15% nos meses seguintes, segundo o diretor da companhia Gilmar Borscheid. Os produtos mais buscados foram água sanitária, desinfetantes, alvejante perfumado, sabão em barra e em pó, e detergente líquido.
Para aproveitar as boas oportunidades de negócios, a marca da Bettanin, também ampliou seu portfólio com EsfreBom Organic, limpador multiuso de vinagre, à base de álcool orgânico, que segundo o fabricante é biodegradável e está disponível em embalagem squeeze de 500 ml.
Já com a proposta de unir sustentabilidade, eficácia e preço acessível nasceu A Onda Faz Eco, marca curitibana de produtos de limpeza sustentáveis, criada pelas irmãs Stefania e Nicole Bonetti. Inicialmente com apenas três produtos: multiuso, lava-louças e lava-roupas, todos os produtos são veganos, com ingredientes naturais e embalagens feitas com plástico reciclado dos oceanos.
Um dos diferenciais, segundo Stefania, é o preço bem abaixo do cobrado por produtos similares. Com formulações biodegradáveis, totalmente produzidas com ingredientes naturais e sem substâncias tóxicas, os produtos são concentrados, prometem um rendimento três vezes maior do que as versões tradicionais do mercado. “Queremos dar opção aos consumidores que querem fazer a diferença, mas muitas vezes não possuem condições financeiras para investir mais de 30 reais em um lava-roupas, por exemplo”, reforça Stefania.
Destaque regional
Também lançada recentemente, a marca UM® se posiciona como o primeiro smartclean do mundo. Segundo a empresa, sua formulação concentrada é capaz de identificar e remover a sujeira de várias superfícies, cômodos da casa e até roupas e louças. “UM® substitui mais de 20 produtos de limpeza convencionais, gerando uma economia de até 4 vezes”, garante o site da marca. Além disso, o produto é 100% biodegradável.
Limpeza e desinfecção
Por sua vez, as grandes empresas mostraram agilidade para lançar produtos que ofereçam a alta performance tão esperada pelos consumidores. A marca de Veja, da Reckitt Bekinser, reforçou seu portfólio de limpadores com dois produtos que garantem a remoção de sujeiras difíceis e eliminação de 99% do vírus e bactérias: Veja Banheiro Antibac e Veja Multiuso Antibac. De acordo com a empresa, as novidades trazem mais segurança e praticidade aos consumidores que procuram limpeza e desinfecção ao mesmo tempo, garantindo a eficácia contra bactérias e o vírus da Covid-19.
O novo Veja Banheiro Antibac, possui uma nova fórmula sem cloro, com fragrância mais suave, ação branqueadora e desinfetante, podendo ser usado em diversas superfícies, inclusive em metal. Já o novo Veja Multiuso Antibac traz fórmula com microbolhas de oxigênio ativo para remoção das sujeiras difíceis. O produto pode ser usado em diversas superfícies, como pias de cozinha, geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
Limpeza sem risco
A Casa KM também lançou recentemente o desinfetante Casa & Cuidado. Com poder 4 em 1, o produto limpa, desinfeta, desodoriza e perfuma, e pode ser utilizado em diversas superfícies – pisos, móveis, paredes e até mesmo em roupas. Ele tem ação comprovada contra germes, bactérias e até alguns vírus, como o SARS-COV-2, vírus da COVID-19. Disponível nas fragrâncias Brisa Serena, Escudo Floral e Perfeita Proteção, Casa & Cuidado vem em duas versões líquidas, regular e com gatilho, e uma versão sem fragrância de lenços desinfetantes, para assepsias rápidas. Sua fórmula promete proporcionar limpeza e proteção aos ambientes sem oferecer risco para os moradores e até mesmo cães e gatos.
A Colgate-Palmolive também investiu para aumentar a linha Pinho Sol, que se tornou tradição de várias gerações, com o lançamento de Pinho® Sol 2x Poder, que promete eliminar 99,9% das bactérias e germes em apenas 30 segundos, podendo ser usado em todos os cômodos da casa, além de portas, maçanetas e sapatos, inclusive na lavagem de roupas.
Oportunidades em lavanderia
As vendas de produtos de lavanderia permanecem ritmo semelhante ao pré-COVID-19, mas a pandemia criou novas oportunidades. A Mintel aponta que os consumidores estão mais propensos a claims mais atraentes de cuidados com a roupa. De olho em novas formas de atrair esses consumidores, a marca OMO, da Unilever, acaba de lançar em parceria com a Valisere, um detergente para roupas que também pode ser usado durante o banho para cuidar de peças mais delicadas, como sutiãs, calcinhas e biquínis: OMO Peças Íntimas e Biquínis, em embalagem pump de 300ml, com pH neutro e dermatologicamente testado. “Da fórmula a embalagem, foi tudo pensado para atender a necessidade de lavar com o cuidado e a delicadeza necessária as peças mais íntimas, para que fiquem como novas por mais tempo. OMO acredita que cada mulher é única e livre para cuidar da sua intimidade da forma que lhe faça bem. Algumas preferem lavar suas peças na lavanderia, outras usam o momento íntimo do banho. Muitas vezes, na correria cotidiana, esse é o único momento que as mulheres têm para focarem 100% em si e, pensando nisso, OMO Peças Íntimas e Biquínis pode ser utilizado durante o banho com tranquilidade”, revela Beatriz Seabra, gerente de marketing de OMO.
