ABIPLA apresenta painel sobre mercado brasileiro de produtos de limpeza em convenção do ACI 2023, na Flórida
Promovido pelo The American Cleaning Institute, o evento internacional, realizado de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, teve entre os destaques as embalagens sustentáveis de papelão e os produtos desenvolvidos para a área hospitalar
A ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional participou do Annual Meeting and Industry Convention, em Orlando (FL), um dos mais relevantes eventos mundiais do setor de saneantes, realizado pelo ACI – The American Cleaning Institute, principal entidade representativa da indústria de produtos de limpeza dos EUA.
Nesta edição, o tema abordado foi ‘Cleaning is Caring’ (Limpar é Cuidar, em tradução livre) e diversas multinacionais que atuam no Brasil também estiveram presentes na convenção.
Entre os destaques apresentados no evento, foram abordados o desenvolvimento de embalagens sustentáveis à base de papelão para substituir as de plástico e a importância dos produtos saneantes, que não são usados somente nos lares, mas também em hospitais, ajudando a combater germes que podem causar infecções e são produtos com ação antibacteriana.
O diretor-executivo da ABIPLA, Paulo Engler, apresentou um painel sobe o mercado brasileiro de produtos de limpeza. A entidade foi convidada a discutir os principais desafios enfrentados nos últimos anos. O painel contou com representantes de diversas regiões, como Europa, México e Canadá. Entre os assuntos abordados estavam a situação atual das cadeias de suprimento, que foram bastante prejudicadas durante os anos de pandemia.
“Foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências com players do mundo inteiro. Pudemos discutir soluções encontradas de forma regional e entender como podemos replicá-las em nível global”, completa.
Além dos painéis regionais, o evento contemplou questões sobre sustentabilidade, ambiente regulatório e inovação. “O setor tem investido muito em pesquisas para melhorar a eficácia e a sustentabilidade dos produtos de limpeza e, em breve, muitos desses itens podem chegar às prateleiras brasileiras”, afirmou o diretor-executivo da ABIPLA.
Outros temas de interesse da indústria também foram discutidos na convenção, como o aumento da participação dos Millennials (nascidos após 1980) e da Geração Z (nascidos a partir de 1995) no mercado de trabalho. Segundo a ACI, 40% dos colaboradores das empresas do setor serão dessas gerações em 2023.
“Esse é um dos maiores eventos do setor de produtos de limpeza no mundo e foi muito interessante notar como a indústria de saneantes brasileira se mantém alinhada às melhores práticas globais, seja no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias e até mesmo em relação à cadeia de suprimentos destes produtos, lembrando que, mesmo com a pandemia, o Brasil, em nenhum momento enfrentou desabastecimento de saneantes”, finaliza Engler.
Sobre a ABIPLA
Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. O setor movimenta R$ 32 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 90 mil empregos diretos.
Perfil do porta-voz
Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.
Link para fotos do porta-voz: https://drive.google.com/drive/folders/1NOnN4XCWhQ_aPTBG0LI7IN6Dneok1BmC?usp=sharing
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Contatos:
Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) – (11) 98115-4433
Luis Massao (massao@mcepress.com.br) – (11) 97619-6042
Renata Lucy (renata@mcepress.com.br) – (11) 96299-8628