Household Innovation, 28/11/2024
Busca por saúde e bem estar impulsionam crescimento da demanda por produtos e serviços
Não há dados disponíveis no Brasil sobre o segmento de produtos para limpeza de estofados, mas a empresa norte-americana de pesquisa Grand View Research avaliou o mercado global de serviços de limpeza de carpetes e estofados em US$ 55,2 bilhões em 2022 e prevê uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,3% de 2023 a 2030.
A empresa atribui a previsão de crescimento à maior conscientização sobre higiene, especialmente pós-pandemia, aumento de alergias e problemas de saúde e a prevalência de animais de estimação nas casas, além da necessidade de longevidade e manutenção de carpetes e estofados.
Um estudo do Sebrae apresentado no ano passado mostra que os consumidores de serviços de limpeza estofados são movidos predominantemente por três fatores: preço, qualidade e sustentabilidade. Por isso, os produtos destinados a esses serviços devem focar em oferecer competitividade por meio de custo acessível, eficácia e menor impacto ambiental e para a saúde dos aplicadores e das pessoas que terão contato com os objetos que foram higienizados, incluindo crianças e animais.
Investindo em produção própria
A CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, apostou em sua própria indústria, a CNX Industry, com o objetivo de fortalecer a marca, melhorar a qualidade dos produtos, além de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Localizada em Sorocaba (SP), a fábrica também abriga um centro de treinamento que irá capacitar 15 mil profissionais até o final de 2024, segundo o CEO Fritz Paixão.
Fritz Paixão, CEO da CleanNew
Atualmente com 53 unidades franqueadas, sendo 13 no exterior, a rede sentiu a necessidade de fabricar seus próprios insumos ao perceber a oscilação dos preços e da oferta. “Com o crescimento da demanda e a pressão por inovações aliado a esse desafio relacionado à dependência de fornecedores, decidimos fabricar nosso próprio produto”, justifica o CEO.
Com investimento inicial de R$10 milhões, Paixão prevê um faturamento de R$ 50 milhões este ano. “A capacidade de produção é de 300 toneladas de produtos por mês, que serão distribuídos para nossos franqueados e para diversas empresas que quiserem escalar seus negócios, seja no Brasil ou fora dele, pois já são validados e registrados nos Estados Unidos, União Europeia e Oriente Médio”, ressalta.
O carro-chefe é a linha profissional. Entre os produtos oferecidos, os destaques são o shampoo condicionador ultra concentrado que desengordura, elimina bactérias e revitaliza superfícies têxteis, e impermeabilizante, que protege preservando a cor e a maciez dos tecidos, além neutralizador de odores, itens de limpeza e hidratação para couro e removedor de manchas. A empresa também lançou recentemente o D-Fense Pro Tecidos, repelente para roupas e tecidos, que promete 24 horas de proteção contra insetos, não mancha, seca rápido e não deixa cheiro.
Limpador ultra concentrado
A Vonixx, maior fabricante de produtos para estética automotiva da América Latina, que exporta para mais de 40 países, também conta com uma linha de limpeza de estofados e carpetes de uso profissional e doméstico. Um dos destaques é o Extractus, um limpador ultra concentrado de alta performance e baixa espumação, desenvolvido para limpeza profissional de estofados, carpetes e tapetes. Indicado para uso em extratoras, sua fórmula contém tensoativos e alcalinizantes especiais que removem facilmente sujeiras difíceis, como graxa, suor e gorduras. e posicionada entre as maiores do mundo.
A linha profissional também inclui limpador bactericida Bactan, Sanitizante Finalizador, ideal para aplicação final na limpeza para eliminar germes e bactérias, deixando um residual bacteriostático que previne o crescimento de germes por até três meses, e o Strike Removedor de Piche e Colas.
Limpeza a seco
A Vintex, indústria especializada em produtos para limpeza de automóveis, dispõe em sua linha o Limpa Estofados, um produto que foi desenvolvido para lavagem a seco de estofados automotivos e residenciais em geral. Além de limpar, ele tira manchas e perfumar.
Uso doméstico
Há oportunidades também para uso doméstico. Com sede em Bento Gonçalves (RS), a Mackerduz produz a linha de limpeza doméstica Saif, que conta com o Limpa Estofados Saif, desenvolvido para eliminar sujidades em carpetes, almofadas, estofados, tapetes, couros, corinos e tecidos. Com composição balanceada de tensoativos e essências favorecem a limpeza, a perfumação do ambiente e permite uma secagem rápida.
Espuma que absorve sujeiras
A marca Zap Clean, da Soin, localizada em Taboão da Serra (SP), oferece o Limpa Estofados e Carpetes Zap Clean, produto que durante a sua aplicação forma uma espuma que absorve sujeiras, tornando o resíduo cristalizado, não aderente e que, após a secagem, é totalmente absorvido com o aspirador de pó. Ideal para ser usado na limpeza de carpetes, tapetes, estofamentos em geral, cortinas e outros.
A My Place, marca da Aeroflex, empresa que desenvolve tecnologia em aerossol desde 2006 e está presente no mercado nacional e internacional, conta em seu portfólio com o Zip Limpa Estofados, produto aerossol desenvolvido para melhorar a eficiência na limpeza a seco. Remove sujeiras profundas e difíceis, como gorduras de sofás, tapetes e colchões.
