Aplicação de desinfetantes em pessoas

Aplicação de desinfetantes em pessoas

A Asociación Latinoamericana de Industrias de Productos Domisanitarios y Afines (ALIADA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) comunicam ao público em geral e, em particular às autoridades, sobre o uso em instituições, ou em vias públicas, de cabines, túneis/ tendas ou estações de pulverização de pessoas, com produtos desinfetantes.

Em alguns países da região da América Latina, regras e esclarecimentos já foram publicados sobre esta questão como é o caso do Ministério da Saúde da República do Peru, comunicado 001-2020 DIGESA/MINSA (anexo I).

O escopo e definição de produtos de limpeza “domissanitários” e de uso institucional/profissional dentro do marco regulatório destas categorias de produtos é claro, e eles são desenvolvidos por empresas que contemplam essa definição.

Produtos desinfetantes estão sendo usados para isso, como:

Soluções de Hipoclorito de Sódio, água sanitária

Amônio quaternário,

Alvejante,

Álcool a 70%,

Amônia,

Peróxido de hidrogênio e outros desinfetantes

Em uso doméstico,

Os produtos são muito eficazes para aplicação em superfícies de materiais inertes como móveis, mesas, cadeiras, cozinha, bancadas, banheiros, pisos, paredes, vidro, utensílios domésticos, ferramentas, teclados de computadores e outros, puxadores, volantes de automóveis e outros, bem como em embalagens de alimentos embalados.

Isso requer um aplicador, spray, panos umedecidos na solução do produto desinfetante e usar luvas para evitar o contato direto do produto com a pele, seguindo as instruções da embalagem e/ou rótulo de como usar adequadamente o produto (tais como: usar luvas para aplicação, evite contato prolongado com a pele).

Para uso institucional, industrial ou público,

No caso da limpeza de grandes áreas, instituições, estações, hotéis, indústrias, bem como na pulverização de grandes áreas, como calçadas e ruas, por pulverização com spray ou outro equipamento aplicador, a pessoa que realiza o trabalho deve usar durante o trabalho, os equipamentos de proteção individual (EPI), indicados na embalagem ou na ficha de informação de segurança do produto.

Para higiene pessoal

Apenas sabonetes e shampoos ou álcoois em gel autorizados para uso de higiene pessoal. 

Nossa recomendação é que:

Desencorajamos a aplicação de desinfetantes diretamente nas pessoas porque são produtos que, por sua definição de uso inapropriado, podem levar a um risco para a saúde humana, podendo ser irritantes para a pele, olhos e vias respiratórias, como é devidamente esclarecido em suas embalagens ou fichas de informação de segurança do produto.

Ing. Pablo Rodríguez, Diretor Ejecutivo da ALIADA

Paulo Carvalho Engler Pinto Jr, Diretor Executivo da ABIPLA

                                             

            Anexo I

ANVISA: Recomendações e alertas sobre procedimentos de desinfecção em locais públicos realizados durante a pandemia da COVID-19