Mercado de amaciantes segue em expansão no Brasil

Mercado de amaciantes segue em expansão no Brasil

Household Innovation, 29/08/2023

Lançamentos, inovações e investimentos em mídia impulsionaram crescimento de 11,2% no ano passado

Por Estela Mendonça

A categoria de amaciantes no Brasil vem ganhando especial atenção e investimentos dos fabricantes nos últimos anos. Inovações em formulações com benefícios de alta e prolongada perfumação e que proporcionam maior cuidado com os tecidos ganham reforço de campanhas com celebridades e novas abordagens focadas em experiências sensoriais.

Todos esses aspectos reforçam o aumento das vendas de amaciantes no país, que passaram de US$ 754,3 milhões em 2021, para US$ 838,4 milhões no ano passado, registrando 11,2% de crescimento, de acordo com dados da Euromonitor International, que prevê que a categoria atingirá receita de US$ 954,7 milhões até 2027.

Marcas em movimento

Aproveitando a boa fase e o potencial de crescimento da categoria, empresas de todos os portes estão lançando ou renovando suas linhas, além de investirem pesado em comunicação. São vários exemplos em 2023, como a Mon Bijou, marca de cuidados com as roupas da Bombril, que repaginou toda sua linha.

Na linha de concentrados, as quatro variantes (Clássico, Mistério, Amor e o novo Cuidado) oferecem seis vezes mais perfume, benefícios valorizados pelos consumidores e que aparecem em destaque no novo layout das embalagens.  Na linha regular, os amaciantes Mon Bijou foram reformulados para oferecer benefícios específicos em cada uma das seis versões: + Cuidado, seguro para peles sensíveis; + Frescor, que bloqueia maus odores; + Perfume, com o benefício de tempo maior de perfumação; + Proteção, cores vivas por mais tempo; + Maciez, que deixa as roupas fáceis de passar e 3 em 1 (perfume, maciez e secagem rápida), atendendo, assim, todos os perfis de consumidor. Para reforçar o lançamento, a campanha de marketing contou com o ator Reinaldo Gianecchini como garoto propaganda.

Cheiro de roupa limpa

Para fortalecer sua presença no segmento que mais cresce, o de concentrados, a Start Química também realizou investimentos este ano e lançou o Amaciante Concentrado Tuff.  O lançamento traz perfumação 10 vezes superior à dos amaciantes comuns e “cheiro de roupa limpa” nas quatro fragrâncias que trazem óleos essenciais e ativos de última geração na formulação. A Start Química investiu também em novos frascos ergonômicos e reformulou as tampas dosadoras.

Seguindo os líderes

Lançado na APAS Show 2023 pela Politriz,  o amaciante concentrado Casaflor estreou  no mercado com a promessa de  qualidade similar aos líderes Comfort e Downy, mas com um posicionamento de preço um pouco inferior. São quatro versões de fragrâncias inspiradas na perfumaria fina desenvolvidas em parceria com perfumistas de grandes casas de perfumaria, além de conterem óleos essenciais e microcápsulas que prolongam o perfume. A versão Pura Ternura na cor branca tem características hipoalergênicas.

Aposta na lavanda

E por falar em líderes, para aproveitar a preferência regional pela fragrância Lavanda, a Unilever lançou em primeira mão nas regiões Norte e Nordeste o Comfort Lavanda, com uma fórmula 10 vezes mais perfumada e óleo essencial de lavanda. A partir de setembro, o produto já poderá ser encontrado nas demais regiões do país.

“Ao desenvolver essa fragrância nos inspiramos nas preferências e conexões emocionais dos consumidores do Nordeste, com cheiros que remetem à natureza, frescor e bem-estar. Queremos oferecer experiências acessíveis e cativantes para as famílias da região, proporcionando momentos de cuidado e conforto através do perfume intenso e duradouro com Comfort Lavanda”, explica Beatriz Seabra, gerente de marketing da marca.

Perfume que dura

Downy, marca de amaciantes da P&G, em sua campanha lançada em março com mote “O perfume que dura”, reforçou a mensagem de dosagem do produto concentrado, que é capaz de trazer uma longa duração do perfume, inclusive em momentos de tensão como em roupas que ficam guardadas por muito tempo no armário, quebrando essa barreira de não precisar relavar uma peça antes de usar, proporcionando mais momentos de despreocupação no dia a dia de nossos consumidores. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, foi patrocinadora do BBB, com presença no quarto do líder.

Este mês, Downy lançou a promoção “Meu Perfume Downy” que acontece até o dia 31 de outubro em todo país. Por meio da mecânica “compre e concorra”, os consumidores concorrerão a até R$ 500 toda hora e R$ 200 mil todo mês. Para participar, é preciso adquirir R$ 25 em produtos e se inscrever no site.