Espuma limpa tudo
A Espuma Limpa Tudo da Tekbond, da Saint-Gobain, foi desenvolvida especialmente para limpar a seco as mais diversas superfícies, que não podem ser enxaguadas ou colocadas de molho, como sofás, estofados do carro, paredes, fórmicas, plásticos e objetos difíceis de desmontar.
A Semorin oferece o Semorin Limpa Carpetes, Tapetes e Estofados, com formulação baseada em produtos de uso profissional que remove a seco sujeiras e gorduras mais difíceis, além das manchas criadas ao longo do tempo, sem necessidade de lavagem posterior. Pode ser aplicado em tecidos brancos e coloridos, sem prejudicar as cores e a maciez.
Eficácia em remoção de manchas
Luiza Satorno, Química de Desenvolvimento HC&PC da Stepan, observa que o Brasil é o segundo maior consumidor de alvejantes, movimentando cerca de R$ 2,7 bilhões em 2023, segundo a Euromonitor. “Apesar de ser um produto recomendado para limpeza e remoção de manchas em tecidos, o desafio é alcançar uma ação eficaz que não agrida o material, além de que os ativos usuais são de difícil manipulação, estabilidade e exigem pHs extremos para eficácia”.
Luiza Satorno, Química de Desenvolvimento HC&PC
Para resolver esse desafio, a Stepan possui em seu portfólio dois tensoativos de alta performance que combinados podem ser uma alternativa para formulações de pré-tratamento de manchas, inclusive estofados: AMMONYX® LMDO e STEPOSOL® MET-10U.
O AMMONYX® LMDO é uma amina óxida do tipo amidoamina, um tensoativo anfótero com 33% ativo e excelente ação de limpeza, sem agressão ao tecido. Com alta tolerância a eletrólitos, Luiza explica que sua manipulação é facilitada por ser estável em peróxido de hidrogênio, em solução alcalina (10–20% de hidróxido de sódio) e em solução ácida (37% de ácido clorídrico).
“Já STEPOSOL® MET-10U, a primeira geração de solvosurfactantes, proporciona ação imediata na limpeza. “Com tecnologia ganhadora do Prêmio Nobel de Química, é uma amida insaturada exclusiva derivada de feedstock natural”, ressalta Luiza, que destaca entre suas propriedades, cinética rápida de penetração na sujeira, excelente solvência, estabilidade térmica e hidrolítica, e baixo teor de VOC. Ele dispensa a necessidade de trabalhar com pH extremo, além de proporcionar um mecanismo de ação rápido e eficaz.
Em sinergia, AMMONYX® LMDO e STEPOSOL® MET-10U, de acordo com Luiza, têm uma ação potencializada na limpeza, podendo ser usados como alvejante para remoção de manchas em tecidos no geral, como na limpeza doméstica de estofados. “São de fácil e segura manipulação e podem ser aplicados em formatos e fórmulas inovadores, tão práticos quanto uma caneta removedora de manchas, por exemplo”.
Inovação na categoria
Evan Aponte, presidente e gerente geral da Delta Carbona
A Carbona lançou nos Estados Unidos uma inovação para limpeza de estofados, o Carbona Upholstery Cleaner, com tecnologia de espuma ativa e aplicador de dupla ação, que combina uma esponja para tratar manchas superficiais e cerdas para aplicar o produto mais profundamente no tecido para uma limpeza completa. “A Carbona descobriu que 68% das pessoas preferem usar uma esponja para remover manchas de estofados, mas estão procurando uma alternativa mais eficaz e fácil de usar do que a esponja tradicional e o borrifador. Nosso design inovador de escova e poder de limpeza incomparável no novo Upholstery Cleaner atendem a essa demanda”, disse Evan Aponte, presidente e gerente geral da Delta Carbona.
Por que é importante
Estofados, colchões, almofadas carpetes e cortinas acumulam poeira, ácaros e fungos fatores que podem causar ou agravar alergias, como asma e rinite. Por isso, é importante aspirar e higienizar periodicamente. Para quem possui animais de estimação, precisa redobrar os cuidados, já que pelos e caspas de animais podem intensificar os sintomas alérgicos.
Além disso, a sensação de ambiente limpo vem sendo apontada como um fator importante para a saúde e bem-estar e um dos mais importantes impulsionadores do consumo atualmente. Na pesquisa para o relatório “Tapping Into the Global Consumer Well-Being Opportunity”, produzido pela Circana, que revela as oportunidades de bem-estar, quando perguntados sobre quais ações de autocuidado os consumidores tomam, 66% disseram que mantêm suas casas limpas, em comparação com apenas 10% que que consultam um terapeuta. Isso sugere, segundo a consultoria, que a forma como cada pessoa lida com o estresse é bastante única e que há algo na filosofia de “casa limpa, mente limpa” que parece estar impulsionando o crescimento de produtos limpadores.
“Além de trabalhar para garantir que produtos e serviços focados em bem-estar sejam acessíveis e baratos, empresas e serviços bem-sucedidos identificarão seu público e se conectarão com os consumidores de maneiras significativas. Ajudar os consumidores a se tornarem as melhores e mais saudáveis versões de si mesmos é bom para os negócios”, disse Sally Lyons Wyatt, vice-presidente executiva global e consultora chefe da Circana, destacando que a definição de saúde está em constante evolução, com ênfase crescente na saúde mental.