Baby Soft, marca do grupo Gtex Brasil, também anunciou o novo produto Sem Passar, um produto que, além de desamassar as roupas tem uma tecnologia que elimina maus odores. O produto, apresentado em embalagem de 300 ml com borrifador, deve ser aplicado diretamente sobre o tecido, esticando e alisando com as mãos.
“Dentre as tarefas domésticas, passar roupas é a atividade que os consumidores, de uma forma geral, menos gostam de executar. A ideia ao lançarmos o Sem Passar é resolver esta questão, facilitando o dia a dia de forma prática”, diz Segundo Marcos Santana, Gerente de Marketing da GTEX.
Enzimas combinadas com tensoativos
Formular um lava-roupas líquido enzimático sem precisar de estabilizantes, com alta eficácia na remoção de manchas sem danificar a fibra do tecido e, ao mesmo tempo, apresentar um impacto positivo ambientalmente, são algumas das propriedades entregues por OXIZYMES® F 0165. “Essa tecnologia desenvolvida para atender a necessidade do consumidor brasileiro que busca alto desempenho e praticidade nas formulações de lava-roupas líquidos”, ressalta Norma Gonçalves, especialista técnica de Care da Brenntag.
A partir da combinação sinérgica entre tensoativos e diferentes enzimas equilibradas e estabilizadas entre si, OXIZYMES® F 0165, resultado da parceria entre a Oxiteno e a Novozymes, é um ativo exclusivo e inovador para categoria. Norma explica que ele oferece alta praticidade na formulação, pois não requer a presença de estabilizantes nem de outros ativos. “Sua performance superior deve-se à combinação da ação das enzimas, que fragmentam as moléculas de sujeira, em associação com os tensoativos, que fazem a remoção desses fragmentos da fibra do tecido. Esse mecanismo reduz o tempo de ciclo de lavagem, o que aumenta a durabilidade do tecido”.
Segundo Norma, sustentabilidade é outro benefício agregado à inovação. Obtido de matérias-primas 100% renováveis, o OXIZYMES® F 0165 é seguro para o consumidor e para o meio ambiente. De acordo com o relatório de análise de ciclo de vida, ao fabricar um lava-roupas líquido com OXIZYMES® F 0165, são necessários 50% menos combustível fóssil e 5,5% menos consumo de água e redução em 15% na eutrofização aquática, entre outros aspectos ambientais. “Além disso, o lava-roupas líquido formulado com essa tecnologia será uma formulação suave que não irá agredir as mãos de quem manuseia”, completa.
Efeito easy-to-clean
Nas formulações de detergentes e produtos de limpeza de superfícies, as proteínas podem ser aliadas de alto desempenho, econômicas e compatíveis com a saúde dos consumidores e o meio ambiente. Esta é a proposta do concentrado líquido à base de proteína de colágeno NOVOTEC® CB800, da Gelita. No Brasil, toda a linha de proteínas funcionais NOVOTEC® é representada com exclusividade pela IMCD.
Segundo Natália Carvalho Scagliusi, especialista de produto da IMCD, o NOVOTEC® CB800 fornece limpeza com efeito easy-to-clean (fácil de limpar). “Este inovador aditivo potencializa a ação dos detergentes e agentes de limpeza, pois é constituído por moléculas proteicas naturais e poli funcionais, que aderem às superfícies, formando películas hidrofílicas, que facilitam a remoção de sujeira por aumentar a atração de água na superfície”, explica, destacando que ele também facilita a remoção de biofilmes.
“O resultado são superfícies limpas, que podem ser lavadas posteriormente com maior facilidade. Novas sujeiras não conseguirão penetrar na superfície, podendo ser facilmente removidas da película protetora”, garante Natália. Vários estudos comprovaram a eficiência do NOVOTEC® CB800, entre eles testes de limpeza em vidros e cerâmica, remoção de óleo de placas de metal e de efeito ante embaçante.
O NOVOTEC® CB800, que é facilmente aplicado em agentes de limpeza de base água e compatível com os principais tensoativos utilizados no mercado, não só permite resultados de limpeza perfeitos sem o uso de produtos químicos agressivos, mas também, por ser um bi polímero natural, ajuda a melhorar significativamente compatibilidade com a pele e a reduzir o risco de alergias. “Neste momento de pandemia, em que as pessoas têm cuidado pessoalmente da limpeza da casa, o uso de produtos seguros se tornou ainda mais valorizado pelos consumidores”.