Qualidade em microdetalhes

Para promover a tecnologia Powercaps de cápsulas de perfume que aderem aos tecidos no momento da lavagem e garantem roupas perfumadas por até 90 dias, a Ypê criou uma nova campanha, que enfatiza sua performance em microdetalhes,  dando continuidade ao conceito ‘’Qualidade que se vê, certeza que é Ypê’’.

Tecnologia brasileira

“O amaciante de roupas garante a finalização do processo de lavagem e, sem dúvida, a fragrância é o ingrediente essencial para comunicar o benefício de limpeza e cuidado com os tecidos”, avalia o diretor de tecnologia da VollmensSergio Gallucci, acrescentando que empresa investe constantemente em tecnologias que proporcionem o aumento da percepção de limpeza e perfumação, garantindo a entrega do perfume nas roupas por um tempo maior.

Sergio Gallucci, diretor de tecnologia da Vollmens

Um exemplo de inovação da Vollmens são as Voll Caps Unique, microcápsulas de fragrâncias lançadas recentemente. Gallucci explica que elas são produzidas por um processo exclusivo de polimerização e representam a última tecnologia com benefícios tangíveis na perfumaria. No processo de lavagem dos tecidos, as Voll Caps Unique são depositadas entre as tramas dos fios, permanecendo por um período de tempo maior no tecido. Durante o uso das roupas, com a fricção do tecido, as microcápsulas se rompem e liberam seu perfume.

A tecnologia das Voll Caps Unique foi desenvolvida no Centro de Pesquisa e Tecnologia Científica da Vollmens, sua produção é totalmente nacional e acontece em seu Centro Criativo em Saltinho, no interior de São Paulo.

“Criamos a tecnologia das Voll Caps Unique buscando facilitar o processo de produção do fabricante, pois em um único produto, ele levará fragrância livre e microencapsulada, otimizando seu processo de compras, estoque, produção e estabilidade do produto final”, completa Gallucci.

Esterquat de origem vegetal

Luiza Satorno, química de desenvolvimento HI&I da Stepan, reforça que a busca por maciez e fixação de fragrâncias em tecidos tornou o amaciante um produto indispensável no cuidado com as roupas. Além dos benefícios para o consumidor e da entrega de performance com menor custo, o cuidado com o meio ambiente também é uma preocupação dos fabricantes amaciantes. “Produtos concentrados, processo sem aquecimento e menores embalagens, ajudam a reduzir a energia e os custos associados à fabricação, ao transporte e ao armazenamento”, afirma.

Luiza Satorno, química de desenvolvimento HI&I da Stepan

Uma inovação, na avaliação de Luiza, são os amaciantes concentrados com ativos biodegradáveis, que entregam performance, sustentabilidade e melhor custo.

Alinhada às tendências de mercado, a Stepan possui em seu portfólio o ativo amaciante STEPANTEX® DC-90, um esterquat de origem vegetal, biodegradável, com índice de carbono biorrenovável igual a 83. Luiza explica que o produto permite o desenvolvimento de formulações sem a necessidade de aquecimento – com auxílio de baixa concentração de álcool etoxilado como, por exemplo, o BIO-SOFT® N91-8 –, promovendo facilidade de manipulação, economia de energia e melhor custo-benefício.

Outra vantagem, segundo a química da Stepan, é a versatilidade do STEPANTEX® DC-90, que pode ser utilizado para fabricação de amaciantes regulares e concentrados para os mercados doméstico e institucional, sendo reconhecido pela excelente performance no amaciamento das fibras. “STEPANTEX® DC-90 confere propriedades antiestáticas, proporciona maior facilidade ao passar as roupas e atua como antiesgarçante, combinando eficiência e sustentabilidade”. Para saber mais sobre o produto, assista ao vídeo.

Viscosidade atraente

“A sensação de roupa limpa, macia e perfumada está conectada ao bem-estar nos lares brasileiros”, diz Dayane Reis Jacomassi, gerente de serviços técnicos de Cleaning Goods da Nouryon para a América do Sul, reforçando a função do amaciante de levar maciez e alinhamento às fibras dos tecidos, sujeitas à deformação no processo de lavagem, deixando-os mais confortáveis durante o uso.

Dayane Reis Jacomassi, gerente de serviços técnicos de Cleaning Goods da Nouryon

Para formulação de amaciantes inovadores, Dayane indica o Arquad 268-75, um quaternário di-alquílico de origem vegetal que proporciona, além das funções intrínsecas de um amaciante, excelentes propriedades antiestáticas, e alta capacidade de adesão do ativo às superfícies dos tecidos, garantindo ótimo desempenho em relação à substantividade e interação com a fragrância.

