ABIPLA destaca o protagonismo feminino e sua influência transformadora na inovação

ABIPLA destaca o protagonismo feminino e sua influência transformadora na inovação

Associação enfatiza o papel fundamental da mulher na ciência e na indústria para impulsionar a inovação e garantir a equidade de gênero.

No mês dedicado às mulheres, em especial no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes) reforça a crescente presença feminina no setor científico e industrial. O período também marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro), uma data que celebra a contribuição vital das mulheres no avanço da ciência e da tecnologia.

Apesar de uma realidade ainda desigual, as mulheres representam, em média, apenas 33,3% dos pesquisadores no mundo e apenas 35% dos estudantes nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), de acordo com dados da UNESCO. No entanto, as mulheres têm se mostrado agentes de transformação e inovação em diversos setores, incluindo o químico e industrial.

Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA, enfatiza a importância da presença feminina no setor industrial, especialmente no que se refere à inovação. Ele menciona a contribuição de cientistas brasileiras no enfrentamento da pandemia de COVID-19, como exemplo da relevância da participação feminina na ciência. “Não podemos deixar de citar, as pesquisadoras brasileiras que contribuíram para o sequenciamento do genoma do SARS-CoV-2, como a Dra. Ethel Maciel, pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e a Dra. Ester Sabino, da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho delas e de outras cientistas brasileiras foi essencial para o entendimento do vírus e para o desenvolvimento de medidas de combate à pandemia.”

Engler destaca ainda, o impacto da contribuição feminina em projetos científicos e seu papel central na inovação. “A contribuição feminina nesses projetos não apenas evidenciou a competência das pesquisadoras, mas também mostrou como as mulheres estão no centro da ciência e inovação, impactando diretamente a saúde pública e as políticas globais de enfrentamento de doenças.”

A ABIPLA tem se empenhado em promover a equidade de gênero e incentivar o ingresso de jovens mulheres nas carreiras científicas. Para Engler, quanto mais mulheres participam da ciência, mais rápido e eficaz será o avanço da inovação. Elas têm habilidades e talentos importantes para os desafios globais que enfrentamos. “As mulheres estão criando soluções mais sustentáveis e eficientes, essenciais para a saúde pública. Hoje, a representatividade feminina na diretoria da ABIPLA chega a quase 50%, e nosso objetivo é garantir a paridade nas tomadas de decisão também.”

Apesar dos desafios, o protagonismo feminino na ciência e na indústria tem se expandido, como demonstrado pelo crescente número de meninas e jovens mulheres envolvidas em competições científicas. Um exemplo de destaque é Juliane Pereira dos Santos, vencedora do Prêmio Mulheres Latino-Americanas na Química em 2022, que se tornou referência para futuras gerações.

Entretanto, a desigualdade ainda é visível: dos 194 laureados com o Prêmio Nobel de Química desde 1901, apenas 8 foram mulheres, o que evidencia a necessidade urgente de maior inclusão e reconhecimento feminino.

Neste mês de março, a ABIPLA reafirma seu compromisso com a inclusão e a promoção da equidade de gênero, garantindo que o futuro da inovação seja mais justo, inclusivo e acessível para todos. A data de 8 de março não é apenas uma celebração, mas também um momento para refletir sobre o papel essencial das mulheres na construção de um mundo mais equitativo e inovador.

Sobre a ABIPLA

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. O setor movimenta US$ 7,5 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 95 mil empregos diretos.

Perfil do porta-voz

Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA e SIPLA, além de ser Presidente Executivo do IdQ – Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química.

Link para fotos do porta-voz: https://drive.google.com/drive/folders/1NOnN4XCWhQ_aPTBG0LI7IN6Dneok1BmC?usp=sharing

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) – (11) 98115-4433
Carla Cunha – (
carla@mcepress.com.br) – (11) 94483-2367
Luis Massao (
massao@mcepress.com.br) – (11) 97619-6042
Renata Lucy (
renata@mcepress.com.br) – (11) 96299-8628