Segundo Dayane, do ponto de vista ecológico, o Arquad 268-75 é passível de aprovação de conformidade vegana, uma vez que não foi testado em animais e não contém em sua composição nenhum ingrediente de origem animal.

“Além disso, a solução da Nouryon confere um perfil de viscosidade muito relevante e atraente, principalmente quando comparado com as soluções comuns de mercado como o esterquat”, explica. Confira no gráfico abaixo o perfil de viscosidade do produto em água sem adição de interferentes.

Por se tratar de um ativo flexível, o Arquad 268-75 pode ser aplicado em amaciantes regulares, com baixo teor de ativo e alta viscosidade, como também em versões mais concentradas, podendo trabalhar em sinergia com hidrótopos para formulações amaciantes com viscosidades mais baixas, conforme perfil de mercado.

Dayane ressalta que se trata de uma solução verde inovadora que vem de encontro com a necessidade do mercado por produtos mais ecológicos. “Olhando pelo lado da experiência de uso do consumidor, o Arquad 268-75 se apresenta como uma solução que gera melhoria na percepção de qualidade do amaciante somada à alta performance”.

Produção mais econômica

Buscando expandir o portfólio de matérias-primas da unidade de home care e melhorar sua oferta para atender o mercado consumidor que busca produtos e ingredientes derivados de fontes vegetais renováveis, biodegradáveis, não tóxicos e de performance, o Grupo MCassab oficializou, durante a FCE Cosmetique de 2023, a parceria com a Novecare, empresa do Grupo Solvay, que produz tensoativos catiônicos para a fabricação de produtos amaciantes.

Renan Pioli, especialista em desenvolvimento de negócios da MCassab

Entres os produtos que passaram a ser disponibilizados pela MCassab, Renan Pioli, doutor em química, especialista em desenvolvimento de negócios da empresa, destaca o Fentacare TEP 88, um esterquat focado no desenvolvimento de amaciantes concentrados, sem a necessidade de utilizar aquecimento para a fabricação, o que pode gerar uma economia de até 8 centavos por quilo de amaciante produzido.

Renan explica que Fentacare TEP 88, além de promover redução da eletricidade estática gerada durante o processo de lavagem de roupas, apresenta elevado poder de doação de maciez aos tecidos, sem que ocorra a impermeabilização ou amarelamento das fibras.

Já para atender uma forte tendência verificada em vários países, que é a de amaciantes regulares com aspecto clear e transparente e também com processo de fabricação a frio, Pioli indica utilizar na formulação como agente promotor de maciez o Fentacare 1631 25 MB, um cloreto de cetrimônio certificado pela RSPO. “Entre os destaques deste ingrediente, é não ser considerado inflamável, o que o torna ideal para empresas que tenham restrição de trabalhar com produtos inflamáveis”.

Os clientes do Grupo Mcassab contam também com um laboratório de última geração no Centro Técnico de Desenvolvimento, em Jarinu (SP), focado para o desenvolvimento de formulações inovadoras e de alta performance.

Melhoram perspectivas para o setor

Após registrar queda de 5,7% em 2022, a fabricação de produtos de limpeza cresceu 9,7% no 1º semestre de 2023, de acordo com a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. “A baixa do ano passado esteve relacionada à queda de poder de compra da população e desemprego em alta nos últimos anos, mas, desde o início de 2023, já notamos sinais de recuperação”, avalia Paulo Engler, diretor executivo da entidade, reconhecendo que a recuperação este ano era esperada, mas não nesses patamares.

Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA

“No início do ano, nossa perspectiva era crescer 2% ao longo de 2023. A recuperação no 1º semestre é uma mostra de que nosso mercado tem condições de reagir acima disso, especialmente, se a população conseguir recuperar a renda perdida nos últimos anos e se tivermos uma modernização do ambiente de negócios, com a aprovação das reformas necessárias”, prevê Engler.

Somando-se às boas perspectivas da Abipla, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de agosto, da CNI, apontou que setor o  Perfumaria, limpeza e higiene pessoal, com 59,6 pontos, é o mais confiante, seguido de minerais não-metálicos, com 56,8 pontos; Manutenção e reparação, com 56,5 pontos, e Biocombustíveis, que subiu para 56,2 pontos. aponta que os fabricantes de produtos de limpeza são a 2ª categoria mais confiante da indústria em julho, com índice de 56,9, sendo um dos setores mais estáveis nos últimos meses, segundo a CNI.